7 Enigmas de Sherlock Holmes para fazer com as crianças

Pratique de forma divertida o raciocínio lógico e a observação por meio de enigmas junto com livro infantil personalizado Sherlock Holmes
Enigmas Sherlock Holmes para crianças

Esse texto começa com um desafio: ele é um detetive inglês que encantou gerações de crianças e adultos, tem um amigo inseparável que o ajuda a solucionar os mistérios mais improváveis e mesmo não sendo uma pessoa real, tornou-se mais conhecido que o próprio autor que o criou. Você sabe quem é? Quem respondeu Sherlock Holmes, decifrou o enigma!

O personagem criado em 1887 pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes protagoniza ao lado de seu amigo Watson 4 romances e 56 contos escritos pelo autor, além de diversas adaptações para o cinema e a literatura. 

A fama do personagem permitiu até que seu endereço fictício, Rua Baker Street 221b, se tornasse  o Museu de Sherlock Holmes em Londres. Nele, os visitantes se sentem transportados para as histórias policiais através dos objetos, móveis e vestuários iguais ao universo londrino dos livros.

As histórias de Sherlock Holmes fascinaram o autor e vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura Júlio Emílio Braz, desde a infância. Elas foram fundamentais para desenvolver seu gosto e encanto pela leitura. Como fã e apaixonado por criar enigmas e histórias, o escritor se desafiou a escrever o livro infantil personalizado Sherlock Holmes. A história é recheada de enigmas que despertam a curiosidade e estimulam o raciocínio lógico das crianças, principalmente nas idades de 6 a 12 anos.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

O método científico no livro infantil personalizado de Sherlock Holmes 

O método científico e dedutivo desenvolvido pelo detetive Sherlock Holmes baseava-se em três aspectos: a observação, a dedução e o conhecimento. 

No livro infantil personalizado Sherlock Holmes, escrito pelo autor Júlio Emílio Braz, a criança precisa resolver o enigma que envolve o sumiço de sua amiga Amália Watson. Para resolver esse misterioso sumiço, o pequeno leitor precisará prestar atenção aos mínimos detalhes, solucionando os enigmas que encontrar pelo caminho utilizando a lógica, além  de aprender sobre o detetive mais famoso do mundo.

Detalhe do método científico no livro infantil Sherlock Holmes

Sendo apresentado de forma leve e divertida, o método científico utilizado por Holmes, irá estimular o espírito investigativo, a habilidade de organizar informações e a solução de problemas da criança que será protagonista dessa história como uma verdadeira detetive.

Enigmas desafiadores para acompanhar a leitura 

Conheça a seguir 7 enigmas de Sherlock Holmes para solucionar com as crianças e potencializar a experiência dos pequenos com o livro infantil personalizado.

Enigma 1

Imagine que você está em uma sala escura ao lado de Sherlock. Nela há um fósforo, uma lâmpada de querosene, uma vela e uma lareira. O que você acenderia primeiro?

Enigma 2

Certo dia Watson estava bebendo uma xícara de café em um restaurante quando encontrou uma mosca no café. Pediu para o garçom trocar por outra xícara de café. Quando o Watson tomou um gole disse para o garçom que aquela era a mesma xícara! Como ele sabia que aquela xícara não tinha sido trocada?

Enigma 3

O detetive Sherlock encontrou um bilhete que faz parte de uma pista de um mistério que precisa ser solucionado. “Se você me tem, quer me compartilhar; se você não me compartilha, você me manteve. O que eu sou?”

Enigma 4

Watson e Sherlock adoram brincar com enigmas para treinar o método científico. Ajude-os a encontrar a resposta desse enigma: um macaco, um esquilo e um pássaro estão correndo para o topo de um coqueiro. Quem pegará a banana primeiro, o macaco, o esquilo ou o pássaro?

Enigma 5

Ajude Sherlock Holmes a resolver o caso do sumiço de Sra. Evans que mora em sua bela casa na rua Baker. O detetive encontrou um bilhete escrito pela vítima que está relacionado ao nome do sequestrador:

“Cinco de abril, dois de junho, primeiro de agosto e primeiro de novembro”.

Os nomes dos três suspeitos são:

Carmen Dias

Luan Reis

Amanda Castro

Resolva o enigma do bilhete e encontre o nome do verdadeiro responsável pelo sumiço da Sra. Baker.

Enigma 6

Assim como o Sherlock este é um enigma muito conhecido e que todos adoram, será que você sabe a resposta? O que será, que será, que são sete e são irmãos. Cinco vão à feira e só dois é que não vão. 

Enigma 7

O detetive Sherlock e seu amigo Watson precisam descobrir o nome de uma loja em que está escondida uma nova pista para a solução de um caso. Por mensagem receberam o seguinte anagrama: 

CRIM

ALE

Coloque as palavras em ordem e encontre o nome da loja!

Respostas para os enigmas

Enigma 1: O fósforo.

Enigma 2: Watson antes de pedir para trocar a xícara de café tinha colocado açúcar. Quando o garçom trouxe a xícara pela segunda vez, ele percebeu que o café estava doce. 

Enigma 3: O segredo.

Enigma 4: Nenhum deles, porque o coqueiro não dá banana.

Enigma 5: Os números estão relacionados às letras de cada nome do mês: abriL, jUnho, Agosto, Novembro. Formando o nome: Luan.

Enigma 6: Os dias da semana.

Enigma 7: Alecrim.

A criança vivendo uma aventura cheia de mistérios 

Livro infantil personalizado Sherlock Holmes

Além de embarcar em um universo cheio de mistérios e enigmas de quebrar a cabeça, a criança irá descobrir com o livro infantil personalizado “Sherlock Holmes” um novo gênero literário e lições valiosas sobre a amizade.

A personalização do livro permite que a criança se envolva e se identifique mais ainda com a história, já que dessa vez ela será o detetive! Nesse sentido, o autor da história, Júlio Emílio Braz reforça: “acreditamos e consequentemente continuamos lendo quando nos vemos nos personagens ou gostaríamos de estar em seu lugar.” Transforme seu pequeno em protagonista, clicando aqui para começar a personalização do livro infantil Sherlock Holmes.

No Clube Dentro da História, os assinantes podem colocar o livro infantil Sherlock Holmes em sua trilha e recebê-lo junto com um Kit de Leitura recheado de atividades e brincadeiras que estimulam o aprendizado. Para ganhar 10% de desconto na assinatura com o cupom BLOGDDH e saber mais sobre os benefícios do Clube, é só clicar aqui.

5 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts