11 Livros infantis sobre amizade para ler em família

Nesse post da série “Livros Infantis para a nova geração”, conheça histórias que apresentam a importância da amizade na infância.
menino sorrindo ao lado do livro do Menino Maluquinho
Ouça o post

Como diz a canção: “amigo é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves dentro do coração”, afinal, tem coisa melhor do que saber que temos amizades verdadeiras para compartilhar desde os momentos mais felizes até os de maior desafio? Se você tem um grande amigo ou amiga que conheceu ainda criança, certamente compreende a importância da amizade na infância. 

É especialmente quando os pequenos começam a frequentar a escola, que o contato com outras crianças se intensifica. O convívio com os colegas de classe é capaz de formar amizades para a vida toda, além de proporcionar benefícios como a melhora na comunicação e resolução de desafios. 

Um estudo publicado na Revista Multidisciplinar de Ensino revelou que a amizade na infância contribui no desenvolvimento da inteligência socioemocional e nos processos de aprendizagem escolar.

Por que ler livros sobre amizade é importante?

Estimular o contato com os livros desde cedo permite que as crianças conheçam diferentes mundos, despertem a imaginação e curiosidade, além de incentivar a criatividade e proporcionar novas descobertas. Tudo isso contribui para o desenvolvimento cognitivo, facilitando  a interação social e o processo de alfabetização e aprendizagem.

Na série de posts “Livros Infantis para a nova geração”, listamos histórias incríveis para estimular o hábito de leitura das crianças e diversos tipos de aprendizados. A seguir, você verá nossas indicações de livros sobre amizade em versão personalizada para despertar ainda mais o interesse dos pequenos.

Dicas de livros infantis clássicos personalizados

Confira abaixo os livros personalizados sobre amizade que transformam a criança em personagem principal, para ler, aprender e se divertir!

A Encomenda do Príncipe Valentão

Livro personalizado A Encomenda do Príncipe Valentão

Um certo príncipe tem colocado apelidos maldosos todos ao seu redor. Para ele a girafa é pescoçuda, o jacaré um escamoso e o elefante é narigudo. O que será que faz o príncipe agir desse jeito? 

O livro “A Encomenda do Príncipe Valentão” aborda de forma lúdica e sensível os perigos do bullying, além de mostrar como a amizade e empatia podem combatê-lo.

Leia mais: Seu filho sofre bullying? Saiba como ajudar 

A Gincana

Livro personalizado da Turma da Mônica A Gincana

Que tal organizar uma gincana com os personagens da Turma da Mônica para uma tarde de brincadeiras divertidas?

No livro personalizado “A Gincana” as crianças se tornam protagonistas para se divertirem descobrindo como as competições entre os melhores amigos são saudáveis e promovem memórias para a vida toda! 

Beto e Biscoito: A Caixa

Livro personalizado A Caixa

No livro “A Caixa” a criança embarca em uma aventura após receber em sua casa uma caixa pra lá de misteriosa. Ao lado dos amigos Beto e Biscoito, os pequenos e pequenas descobrem que o pacote enigmático na verdade traz importantes aprendizados.

De forma divertida, a história mostra aos pequenos leitores que valores como a amizade nos tornam seres humanos melhores.

Beto e Biscoito: Os Melhores Amigos do Planeta

Livro personalizado Os Melhores Amigos do Planeta

Dentre os livros sobre amizade para ler com as crianças, a história personalizada “Os Melhores Amigos do Planeta” não pode ficar de fora. 

A criança descobrirá junto com os amigos inseparáveis Beto e Biscoito que não jogar lixo no chão, separar o lixo para reciclagem e deixar as torneiras fechadas após o uso são atitudes que a transformam em uma melhor amiga e protetora do planeta!

Aventura, Amor e Generosidade

Uma verdadeira amizade conta com ingredientes especiais como a bondade e a compaixão. No livro personalizado “Aventura, Amor e Generosidade”, as crianças vão descobrir com o Smilingüido e sua turma como esses valores fortalecem os laços de amizade.

Após acordar no reino da Floresdeira, os pequenos leitores vão se divertir com as formiguinhas em uma aventura incrível!

Leia mais: Lições de amizade do livro do Smilingüido

Vire um personagem do Smilinguido e entre Dentro da História
  • Smilingüido - A Missão de Paz
    Smilingüido – A Missão de Paz
  • Smilingüido – O Segredo das Formigas
  • smilinguido e sua turma
    Smilinguido e Sua Turma

Menino Maluquinho: Show de Talentos 

Livro personalizado Menino Maluquinho Show de Talentos

Qualquer aventura ao lado dos melhores amigos se torna ainda mais emocionante e inesquecível.

Na história “Show de Talentos” os pequenos e pequenas vão se divertir de montão junto com a turma do Menino Maluquinho para fazer o maior show de mágica que o bairro já viu! Qual será o melhor truque da apresentação?

Patrulha Canina: Os Filhotes Salvam Festival 

Livro personalizado Patrulha Canina Os Filhotes Salvam o Festival

Para coletar todos os legumes e vegetais da Fazendeira Yumi os pequenos leitores vão se juntar à Patrulha Canina nessa divertida aventura.


Em “Os Filhotes Salvam o Festival” as crianças vão descobrir ao lado de Chase e seus amigos que o trabalho em equipe facilita a resolução de qualquer desafio, além de tornar tudo muito mais divertido.

Peppa Pig: No Parque de Diversões

Livro personalizado Peppa Pig No Parque de Diversões

Junto a Peppa e sua turma, a criança descobrirá como agir para ajudar seus amigos nos momentos de insegurança e medo.


Na história “No Parque de Diversões”, a porquinha mais amada pelos pequenos percebe que seu amigo Pedro Pônei está com medo de ir nos brinquedos do parque. Junto com os pequenos leitores, Peppa ajuda seu amigo e todos se divertem de montão juntos!

PJ Masks: Heróis trabalham juntos

Livro personalizado Heróis Trabalham Juntos

Para deter os planos da Garota-Lunar, os heróis de pijama vão descobrir com os pequenos leitores a importância do trabalho em equipe.
No livro personalizado “Heróis Trabalham Juntos” a criança irá mergulhar em uma aventura para ensinar aos PJ Masks que os melhores amigos também se unem para solucionar desafios e resolver problemas.

Turma da Mônica: O Sumiço do Sansão 

No livro personalizado “O Sumiço do Sansão”, Mônica perde seu coelho de pelúcia e fica muito triste. Para descobrir onde o Sansão foi parar, a dona do bairro conta com a ajuda de seus melhores amigos: os pequenos protagonistas e toda a turma do bairro do Limoeiro.

Além de ajudar a encontrar o coelhinho Sansão, a criança também aprende valiosas lições sobre amizade e trabalho em equipe.

Uma Amizade Assustadora

Livro personalizado Uma Amizade Assustadora

Fazer novos amigos e interagir com os colegas é um desafio para muitas crianças. Na história personalizada “Uma Amizade Assustadora” a criança se aventura no fundo do seu quintal para descobrir que fazer amigos é muito divertido.

Enquanto se divertem aprendendo sobre amizade, os pequenos leitores também percebem que muitas vezes as aparências enganam.

Quer receber livros infantis sobre amizade todos os meses?

As histórias sobre amizade ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades sociais, além de estimular o hábito da leitura de forma lúdica e divertida.

Você pode receber essas e muitas outras histórias todos os meses no Clube Dentro da História. Além de um livro personalizado exclusivo, o Kit de Leitura também contém brincadeiras, atividades, adesivos, dicas para os pais e muito mais. Tudo para garantir uma experiência inesquecível!

Para assinar o Clube da Dentro com 10% de desconto, clique aqui e use o cupom BLOGDDH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts