9 Desenhos para crianças que amam mistérios

Veja a lista com desenhos animados de aventura e mistério que contribuem para o desenvolvimento infantil, proporcionando bons momentos em família.
Irmãos assistindo desenhos
Ouça o post

Conforme vão crescendo, as crianças moldam seus gostos de leitura, de brincadeiras e de desenhos. Por isso, a existência da representatividade nas narrativas é tão importante, para que a família e cuidadores possam apresentar às crianças personagens com quem elas se identifiquem. Além disso, as narrativas proporcionam a expansão do repertório infantil por apresentar outras culturas e realidades.

Entre as narrativas, estão as de mistério, que aparecem nos desenhos e histórias. Esse gênero, que ultrapassa gerações, vai desde os desenhos clássicos da Disney até as aventuras do detetive Sherlock Holmes

Que tal descobrir como narrativas de mistério estimulam o desenvolvimento infantil?

O que está por trás dos desenhos de mistério?

Através das histórias de mistérios as crianças se deparam com seus próprios medos e por meio delas elaboram outras emoções complexas, sendo uma forma de prepará-las para vivenciar e enfrentar os desafios da vida. Além disso, a forma como uma história de mistério é contada prende o leitor ou espectador na narrativa, pois junto com o protagonista ele também fica curioso a cada pista revelada.

Nesse sentido, os desenhos animados de mistério são uma oportunidade para as crianças despertarem a curiosidade pelo mundo que as rodeia, solucionar problemas, usar a criatividade, desenvolver autoconfiança e cooperação entre amigos e equipes. Juntas, essas habilidades estimulam o desenvolvimento dos pequenos, além de serem um convite para os cuidadores e familiares mergulharem em universos lúdicos que sempre têm um novo ensinamento a oferecer.

Mesmo sendo um recurso incrível, é indispensável apresentar os desenhos animados com limites de tempo de exposição de tela estabelecidos e monitorados pelos responsáveis.

9 desenhos animados de mistério para assistir com as crianças

1. Carmen Sandiego 

A série animada trás para o universo infantil a famosa ladra que protagonizou na década de 1990 o jogo educativo com o seu nome: Carmen Sandiego .

Com essa história, ao invés de analisarmos a perspectiva dos detetives ou heróis, acompanhamos a jornada de Carmen, que percorre vários países, escapando com sua inteligência e com a ajuda de amigos. Por meio da série, disponível na Netflix, as crianças conhecem costumes e culturas diferentes, expandindo seu repertório.

2. Contos Assustadores de Masha

Masha é uma garota de 3 anos que vive em uma casa na floresta e junto com seu amigo Urso explora tudo que está ao seu redor. O desenho animado, Contos Assustadores de Masha é uma série que mostra para as crianças como lidar com as coisas que mais as assustam, como medo de monstros, da escola, de trovões e muitos outros.

As aventuras dos personagens da Masha e o Urso encantam as crianças que se envolvem com as descobertas e trapalhadas dos amigos, explorando de forma leve as emoções, criatividade e a curiosidade. A série completa está disponível na Netflix.

3. Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

A produção da Disney apresenta dois irmãos elfos adolescentes que vivem no subúrbio de um mundo fantástico. A grande missão dos dois protagonistas é encontrar onde está escondida a magia. 

O desenho Dois Irmãos – Uma Jornada, de forma leve e bem humorada, conduz as crianças por aventuras que as ajudam a lidar com emoções como a saudade. Os irmãos, que perderam o pai, buscam recriar a imagem dele, misturando magia e realidade. Além dos aspectos emocionais, o filme, disponível no Disney Plus, desperta a imaginação dos pequenos.

4. Frozen: Uma Aventura Congelante

Anna e Elsa são duas princesas irmãs mantidas afastadas durante a infância por conta de um acidente envolvendo os poderes especiais de Elsa, a irmã mais velha. As duas se reencontram depois da morte dos pais e um novo acidente acontece. Elsa parte para longe tentando se isolar do mundo, provocando o congelamento do reino.

A grande missão de Anna é reencontrar a irmã e descobrir se a princesa Elsa realmente virou uma vilã que usa seus poderes congelantes contra os outros, ou está reclusa por se sentir culpada de não saber lidar com seu próprio poder e acabar ferindo os outros. A história, que incentiva o protagonismo das meninas, desperta nas crianças a capacidade de resiliência, o fortalecimento de laços afetivos e a empatia, está disponível no Disney Plus e Amazon Prime Video.

5. Gravity Falls

A série animada criada pela Disney, leva o nome da cidade do interior em que se passa a história, Gravity Falls . No vilarejo, os irmãos gêmeos Dipper e Mabel Pines vão passar as férias com seu tio avô Stan. O tio das crianças tem uma loja chamada “Cabana dos Mistérios”, que chama atenção dos visitantes, pois cria seres inexistentes. 

A história muda, quando os gêmeos e sua pequena irmã Mabel, começam a suspeitar que algo estranho acontece na cidade, aparentemente tranquila. Os mistérios são muitos e envolvem todos os personagens da série, ensinando às crianças lições valiosas sobre companheirismo, confiança e sobre como despertar a curiosidade. A série completa pode ser assistida no Disney Plus.

6. Meu amigo Totoro 

Produzido pelo estúdio Ghibli, o desenho animado Meu amigo Totoro conta a história das duas irmãs Mei e Satsuki que mudam da cidade para o campo, pois a mãe delas está internada no hospital e querem ficar mais próximas. 

Juntas, as duas vão se aventurar pela natureza que cerca sua casa e conhecer os misteriosos espíritos da floresta, entre eles o de Totoro. A fantasia assim como a imaginação serão importantes para que as meninas passem por essa desafiadora fase de mudança e pela internação da mãe. Demonstrando cuidado e solidariedade com o outro e com o meio ambiente, é um clássico que divertirá as crianças e toda família. As animações do estúdio Ghibli estão disponíveis na Netflix.

7. Moana – Uma Aventura no Mar

No filme Moana – Uma aventura no Mar , a heroína recebe um misterioso chamado para uma aventura em alto mar: quebrar uma maldição feita pelo semideus Maui e devolver o coração roubado da deusa Te Fiti.

Moana é a filha do líder de uma tribo que vive na Polinésia e contrariando as ordens do pai, a protagonista parte em busca do chamado por aventura que vem do seu coração. A história mostra uma encantadora jornada pelo autoconhecimento e pela descoberta da ancestralidade de Moana. Com o desenho, disponível no Disney Plus, as crianças podem se identificar, entender a importância da autoconfiança e de buscar realizar seus sonhos.

8. Scooby Doo

O famoso grupo de amigos que investiga mistérios sobrenaturais na série animada Scooby Doo desperta o gosto pela investigação das crianças e traz boas memórias para a família, afinal o desenho animado foi lançado em 1969.

A bordo do furgão Máquina do Mistério os amigos desvendam uma série de casos envolvendo monstros e fantasmas, com muito humor e inteligência. Os personagens do desenho envolvem as crianças em histórias de ação e aventura importantes para gerar identificação e autoconfiança. Os filmes e desenhos podem ser alugados pela Amazon Prime Video.

9. Um conto Sombrio dos Grimm

Na série Um conto Sombrio dos Grimm, os famosos irmãos João e Maria vivem aventuras assustadoras, encontrando diferentes vilões das diversas histórias dos irmãos Grimm.

Os três corvos aparecem na história, narrando e comentando os acontecimentos para mediar e trazer leveza à animação. Contendo traços de terror, mistério e fantasia, o desenho é indicado para a faixa etária de 12 anos. Como reforça o diretor Simon Otto, o desenho, disponível na Netflix, permite que as crianças vivenciem situações desafiadoras e assustadoras através de uma história divertida.

Livros de mistério para estimular a curiosidade na infância

Além dos desenhos animados, a leitura é um lugar mágico em que o mistério é sempre bem-vindo. Confira a seguir uma lista especial de livros personalizados para os pequenos mergulharem e se reconhecerem nas aventuras como protagonistas da história!

Sherlock Holmes

É hora de investigar com o livro personalizado Sherlock Holmes! Nessa história a criança vai desvendar os enigmas e seguir as pistas deixadas para descobrir onde foi parar sua amiga Watson.

Uma Jornada Pré-Histórica

Livro personalizado Jornada Dinossauros

No livro personalizado Uma Jornada Pré-Histórica a criança vai conhecer vários dinossauros diferentes, em uma aventura emocionante para devolver um ovo perdido à sua família!

O Sumiço de Sansão 

No livro personalizado da Turma da Mônica – O Sumiço de Sansão, a Mônica não consegue encontrar o seu coelho de pelúcia, Sansão, então convoca o seu pequeno e toda a turminha do Limoeiro para bolar um plano para encontrá-lo.

A Caixa Misteriosa 

Neste livro personalizado, seu pequeno receberá uma caixa misteriosa que transformará o seu dia e o de seus amigos. Personalize essa história leve e lúdica, que fala com as crianças sobre tudo aquilo que nos torna humanos.

Um Herói não Desiste Nunca

A criança vai se juntar aos PJ Masks Connor, Amaya e Greg no livro personalizado Um Herói não Desiste Nunca, os incríveis heróis de pijama, para desvendar um mistério e aprender uma grande lição sobre determinação!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts