Aniversário Dentro da História: 7 maneiras de incentivar a leitura na infância

Há 7 anos, a Dentro da História tem o propósito de transformar milhares de crianças em protagonistas de suas próprias histórias, ao lado de seus personagens favoritos.

Desde 2016, a união de tecnologia e educação proporciona às crianças uma experiência única, onde elas são inseridas em histórias especiais por meio de um incrível clube de leitura e uma encantadora loja de livros infantis para presentear. 

Essa ideia pioneira nos proporcionou a oportunidade de mergulhar mães e pais nas histórias, lado a lado com seus filhos, por meio de livros especiais para ocasiões como o Dia das Mães e o Dia dos Pais. 

Além disso, desenvolvemos livros interativos repletos de atividades e brincadeiras que não apenas entretêm, mas também ensinam de forma divertida. Nosso alcance se expandiu até as salas de aula com o Dentro Educa, um projeto de leitura personalizado que une o mundo digital e físico, feito para desenvolver o potencial de toda criança.

Sabemos que os livros são ferramentas poderosas no desenvolvimento das crianças. Dessa forma, para celebrar o aniversário da Dentro da História, listamos 7 maneiras de incentivar a leitura na infância. Confira!

Afinal, como inserir a leitura na vida das crianças?

Além de estimular a imaginação e a criatividade, a leitura contribui para a expansão do vocabulário, melhora a compreensão textual e fortalece os laços afetivos. Através dos livros, as crianças são transportadas para universos encantadores, vivenciando experiências que enriquecem seu repertório emocional e cognitivo. No entanto, encontrar maneiras cativantes de incentivar a leitura é essencial para despertar o interesse dos pequenos leitores.

Por isso, trouxemos algumas maneiras de incluir a leitura na rotina das crianças.

1 – Personalize a experiência da leitura

Dentro da História

Imagine a alegria estampada no rosto de uma criança ao se ver como parte das suas histórias preferidas, compartilhando aventuras com os personagens que tanto admiram. 

Essa abordagem não apenas atrai a atenção dos pequenos, mas também promove um vínculo mais profundo com a leitura, incentivando-os a explorar o mundo dos livros com entusiasmo.

Na busca por um presente que seja divertido e educativo, os livros da Dentro da História ganham destaque por permitir que as crianças se vejam como os protagonistas da própria jornada.Esse tipo de presente não só encanta as crianças, mas também promove um impacto positivo e duradouro em seu desenvolvimento.

2 – Crie um ambiente literário em casa

Biblioteca de Livros

Além de estantes de fácil alcance, crie um cantinho de leitura aconchegante com almofadas, mantas e iluminação suave. Esse espaço convida a criança a se acomodar e se perder nas páginas de um livro. 

Nesse sentido, permita que o pequeno decore o espaço de acordo com suas preferências, tornando-o ainda mais agradável e especial.

3 – Aposte na leitura em família

Estabelecer momentos de leitura em família não só fortalecem os vínculos afetivos, mas também demonstra que essa é uma atividade valorizada por todos.

Além disso, a leitura em grupo permite conversar sobre detalhes da história e compartilhar emoções, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

4 – Desenvolva atividades ligadas à leitura

Relacionar atividades lúdicas com a leitura é uma excelente maneira de tornar esse hábito ainda mais divertido.

Por exemplo, após a leitura de um livro, proponha uma sessão de desenho inspirada na história ou recrie, junto com a criança, cenas usando fantoches.

5 – Visite bibliotecas e livrarias

Transforme as visitas à biblioteca e à livraria em uma empolgante aventura. Deixe a criança escolher seus próprios livros, incentivando um senso de autonomia e liberdade na exploração literária.

Para enriquecer essa experiência, muitos desses lugares possuem um cantinho da leitura, com atividades lúdicas e contação de histórias que despertam o interesse das crianças. 

6 – Associe a leitura a atividades externas

Que tal escolher livros relacionados a locais que planejam visitar, como um zoológico, museu ou parque de diversões, e leiam essas histórias antes do passeio?

Essa atividade faz com que a leitura seja uma preparação emocionante para as aventuras que estão por fim, além de melhorar a compreensão do que foi lido nos livros.

7 – Mostre que a leitura vai além dos livros

A princípio, a leitura começa nos livros. Porém, ela também faz parte de inúmeros momentos da rotina da criança.

Ao ler as placas nas ruas, embalagens de produtos e informações transmitidas pela TV, as crianças gradualmente se familiarizam com as palavras. Assim, elas farão conexões quando lerem um novo livro ou estiverem na sala de aula.

Desse modo, é possível perceber que um livro infantil é um excelente presente para as crianças. A leitura é uma jornada que molda a mente e o coração dos pequenos, enriquecendo o futuro de maneira inigualável. 

A Dentro da História, ao transformar crianças em personagens das histórias que amam, oferece uma abordagem inovadora que não apenas incentiva a leitura, mas também reforça o protagonismo em diferentes áreas da vida.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts