25 Curiosidades sobre o Mundial de Futebol

Descubra curiosidades únicas sobre a maior competição futebolística do mundo e prepare sua torcida para o Mundial de Futebol de 2022!
dois jogadores jogando futebol, lembrando o Mundial de Futebol
Ouça o post

Em 2022 o Mundial de Futebol chega à sua vigésima segunda edição e desde que o campeonato teve início, milhares de adultos e crianças ao redor do mundo aguardam por essa competição com muita expectativa para torcer e vibrar por sua seleção favorita.

No Brasil, que é considerado o país do futebol e berço de grandes craques como Pelé e Sócrates, a paixão pelo Mundial de Futebol é compartilhada desde cedo e passa de geração em geração. Afinal, acompanhar os jogos, decorar a casa, vestir a camisa e caprichar na torcida, são momentos em família que além de boas histórias, rendem memórias únicas.

Mundial de Futebol: conheça 25 curiosidades

Crianças jogando futebol fazendo alusão do Mundial de Futebol

Além dos títulos, jogos e vitórias históricas, o Mundial de Futebol soma diversos momentos marcantes que muitas pessoas desconhecem. Que tal conhecer uma série de curiosidades sobre a competição, apresentá-las aos pequenos e pequenas fãs de futebol e começar a preparar a torcida para o maior campeonato futebolístico do mundo?

1. A primeira edição do Mundial de Futebol aconteceu em 1930 no Uruguai e contou com a participação de 13 seleções.

2. O francês Jules Rimet é considerado um dos grandes responsáveis pela criação do Mundial de Futebol, pois na época, ele era presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), e foi quem mobilizou países do mundo todo a participarem da primeira edição do campeonato.

3. O Mundial de Futebol Feminino foi criado apenas em 1991 e contou com a participação de 12 seleções. Na disputa, que foi sediada na China, a equipe vencedora foi dos Estados Unidos.

4. O Brasil foi o país que mais venceu as edições do Mundial de Futebol. Ao todo são cinco vitórias sendo a primeira delas conquistada na disputa de 1958, que foi sediada na Suécia, o segundo título veio em 1962 no Mundial do Chile, no ano de 1970 o país comemorou o tricampeonato no Mundial do México, a quarta conquista aconteceu em 1994 na competição sediada no Estados Unidos e o pentacampeonato veio em 2002, quando Mundial de Futebol foi disputado na Coréia do Sul e no Japão.

5. Além de ser pentacampeão do Mundial de Futebol, o Brasil também já foi sede da competição por duas vezes. A primeira delas foi em 1950 e a segunda, em 2014.

6. Apenas em 1954 as transmissões do Mundial começaram a ser feitas pela televisão. No Brasil, foi possível assistir aos jogos somente a partir da edição de 1970.

7. O Mundial de Futebol conta com dois grandes artilheiros entre todas as edições da competição, sendo o alemão Miroslav Klose o maior deles, com a marca de 16 gols, e na sequência, vem o brasileiro Ronaldo Fenômeno, com 15 gols marcados.

8. A taça entregue aos campeões do Mundial de Futebol pesa mais de seis quilos e é feita com ouro puro, malaquita, prata e cobre.

9. O gesto de erguer a taça após vencer o Mundial de Futebol foi uma tradição criada pelo Brasil em 1958, ano em que a seleção conquistou seu primeiro título na competição.

10. Na primeira edição do Mundial, apenas 13 seleções participaram do campeonato, sendo elas: Brasil, França, Bélgica, Estados Unidos, Argentina, México, Chile, Bolívia, Peru, Uruguai, Paraguai, Romênia e Iugoslávia.

11. No Mundial de 2002, que foi sediado na Coréia do Sul e no Japão, o jogador Hakan Sukur da seleção da Turquia marcou um gol contra a equipe da Coréia do Sul em apenas 11 segundos! Veja os detalhes no vídeo abaixo:

12. O maior público registrado em uma final do Mundial de Futebol foi no ano de 1950, quando a competição foi sediada no Brasil. Na ocasião, 173.850 torcedores lotaram o estádio do Maracanã.

13. Desde que começou a ser disputado, as equipes que mais participaram do Mundial de Futebol foram: a seleção brasileira, que participou de todas as edições da competição, a seleção da Alemanha, que esteve presente 19 edições, a Itália, que marcou presença em 18 mundiais, a Argentina participou de 17 competições, o México que tem a marca de participação em 16 mundiais e as seleções da Espanha, França e Inglaterra, que estiveram presentes em 15 edições do Mundial.

14. Em 2022 os jogos do Mundial de Futebol acontecem pela primeira vez entre os meses de novembro e dezembro por conta das temperaturas climáticas do Catar, país que irá sediar a vigésima segunda edição do Mundial. Por lá, é no final do ano que o clima fica mais ameno e propício para a competição.

15. Na edição de 2026 o Mundial será sediado nos Estados Unidos, no México e no Canadá e por essa razão, já é considerada uma competição continental.

16. Os jogadores Antonio Carbajal, Rafael Márquez, Lothar Matthäus e Gianluigi Buffon são os atletas que mais disputaram o Mundial de Futebol, tendo participado de 5 edições do campeonato.

17. A taça do Mundial de Futebol já foi roubada por duas vezes. A primeira delas foi em Londres no ano de 1966 e quem encontrou o troféu foi o cachorrinho Pickles. Em 1983 a taça foi roubada pela segunda vez, porém nunca foi encontrada, apenas os autores do roubo foram identificados em 1988.

18. Pelé, conhecido como Rei do Futebol, foi o jogador que venceu o Mundial de Futebol mais vezes. Ao todo, o jogador comemorou a vitória nas edições de 1958, 1962 e 1970 junto com a seleção brasileira.

19. Junto com os Jogos Olímpicos, o Mundial de Futebol é um dos maiores e mais assistidos eventos esportivos.

20. O jogador francês Lucien Laurent foi quem marcou o primeiro gol na história do Mundial de Futebol no jogo contra a seleção do México.

21. Em apenas duas edições do Mundial o vencedor foi definido nos pênaltis. A primeira delas foi em 1994, quando o Brasil venceu a Itália, e a segunda, em 2006, ocasião em que a Itália venceu a seleção francesa.

22. Para a edição de 2022, a Adidas criou uma bola especial chamada “Al Rihla”, que significa “A Jornada” e será a bola oficial do Mundial de Futebol do Catar.

23. O jogador ​​El-Hadary é considerado o atleta mais velho a disputar uma competição do Mundial de Futebol. Em 2018, no Mundial da Rússia, ele jogou como goleiro, defendendo a seleção do Egito.

24. A cidade de Lusail, no Catar, foi construída especialmente para o Mundial de Futebol e sediará a abertura e a final da competição.

25. Pela primeira vez, as mulheres irão atuar como árbitras e assistentes no Mundial do Catar em 2022.

Quais dessas curiosidades você mais gostou de descobrir? Conte para nós aqui nos comentários.

Veja também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts