Conheça o novo livro infantil inspirado no detetive Sherlock Holmes

Descubra como Sherlock Holmes, o detetive mais famoso da literatura, vai inspirar as crianças na solução de um grande desafio repleto de diversão e aprendizado.
Livro personalizado Sherlock Holmes

Mundialmente conhecido por desvendar casos aparentemente sem solução, o famoso detetive será a inspiração das crianças no novo livro infantil “Sherlock Holmes”

A história, que é personalizada com o nome e o personagem da criança, foi escrita pelo autor e vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, Júlio Emílio Braz, que também é fã do detetive desde de criança: “aos dez eu conheci o personagem que marcaria para sempre a minha vida: Sherlock Holmes. Nenhum outro personagem me marcou tão profundamente”, conta o escritor.

No livro personalizado escrito por Júlio e lançado pela Dentro da História, a criança desenvolve suas habilidades de investigação para solucionar o sumiço de sua amiga Watson. Para o autor “escrever histórias que envolvam um personagem tão importante e conhecido mundo afora é algo de muita responsabilidade, principalmente quando ele também é meu personagem favorito”, explica.

Aprendendo com o livro infantil de Sherlock Holmes

Desde que estreou na literatura em 1887, o detetive Sherlock Holmes conquistou fãs de todas as idades ao redor mundo. O investigador fictício criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle já foi até parar no Livro dos Recordes como o personagem que mais ganhou adaptações para o cinema e para a televisão.

Muitas famílias fãs do famoso detetive sonham em poder compartilhar esse personagem tão especial e único com as crianças. Entretanto, muitos pais, mães e cuidadores se questionam sobre qual a idade recomendada para apresentar as histórias de Sherlock Holmes às crianças e o que o detetive pode ensinar aos pequenos e pequenas. 

Desde incentivar o gosto pela leitura até estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, as crianças entre 6 e 12 anos de idade têm muito a aprender com o detetive. Confira a seguir os principais aprendizados do novo livro infantil “Sherlock Holmes”!

Habilidade de observação

Detalhes do livro infantil personalizado Sherlock Holmes

Era a partir da observação atenta e minuciosa que Sherlock Holmes encontrava pistas valiosas para desvendar os mistérios que pareciam não ter solução. A atenção aos detalhes é uma das maiores qualidades desse incrível detetive.

No livro personalizado, a criança se inspira nessa grande característica de Sherlock Holmes para desenvolver sua habilidade de observação e dar início a investigação sobre o sumiço de sua amiga Watson. No decorrer da história, os pequenos leitores descobrem ainda como a curiosidade caminha lado a lado com essa habilidade.

Laços de amizade

“Elementar, meu caro Watson” é uma das frases mais repetidas por Sherlock Holmes em seus contos, fazendo menção ao seu grande amigo e aprendiz, o médico Dr. Watson. A amizade entre eles começa no livro “Um Estudo em Vermelho”, onde se conhecem, e se aprofunda no decorrer das histórias. 

O laço de amizade entre Watson e Holmes, que juntos dividem um apartamento na enigmática rua Baker Street número 221B, também inspira os pequenos protagonistas do livro personalizado. 

Na história, os pequenos e pequenas encontram em Amália uma grande amiga e fã de Sherlock Holmes. A proximidade entre a criança e Amália Watson se desenvolve no decorrer da narrativa ensinando importantes lições sobre amizade para os pequenos leitores. Além disso, a história também mostra como a amizade é fundamental para lidar com situações difíceis como o bullying, seja ele praticado em sala de aula ou na internet.

Novo gênero literário

As aventuras de Sherlock Holmes são marcadas pela investigação de grandes enigmas. Os livros protagonizados pelo detetive despertam o interesse do leitor, pois apresentam o mistério na literatura.

No livro infantil personalizado não é diferente: de forma divertida e envolvente os pequenos leitores conhecem o mistério e descobrem como esse novo gênero literário é repleto de aprendizados. Para as crianças entre 6 e 12 anos de idade conhecer novos gêneros na literatura é fundamental para estimular e manter o interesse pelos livros. 

Segundo o autor do livro, Júlio Emílio Braz, “conhecer e interagir com os mais diferentes gêneros literários é interagirmos com a diversidade, aceitando que essa é a lógica da existência humana: somos diferentes daquilo que vemos, daqueles com que interagimos e logicamente, daquilo que lemos”, explica. Além disso, ao apresentar novos gêneros literários para as crianças, as famílias também contribuem para a expansão do repertório cultural dos pequenos.

Método científico

Detalhe do método científico no livro infantil Sherlock Holmes

Para solucionar grandes enigmas, o detetive Sherlock Holmes sempre fazia uso do método científico, o que contribuiu para que sua fama se espalhasse ainda mais dentro e fora dos livros.

Na história personalizada a criança, que também é fã do grande detetive, descobre de forma prática e muito divertida como utilizar as etapas de observação, questionamento, hipóteses e experimentos para encontrar sua amiga Watson.

Estimular o contato com novos aprendizados por meio da leitura é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, pois ajuda a criança a descobrir desde suas preferências literárias até suas áreas de interesse.

Raciocínio lógico

Inspirada pelo detetive Sherlock Holmes, que utilizava o raciocínio lógico como ferramenta para solucionar grandes enigmas, a criança também usará seu senso crítico combinado com o método dedutivo para descobrir onde está sua amiga Watson.

Para o autor Júlio Emílio Braz “o senso crítico acurado é precioso e de valor imprescindível para as nossas relações com o mundo que nos cerca e com as pessoas com as quais o dividimos. Somos necessariamente a maneira como encaramos a vida, as pessoas que a partilham conosco e acima de tudo, a capacidade de criar, refletir e a partir daí, questionar de forma produtiva o mundo em que vivemos. Ou seja, o mundo que habitamos é fruto dos complexos mecanismos de uma natureza que buscamos interminavelmente compreender e  transformar a partir de nossos interesses mas acima de tudo, necessidades”, afirma.

Transformando a criança em detetive

Se inspirar no detetive Sherlock Holmes, conhecer um novo gênero literário, aprender sobre amizade e descobrir coisas novas é muito mais divertido dentro da história!

“Quanto mais o protagonista infantil assume e se coloca em papéis em que gostaria de estar, maior a familiaridade e interesse com a leitura”, finaliza o autor Júlio Emílio Braz. Para transformar seu pequeno ou pequena em um grande detetive, basta clicar aqui para começar a personalização do livro infantil Sherlock Holmes e aproveitar um super desconto.


Os assinantes que fazem parte do Clube Dentro da História também podem colocar o livro infantil Sherlock Holmes em sua trilha e recebê-lo junto com um Kit de Leitura recheado de atividades e brincadeiras que estimulam o aprendizado. Para saber mais sobre o Clube e ganhar 10% de desconto na assinatura com o cupom BLOGDDH, é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts