15 mascotes do Mundial de Futebol

Além de La’eeb, escolhido como símbolo do campeonato do Catar em 2022, conheça outros 14 mascotes do Mundial de Futebol que fizeram história!
crianças segurando a bandeira do Brasil e uma bola branca e preta para torcer no Mundial de Futebol
Ouça o post

Para o Mundial de 2022, a sede escolhida foi o Catar, um país do Oriente Médio, que conta com uma cultura repleta de tradições. Diferente dos outros mundiais, em que os jogos são realizados entre os meses de junho e julho, dessa vez a disputa será no fim do ano, entre novembro e dezembro. Assim como nas edições anteriores, na competição deste ano, a Federação Mundial de Futebol Associado (FIFA) também escolheu um mascote oficial para o campeonato.

Além das seleções, desde 1966 os mascotes do Mundial de Futebol também entram em campo para animar o público e conquistar os corações dos torcedores. Entre as crianças, os mascotes fazem o maior sucesso, pois tornam o momento dos jogos e a disputa pela taça ainda mais divertida e emocionante.

As crianças e o Mundial de Futebol

Para os pequenos, o Mundial de Futebol realizado a cada quatro anos é uma competição aguardada com muita expectativa, especialmente aqui no Brasil, considerado o país do futebol. Afinal, tem diversão maior do que vibrar e torcer ao lado da família e dos amigos?

Seja qual for o tamanho da família, todas têm alguma tradição especial que compartilham de geração em geração, mostrando aos pequenos o significado da torcida e dos jogos da competição. Você sabia que, além dos divertidos mascotes do Mundial de Futebol que encantam as crianças, essa competição futebolística também pode ajudar os pequenos e pequenas a aprender importantes lições?

Desde a cooperação, trabalho em equipe e socialização até a importância de respeitar o adversário e saber perder, as crianças aprendem com o futebol muito mais do que as regras de um jogo, pois esse esporte é capaz de ensinar valores e habilidades extremamente úteis para o desenvolvimento dos pequenos dentro e fora de campo.

Brincadeiras e atividades para o Mundial de Futebol

Que tal aproveitar o maior campeonato futebolístico do mundo para estimular novos aprendizados e descobertas com muita diversão?

Detalhe mostrando o Futebol de fantoches com Beto e Biscoito, que é uma das atividades do Mundial de Futebol para baixar grátis
Atividades para o Mundial de Futebol para se divertir em família

Nas Atividades para o Mundial de Futebol, os pequenos torcedores vão encontrar curiosidades sobre o Catar, além de diversas brincadeiras como jogo da memória com as bandeiras das seleções, uniforme e taça para personalizar, cruzadinha, tabela para acompanhar os jogos e muito mais! Tudo estrelado pela dupla de mascotes da Dentro da História: os amigos Beto e Biscoito.

Todas as 10 atividades são totalmente gratuitas para que as crianças possam brincar, se divertir, aprender e descobrir muitas coisas novas durante os jogos do Mundial de Futebol. Para se cadastrar e receber as atividades em seu e-mail, basta clicar aqui.

Conheça os mascotes do Mundial de Futebol

Embora a primeira edição da disputa pela taça tenha acontecido em 1930, foi apenas em 1966 que os mascotes do Mundial de Futebol começaram a entrar em campo para deixar a competição ainda mais animada e cheia de emoção.

De animais e frutas a crianças e objetos, os mascotes do Mundial de Futebol já foram inspirados em diversos elementos da cultura dos países que sediaram os jogos. Veja os nomes e as características de cada um a seguir!

La’eeb

La'eeb mascote do Mundial do Catar

Escolhido como mascote do Mundial de Futebol de 2022 no Catar, La’eeb significa “jogador muito habilidoso”. Inspirado em um lenço usado na cabeça e muito comum na cultura árabe, o mascote vai animar a torcida e inspirar os jogadores a darem o melhor de si em cada partida.

Zabivaka

Zabivaka, símbolo da edição de 2018

No Mundial de 2018, realizado na Rússia, o mascote oficial escolhido por meio de votação popular foi o lobo Zabivaka. O animal é muito importante na cultura russa e seu nome significa “aquele que marca o gol”. Para a competição, o mascote vestiu uma camiseta branca com as mangas azuis, onde se lia a frase “Russia 2018”, além de um short vermelho e um óculos laranja.

Fuleco

Fuleco está entre os mascotes do Mundial de Futebol, pois foi símbolo do Brasil na edição de 2014

Realizado no Brasil, o Mundial de 2014 teve como mascote o tatu-bola chamado Fuleco, que também foi escolhido por votação popular. Além de ser um animal típico da fauna brasileira, Fuleco é um bichinho ameaçado de extinção e que traz em seu nome a junção das palavras futebol e ecologia, mostrando a importância de cuidar do meio ambiente. Para o Mundial, o tatu-bola vestiu uma camiseta branca escrito “Brasil 2014” e um short verde.

Zakumi

Zakumi, símbolo da edição de 2010

Entre os mascotes do Mundial de Futebol, está o leopardo Zakumi. Em 2010, quando o campeonato aconteceu na África do Sul, ele foi escolhido como símbolo oficial da competição. Com cabelo verde e corpo amarelo, durante os jogos o animal utilizou uma camisa branca com a frase “South Africa 2010”. De acordo com o criador do mascote, o nome Zakumi deriva das sílabas “za”, que quer dizer África do Sul, e “kumi”, que significa 10.

Goleo

Goleo, símbolo da edição de 2006 do Mundial

Goleo, que é a junção das palavras gol e leão, foi o mascote escolhido para o Mundial de 2006, sediado na Alemanha. O animalzinho era um leão de pelúcia que vestia uma camiseta branca com os números 06 estampados no centro do uniforme e estava sempre acompanhado pela bola falante Pille.

Kaz, Ato e Nik

Mascotes do Mundial de Futebol: Kaz, Ato e Nik, da edição de 2002

No campeonato de 2002, que foi disputado na Coreia do Sul e no Japão, foram escolhidos três mascotes para o Mundial de Futebol. Os amigos Kaz, Ato e Nik, com as cores amarelo, roxo e azul, foram as criaturinhas alienígenas que animaram a torcida durante os jogos da edição em que a seleção brasileira conquistou o pentacampeonato.

Footix

Footix, de 1998 na França

Em 1998 a edição da França teve como mascote do Mundial de Futebol o galo Footix. Com o corpo vermelho, a cabeça azul e uma bola de futebol nas mãos, o nome do animalzinho foi inspirado na palavra Football e no personagem Asterix, muito popular no país.

Striker

Mascotes do Mundial: Striker dos EUA em 1994

Na lista dos mascotes do Mundial de Futebol também temos o cachorrinho Striker, símbolo oficial do Mundial dos Estados Unidos realizado em 1994. Com um nome que significa artilheiro, o cachorrinho vestiu um uniforme com as cores da bandeira do país que era composto por uma camiseta branca com a frase “USA 94” e um short azul.

Ciao

Mascote Ciao, do Mundial de 1990 na Itália

Inspirado nos blocos do jogo Lego, o mascote do Mundial de Futebol da Itália recebeu o nome Ciao: uma homenagem a uma expressão verbal muito usada no país para dar “oi” e “tchau”. Com as cores da bandeira e a cabeça em formato de bola de futebol, o símbolo da edição de 1990 foi um dos primeiros a ter um design inovador.

Pique

Pique, símbolo do México no Mundial de 1986

Em 1986 a edição do Mundial de Futebol aconteceu no México e, para a competição, o mascote escolhido foi a tradicional pimenta jalapeño. Como uniforme, o mascote utilizou uma camiseta vermelha, um short branco e um sombrero, que é um chapéu muito popular na cultura mexicana.

Naranjito

Naranjito, símbolo da edição de 1982

Entre os mascotes do Mundial de Futebol, temos Naranjito como símbolo oficial do campeonato de 1982, sediado na Espanha. Diferente da maioria dos outros mascotes, que eram animais, Naranjito foi inspirado em uma fruta, a laranja. Para a competição, a fruta escolhida vestiu um uniforme vermelho e azul, e segurou uma bola de futebol.

Gauchito

O garotinho Gauchito foi mascote em 1978

Em 1978, o Mundial de Futebol foi disputado na Argentina. Para a competição, o mascote escolhido foi um garotinho chamado Gauchito, que vestia short preto, camiseta listrada com as cores azul e branco, além de usar um lenço amarelo amarrado no pescoço e um chapéu marrom. O nome do mascote foi uma homenagem aos homens do país que viviam nos campos.

Tip e Tap

Tip e Tap, do Mundial de 1974 na Alemanha

Em 1974 a Alemanha sediou o Mundial pela primeira vez. Para representar a união entre os territórios Oriental e Ocidental, os mascotes escolhidos para o Mundial de Futebol foram os amigos Tip e Tap, que usavam um uniforme composto por uma camisa branca e um short preto.

Juanito Maravilla

Juanito Maravilla está entre os mascotes do Mundial de Futebol, pois representou o México na edição de 1970

Em 1970 o Mundial foi disputado no México. Juanito Maravilla foi o garotinho escolhido como mascote do Mundial de Futebol. Seu nome foi escolhido para homenagear o nome Juan, muito popular no país. O uniforme usado por Juanito durante os jogos era composto por uma camiseta preta, um short branco e um sombrero com a frase Mexico 70.

Willie

Willie foi o símbolo do Mundial de 1966

O leão Willie foi o primeiro mascote do Mundial de Futebol. Ele foi escolhido como símbolo da edição de 1966, sediada na Inglaterra e usou um uniforme em que a estampa da camisa era a bandeira do país junto com um short branco. Willie foi o pioneiro na tradição com os mascotes do Mundial de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts