10 Curiosidades sobre a Sésamo que você não sabia

Conheça fatos curiosos sobre a turma da Sésamo, programa educativo pioneiro que marcou a infância de várias gerações e continua fazendo sucesso com os pequenos!
Personagens da Vila Sésamo

Ao longo de seus 50 anos de história, essa turma foi parte da infância de diversas gerações. Anteriormente conhecida como Vila Sésamo, a série de coprodução brasileira foi inspirada no programa infantil americano Sesame Street, lançado em 1969.

10 fatos curiosos sobre a Sésamo

Garibaldo, Elmo, Ênio e outros personagens icônicos estrearam aqui no Brasil em 1974, trazendo o formato inovador do programa para a realidade das nossas crianças. Em seguida contamos 10 curiosidades que você e seu pequeno vão adorar saber sobre a Sésamo!

1. O formato inovador na TV

O formato do programa foi resultado de pesquisas que mostraram que as crianças não prestavam atenção na mesma coisa por mais de três ou quatro minutos. Para cumprir o propósito educativo, a equipe do programa desenvolveu um processo pedagógico baseado em pequenos esquetes com duração máxima de três minutos, nos quais a mesma informação era repetida mais de uma vez.

2. A primeira adaptação foi no Brasil

Atores e personagens da Vila Sésamo original
Foto: Memória Globo

A adaptação brasileira da série Sesame Street foi a primeira do mundo. A tradução do nome da versão nacional não foi feita de forma literal, porque o ambiente de convívio das crianças na época não era apenas a rua, mas sim sua vila ou bairro. Por isso, o programa foi lançado em 1972 com o nome Vila Sésamo e chegou a ser uma produção inteiramente nacional, com uma equipe de cerca de 350 pessoas e a participação de aproximadamente 800 crianças. (Fonte: Memória Globo)

3. Levando educação para a televisão

A Vila Sésamo foi um dos primeiros programas infantis educativos no Brasil, pedagogicamente criado para estimular o raciocínio, transmitir noções básicas do alfabeto, números e cores. Além disso os episódios também ensinavam sobre a importância de resolver conflitos entre adultos, crianças, amigos e no trânsito. Outra curiosidade é que os atores trocavam de roupa várias vezes para mostrar a importância da higiene pessoal.

4. A cor do Garibaldo mudou

Garibaldo azul
Foto: Memória Globo

Na versão americana o Garibaldo era amarelo, mas no Brasil o personagem ganhou a cor azul. Nos Estados Unidos, o ator que interpretava personagem usava um monitor de TV dentro da roupa para conseguir se orientar em cena. Já o ator brasileiro Laerte Morrone preferiu tirar algumas penas do seu figurino de avestruz para enxergar melhor sem esse recurso. Além da dificuldade para enxergar, não era fácil gravar com a cabeça do personagem, que pesava 5kg.  

5. A música de abertura foi premiada

O tema de abertura do programa no Brasil contagiava as crianças e os adultos. Composta por Paulo Sérgio Valle, Nelson Motta e Marcos Valle, a música “Alegria da Vida” ganhou o prêmio de melhor música feita para uma adaptação do Sesame Street. Ela foi gravada com piano Fender Rhodes e com o acompanhamento da orquestra do maestro Waltel Branco.

Veja a abertura original abaixo:

6. A volta da Sésamo na era digital

Em 2016 o programa voltou com uma temporada lançada em um novo momento da marca, que deixou de se chamar Vila Sésamo e se adaptou a uma nova geração, abordando assuntos atuais e utilizando ferramentas do mundo digital. Agora chamada Sésamo, mantém seu propósito educativo, valorizando as brincadeiras, as múltiplas linguagens e a alfabetização digital, com o objetivo de desenvolver competências essenciais para as crianças do século 21. Hoje, quem não puder acompanhar o conteúdo na televisão também pode ver tudo pelo canal oficial do YouTube.

7. Participação de celebridades

A nova temporada de Sésamo tem a participação de celebridades como Palmirinha, Chico César, Gaby Amarantos, Emicida, Céu, Negra Li, Tânia Kalil, Bela Gil e Maria Fernanda Cândido. Com o intuito de promover a cidadania, a escolha dos convidados buscou ressaltar a importância da diversidade e da inclusão, representando diferenças físicas, étnicas, etárias e de gênero que são importantes para a identificação e formação das crianças.

8. Impactando crianças mundialmente

Por trás da turma da Sésamo está a Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos filiada à Sesame Street, que hoje atinge 156 milhões de crianças em mais de 150 países. A sua missão é usar o poder educativo da mídia para o desenvolvimento das crianças, através de diversas de plataformas, como programas de televisão, experiências digitais, livros e engajamento comunitário. Considerando a realidade e os desafios educacionais de cada contexto, o objetivo é ajudar as crianças de todos os lugares a crescerem mais inteligentes, saudáveis e afetivas.

Leia também: O que é protagonismo infantil e como incentivá-lo?

9. Educação financeira para a família

No projeto multimídia “Sonhar, Planejar e Alcançar”, a turma da Sésamo ensina crianças e famílias sobre educação financeira. O objetivo é promover mudanças positivas no comportamento financeiro das populações de dez países, nos próximos quatro anos. Os conteúdos lúdicos e engajadores ajudam as famílias e crianças a identificarem sonhos, definirem metas, fazerem planos e entenderem que suas escolhas do dia a dia podem ajudá-los a alcançar seus objetivos. No Brasil, o projeto contribui para a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) do governo.

10. Inclusão através de brincadeiras

Outro projeto da Sésamo é o “Incluir Brincando”, que busca promover o direito de brincar a todas as crianças. Os episódios especiais na TV e no Youtube ganham uma convidada especial: Sivan é a boneca cadeirante e sua participação reforça a ideia de que toda criança tem o direito de brincar, além de ressaltar o respeito à diversidade e a importância da colaboração durante brincadeiras inclusivas. Além dos episódios, o programa envolve ações com educadores, familiares e cuidadores, e oferece acesso à Coleção Incluir Brincando, que reúne dicas de brincadeiras e atividades inclusivas.

E você, tem memórias da Vila Sésamo? Esses personagens fazem parte da vida dos seus pequenos hoje em dia? Conta pra gente nos comentários!

Veja também: Curiosidades sobre os personagens da Turma da Mônica

Total
14
Shares
4 comments
  1. Boa tarde, não está presente no dia a dia das minhas crianças . Mas irei inserir com certeza , para resgatar um contato maravilhoso nas histórias de sésamo.

    1. Oie, Ana! Tudo bem?

      Ficamos felizes em saber que você gosta da Sésamo e vai apresentar os personagens e histórias aos seus pequenos.
      Boa diversão em família! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts