Melhores desenhos animados para as crianças assistirem em 2023

Confira uma lista completa com os melhores desenhos para assistir em família e proporcionar novos aprendizados para as crianças em 2023!
Família se divertindo assistindo desenhos animados
Ouça o post

Eles incentivam novos aprendizados, despertam a criatividade, estimulam diferentes habilidades e são muito divertidos. Sim, estamos falando dos desenhos animados para as crianças!

Seja para acompanhar uma aventura, desvendar um grande mistério, para dar asas à imaginação ou aprender de forma divertida, os desenhos infantis, que combinam ilustrações repletas de cores com recursos sonoros animados, chamam a atenção dos pequenos de diferentes idades e os convidam a acompanhar cada episódio.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

Desenhos animados e o desenvolvimento infantil

Um estudo brasileiro realizado em 2020 pela pesquisadora Juliana Nogueira Pontes Nobre em conjunto com outros especialistas, apontou que as crianças que ficam expostas à telas com acesso a conteúdos educativos, como desenhos animados adequados a sua faixa-etária e mediados pela participação dos familiares, apresentaram bons índices de desenvolvimento infantil, especialmente nas habilidades de linguagem e comunicação.

Muito mais do que animações divertidas, quando adequados à fase em que estão os pequenos e combinados com o tempo de qualidade em família, em que os familiares compartilham momentos especiais com as crianças, os desenhos animados podem estimular novas descobertas e aprendizados, além de ampliar o repertório infantil e contribuir para que os pequenos desenvolvam suas capacidades.

Para garantir que os pequenos desfrutem dos benefícios dos desenhos animados, é importante que os pais e cuidadores escolham animações adequadas à faixa etária e que estejam de acordo com a etapa de desenvolvimento em que a criança está, além de combinar esses elementos com os interesses e preferências dos pequenos.

6 desenhos para assistir em família

Carros na Estrada

Nessa divertida série, Relâmpago Mcqueen e seu grande amigo Mate saem de Radiator Springs para encontrar a irmã do enferrujado caminhão-reboque na região leste. A viagem desses inseparáveis amigos, é um convite para viver incríveis aventuras pela estrada, fazer novos amigos e descobrir muitas coisas novas. Como o próprio Mate diz na série “tem um montão de coisas para ver por aí!”

Peppa Pig

As aventuras da porquinha Peppa junto com sua família, convidam adultos e crianças a se divertirem e aprenderem juntos, enquanto compartilham momentos especiais em família. Nessa série de contos, disponível no Youtube, Peppa vive várias experiências novas como ser árbitra, andar de avião, praticar esportes e muito mais!

Vire um personagem da Peppa Pig e entre Dentro da História
  • Peppa Pig – Parque de Diversões
  • Peppa Pig | Brincando Juntos
  • Peppa Pig | Primeiro Dia de Aula

Pocoyo

Pocoyo é um garoto muito curioso e que adora aprender coisas novas, explorando o mundo ao seu redor. Ao lado de seus amigos Elly, o Pato, Loula e Sonequita, Fred e muitos outros, Pocoyo vive grandes aventuras, convidando os adultos e crianças que acompanham os episódios a darem asas à imaginação e à criatividade.

Masha e o Urso

Masha e o Urso são amigos inseparáveis que compartilham muitos aprendizados, momentos especiais e algumas trapalhadas. De desenhos de mistério até episódios com datas comemorativas, como o Carnaval brasileiro, a animação russa explora diversos temas e utiliza a musicalidade para ensinar coisas novas aos pequenos de forma lúdica e divertida.

Dora Aventureira

Com coragem, inteligência e simpatia, Dora, sua mochila falante e o macaco Botas vivem grandes aventuras para descobrir coisas novas e explorar o mundo ao seu redor. Com muita diversão, Dora estimula ainda o aprendizado de palavras em inglês por meio de interações e repetições presentes em seus episódios. O desenho é um verdadeiro prato cheio para estimular aprendizados e descobertas.

Menino Maluquinho

Lançada pela Netflix, a série animada do Menino Maluquinho, personagem icônico criado pelo grande autor Ziraldo, convida adultos e crianças a embarcar nas aventuras mirabolantes do garoto com a panela na cabeça. Junto com Bocão, Julieta, Sugiro e toda a turma, Maluquinho se diverte, aprende e descobre o mundo.

Desenhos animados e exposição à telas

Embora sejam muito divertidos e um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento infantil e apresentar novos temas aos pequenos, estimulando-os a aprender com diversão, quando apresentados em excesso em dispositivos digitais como TV e celular, os desenhos animados podem prejudicar o sono, a capacidade de concentração e foco, além de ocasionar dores de cabeça e riscos à saúde dos pequenos.

Por essa razão, órgãos como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), recomendam que as famílias evitem expor crianças com menos de 18 meses à telas como televisão, celular, tablets e outros dispositivos digitais. Após essa idade, a recomendação é de que o tempo de telas seja supervisionado por algum familiar e não ultrapasse mais do que 1 hora por dia para as crianças entre 2 e cinco anos, e até 2 horas diárias para os pequenos entre 6 e 10 anos de idade.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts