Empoderamento das garotas nas histórias: entrevista com especialistas

A autora e a ilustradora do novo livro personalizado “Garotas Rebeldes na Ciência” compartilham a importância de empoderar as garotas nas histórias infantis.
entrevista com a autora e a ilustradora do livro personalizado "Garotas Rebeldes na Ciência"

Esse artigo começa com uma pergunta: você consegue se lembrar com  facilidade dos livros que leu durante a infância e que tinham como protagonistas garotas corajosas, confiantes, determinadas e ousadas? 

Ao olhar para o passado, é difícil lembrar de livros em que as meninas eram as super-heroínas destemidas que salvavam o dia. Refletir sobre isso é o primeiro passo para entender a importância de estimular o empoderamento das garotas nas histórias infantis.

Para a escritora americana Nancy Parent, autora do livro personalizado “Garotas Rebeldes na Ciência”, e também uma apaixonada por histórias que já publicou centenas de livros infantis durante os 20 anos em que trabalhou na Disney:

“Sempre que uma garota consegue se ver liderando em uma história, em um jogo, filme, em uma exibição de arte, na política, nos negócios ou consegue se enxergar como uma cientista ou engenheira, isso é um grande avanço! Nós precisamos ver mais modelos femininos em cada aspecto da sociedade e das artes.”

O livro personalizado “Garotas Rebeldes na Ciência”, lançado em parceria com a Rebel Girls, leva as crianças para conhecer garotas rebeldes que transformaram e ainda transformam a Ciência com suas descobertas. O livro personalizado, que foi inspirado no best-seller “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”, empodera as meninas a acreditarem em seu talento enquanto mostra para os meninos como as garotas são incríveis e merecem respeito e admiração.

Empoderamento das garotas nas histórias com o livro Garotas Rebeldes na Ciência

Na entrevista a seguir Nancy Parent compartilha suas inspirações, fala sobre a necessidade de empoderar as garotas nas histórias infantis e conta como foi escrever o livro personalizado “Garotas Rebeldes na Ciência”: um lançamento produzido totalmente por mulheres.

DDH: Você é autora de diversos livros infantis com personagens icônicos que marcaram gerações. Como sua trajetória com as histórias começou?

Nancy: Comecei na Walt Disney Company em 1987 para trabalhar na animação da Pequena Sereia como supervisora de roteiro e assistente do produtor Howard Ashman. Com meu histórico de publicações anteriores em Nova York, fui transferida para a divisão de publicações da Disney em 1990 e fiquei lá por 20 anos.

DDH: Quais mulheres te inspiraram na infância? 

Nancy: Minha mãe me inspirou de forma gigantesca na infância. Ela era uma força da natureza e eu admirava sua energia. Eu também me inspirei e fui influenciada pelo crescimento do teatro, principalmente do teatro musical. Adorava as atrizes Mary Martin, Ethel Merman, Geraldine Page e todas as atrizes que foram dirigidas por Tennessee Williams. 

DDH: Houve algum personagem feminino nas histórias com quem você mais se identificou na infância? Se possível, compartilhe alguma lembrança dessa época.

Nancy: Eu me identifiquei muito com todas as irmãs March do livro “Mulherzinhas”, escrito pela Louisa May Alcott. Como uma grande fã do livro, li a história repetidas vezes e tinha até as bonecas das personagens, com as quais brincava por horas a fio. Minhas preferidas eram Jo March, porque ela era escritora, dramaturga e atriz, e Beth March, por conta de sua sensibilidade, generosidade e também porque ela era uma garota musical.

DDH: Em sua opinião com a personalização potencializa os aprendizados das crianças com as histórias?

Nancy: Acredito que a personalização potencializa o aprendizado e o amor das crianças pelos livros. Isso também ajuda os pequenos a se verem por um ângulo diferente enquanto desenvolvem sua imaginação e qualidades aspiracionais.

DDH: Conte como foi para você desenvolver livros personalizados com mulheres inspiradoras.

Nancy: Esse projeto foi incrivelmente interessante e desafiador para mim. Eu não conhecia todas as mulheres sobre as quais escrevi e achei todas elas impressionantes e inspiradoras. Espero que a personalidade, o humor e a persistência de cada uma delas encorajem as garotas a perseguirem seus sonhos.

DDH: Qual a sua perspectiva para o futuro em relação à presença feminina nas artes, na ciência e nos esportes?

Nancy: Em minha opinião, as mulheres deveriam governar o mundo em todas as áreas incluindo as artes, a ciência e os esportes. Espero que o futuro traga toneladas de promessas e oportunidades para a próxima geração de garotas.

DDH: Qual a importância de incentivar o protagonismo das meninas desde a infância?

Nancy: Sempre que uma garota consegue se ver liderando em uma história, em um jogo, filme, em uma exibição de arte, na política, nos negócios ou consegue se enxergar como uma cientista ou engenheira, isso é um grande avanço! Nós precisamos ver mais modelos femininos em cada aspecto da sociedade e das artes. 

DDH: Quais dicas você daria para as famílias que desejam educar as crianças para a igualdade?

Nancy: Exponham as crianças a todas as possibilidades que conseguirem, especialmente as artes. Encorajem os pequenos a assumir riscos seguros, é claro, mirando alcançar as estrelas! Leiam em voz alta para e com seus filhos todos os dias. Se as crianças não podem experimentar algo em primeira mão, você sempre pode encontrar um atalho para isso em algum livro. 

Empoderando as garotas nas histórias através da ilustração

Além de apresentar a história de mulheres inspiradoras que revolucionaram o mundo científico, a ilustração do livro personalizado “Garotas Rebeldes na Ciência” também estimula o empoderamento das garotas nas histórias infantis de forma lúdica.

O conceito de toda a ilustração do livro foi desenvolvido pela ilustradora Thamires Paredes e executado por esse time incrível de garotas rebeldes e talentosas:

“É a rebeldia das garotas que vai mostrar ao mundo que podemos ser o que quisermos. Por isso, acredito que projetos como os livros personalizados “Garotas Rebeldes” incentivam e inspiram as garotas desde cedo a lutarem por aquilo que acreditam, a investir nos seus sonhos para o futuro e a encorajar seus próprios talentos.”

Thamires Paredes

Conversamos com a Thamires para descobrir como foi a experiência de participar da ilustração do livro que desperta e incentiva o empoderamento das garotas nas histórias.

DDH: Como você começou a ilustrar histórias infantis?

Thamires: Comecei a me interessar por  ilustrações há mais ou menos 9 anos atrás. No começo pensava em fazer ilustrações para estampa de camisetas, mas não tinha noção naquela época o quão grande e vasta é a profissão de um ilustrador e quantas áreas poderia abranger. 

A questão de começar a trabalhar com livros infantis foi de uma maneira bem orgânica. O traço do meu primeiro livro já tinha a tendência de ser mais voltado para o público infantil, então foquei meu trabalho justamente para isso. Assim, um livro foi chamando o outro e eu fui gostando cada vez mais. É muito prazeroso você ilustrar histórias, dar vida às personagens e ao autor.

DDH: Como foi o processo criativo para definir o conceito da ilustração dos livros?

Detalhe do livro personalizado "Garotas Rebeldes na Ciência"

Thamires: Depois de receber o briefing do que o autor esperava sobre a coleção, como ele imaginava os personagens e o estilo do traço, comecei a buscar algumas referências que combinassem com a proposta.

Em seguida, vi as paletas de cores. No caso dos livros da coleção “Garotas Rebeldes”, já havia algo mais pré-definido com a escolha de tons mais pastéis e muita textura, o que tornou mais fácil a criação das opções do avatar. Com o avatar definido, que seria o ponto inicial do livro, consegui criar a linguagem de todos os personagens, consolidando o estilo e a cara dos livros. O resultado ficou incrível, pois conseguimos trazer tanto a parte lúdica quanto as informações sobre cada personagem. Embora tenha desenvolvido o conceito e criação dos livros, as meninas que fizeram as cores também arrasaram, trazendo um toque importantíssimo com paletas e texturas lindas.

DDH: Em quais ilustradoras você se inspirou para desenvolver a coleção de livros?

Thamires: Temos tantas mulheres artistas incríveis, que foi fácil achar trabalhos que combinavam com a proposta dos livros. Algumas das minhas inspirações foram Paulina Yelena, Daniela Lan, Maria Gracia Borrego e Olga Gurova. Essas são apenas algumas das tantas mulheres talentosas que temos espalhadas pelo mundo. 

DDH: Quais partes das histórias você mais gostou de ilustrar?

Thamires: Confesso que fiquei impactada com o quanto esses livros são importantes! Como uma mulher de 33 anos, posso afirmar que não conhecia algumas mulheres que estão nos livros e  ao ilustrar a história de mulheres importantes da nossa literatura, como a Cora Coralina, e no esporte como a Marta, acabei aprendendo muito também. Só de imaginar que as crianças terão a oportunidade de conhecer essas mulheres incríveis da Nigéria, do Brasil e de várias partes do mundo, isso me deixa muito feliz! Tenho muito, muito orgulho de fazer parte de um projeto tão importante e que aborda coisas que eu acredito, como o empoderamento das garotas nas histórias infantis, que traz a autoconfiança que as crianças precisam ao mostrar mulheres de sucesso em várias áreas. 

DDH: Para você, qual a importância de desenvolver um projeto tão significativo como os livros de Rebel Girls junto com um time somente de mulheres?

Thamires: Me sinto muito privilegiada de fazer parte de um projeto tão grandioso como esse, ainda mais num mundo tão machista em que as mulheres ainda lutam para ocupar seus espaços. Nesse projeto, tive o prazer de trabalhar com um time de mulheres super talentosas, que assim como eu, também acreditam que esses livros vão impactar as crianças e fazer diferença na vida delas.

DDH: Quais personagens femininas das histórias marcaram sua infância?

Thamires: Como uma mulher que foi criança nos anos 90, uma época que não apresentava nenhuma referência feminina de forma positiva, não tive muito incentivo em relação a isso. Na infância, me lembro de ter tido contato com alguns nomes dos livros, como Cora Coralina, mas não me recordo de ter sido incentivada a ver a grandiosidade e importância de mulheres como ela.

DDH: Como você acredita que a rebeldia das garotas vai transformar o mundo no futuro?

Thamires: Acredito que mesmo aos poucos, o fato da gente não aceitar a forma que a sociedade desenha as mulheres, nos faz quebrar esses padrões impostos de que mulher não pode isso e aquilo. É a rebeldia das garotas que vai mostrar ao mundo que podemos ser o que quisermos. Por isso, acredito que projetos como os livros personalizados “Garotas Rebeldes” incentivam e inspiram as garotas desde cedo a lutarem por aquilo que acreditam, a investir nos seus sonhos para o futuro e a encorajar seus próprios talentos.

Só temos a ganhar quando lutamos pelo que acreditamos, e acho que é essa a principal mensagem dos livros ao mostrar mulheres talentosas que conseguiram ser bem sucedidas em áreas muitas das vezes dominadas por homens. Precisamos cada vez mais de projetos que empoderem as garotas nas histórias infantis trazendo essa autoconfiança de buscar crescer em qualquer área, pois isso impacta de forma muito positiva o futuro feminino.

DDH: Qual foi a maior rebeldia que você cometeu na vida? Compartilhe como essa atitude mudou ou impactou sua vida.

Thamires: Acredito que minha maior rebeldia foi ter insistido nos meus estudos, porque meus pais não tinham muitos recursos. Sempre priorizei estudar para justamente conseguir ser bem sucedida em qualquer coisa que escolhesse fazer. Fui muito determinada em querer estudar e aprender, tanto que trabalhei em vários empregos que não tinham nenhuma relação com a arte para justamente conseguir trabalhar no mundo artístico no futuro. 

Por isso, acredito que minha maior rebeldia foi a insistência em mim, pois eu, uma mulher que cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro, nunca imaginei que estaria dando entrevista sobre um projeto tão incrível que tive prazer em participar. Isso sem dúvida alguma me trás um orgulho enorme de ter sido rebelde e lutado para conquistar meus sonhos.

Incentive o empoderamento das garotas nas histórias

Livro personalizado Garotas Rebeldes na Ciência

A personalização permite que as garotas se vejam como protagonistas capazes de vencer desafios enquanto se divertem. No livro personalizado “Garotas Rebeldes na Ciência”, além de se verem como protagonistas, as pequenas também vão aprender sobre o empoderamento das garotas ao conhecerem a trajetória de mulheres que mudaram a ciência. 

Para os meninos, o livro apresenta a importância de aprender e se inspirar no talento e na coragem das garotas rebeldes. Para personalizar o livro com um desconto especial de 10%, basta clicar aqui e aproveitar o cupom BLOGDDH10.


No Clube Dentro da História os assinantes podem incluir esse livro em sua trilha personalizada e recebê-lo junto com um super Kit de Leitura. Para saber mais sobre o Clube, é só clicar aqui e usar o cupom BLOGDDH para garantir um desconto exclusivo.

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts