5 Conteúdos sobre educação financeira para crianças

Entenda a importância de falar sobre dinheiro com as crianças e conheça materiais incríveis para ensinar educação financeira para os pequenos.
Educação financeira para crianças

As famílias e educadores que falam sobre educação financeira com as crianças abrem espaço para que eles construam uma relação saudável com o dinheiro e se tornem adultos independentes no futuro.

Para abordar o assunto, os pais podem levar para dentro de casa, atividades lúdicas como determinar um valor para a mesada, dar um cofrinho ou carteira para seu pequeno ou até mesmo desenvolver um planejamento financeiro com as crianças. Essas são apenas algumas das maneiras de mostrar para os pequenos como economizar e pensar em relação ao dinheiro são atitudes diretamente conectadas com os projetos de vida. 

Assim como a família, a escola já reconhece a importância de tratar a educação financeira na sala de aula. Para a BNCC, este é um tema transversal que ajuda a criança no desenvolvimento da capacidade de planejar sua vida tomando decisões financeiras.

Além de desenvolver o pensamento crítico e lógico, a educação financeira, estimula ainda as habilidades socioemocionais como: o autocontrole, a paciência e a frustração.

Materiais sobre educação financeira para se divertir em família

O mais legal é que dá para estimular uma relação saudável com o dinheiro apresentando o assunto aos pequenos por meio de brincadeiras divertidas e histórias cheias de inspirações. 

Confira a seguir 5 conteúdos sobre educação financeira para fazer com as crianças e estimular a relação com o dinheiro!

1. Atividades de Educação Financeira

Ebook Educação Financeira

O que faz parte de uma relação saudável com dinheiro? Fica muito mais divertido desenvolver a autonomia e pensamento crítico em relação às finanças criando um caixa eletrônico com materiais simples e brincando de ir às compras em lojas ou supermercados de faz de conta.

O livro digital Atividades de Educação Financeira, desenvolvido pela Dentro da História em parceria com o Banco24Horas, contém atividades divertidas e instruções sobre como as famílias podem falar sobre esse assunto de forma leve e divertida com as crianças. Clique aqui para baixar o material gratuitamente.

2. Minha Primeira Carteira

minha primeira carteira

O dinheiro faz parte do cotidiano tanto dos adultos, quanto das crianças. Durante o aprendizado para construir uma relação saudável com ele, as crianças descobrem como fazer escolhas responsáveis, poupar e também praticar o consumo consciente. 

O Kit Minha Primeira Carteira foi criado pela Dentro da História em parceria com a Dobra, buscando unir a educação financeira com a sustentabilidade. Com as dinâmicas propostas no material e a ajuda dos personagens Beto e Biscoito, a família poderá mostrar para a criança o que é essencial e o que é supérfluo. Clique aqui para baixar o material e começar a diversão!

3. Jogo do Tesouro

Jogo do Tesouro ensina educação financeira para crianças

Falar sobre educação financeira também é falar sobre ações sustentáveis, afinal cuidar do nosso mundo é uma forma de preparar um futuro cada vez melhor para as próximas gerações. Podemos ensinar esses valores e lições para as crianças por meio de um jogo de tabuleiro muito divertido!

O Jogo do Tesouro apresenta valores conectados com a sustentabilidade e o consumo consciente. O objetivo final é avançar pelas casas do tabuleiro e chegar até o fim acumulando a maior quantidade de moedas possíveis. Enquanto se divertem pelo caminho, os pequenos aprendem na prática a importância da sustentabilidade. Cadastre-se aqui para receber o Jogo do Tesouro!

4. Livro personalizado “A Grande Viagem”

livro personalizado A Grande Viagem

Conhecer o fundo do mar, salvar os animais do planeta ou andar de bicicleta na praia: esses são apenas alguns dos sonhos que fazem parte do imaginário das crianças. Estimular os pequenos a realizar seus sonhos é essencial na educação financeira.

No livro personalizado A Grande Viagem, a criança é incentivada a refletir sobre seus sonhos e objetivos. Além de personalizar a história com o nome e o avatar da criança, as famílias também podem escolher entre a Capitã Ventura e o Capitão Venturo para acompanhar os pequenos leitores nessa aventura inesquecível. 

O livro é um conteúdo excelente para falar sobre educação financeira com as crianças, pois navega por temas como consumo consciente, preservação ambiental e sustentabilidade de maneira divertida. 

5. Livro personalizado “Sonho Espacial”

Livro personalizado Sonho Espacial

Dentre os conteúdos sobre educação financeira para as crianças está o livro personalizado Sonho Espacial, que ensina para as crianças importantes lições sobre o dinheiro. 

Além disso, a história que estimula a criança a se planejar para construir um foguete, também apresenta os princípios da Metodologia DSOP ensinando os pequenos a Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. 

Ao lado de Nico e seu avô Amadeu, os pequenos leitores vão se divertir e aprender de  montão nessa incrível aventura pelo espaço. Clique aqui para personalizar a história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts