A importância do engajamento da família na vida escolar do aluno

participação dos pais na vida escolar do filho
Ouça o post

Quanto maior a participação da família na rotina escolar, melhor é o desempenho acadêmico dos alunos.

A participação dos responsáveis na rotina escolar possui uma grande importância no desenvolvimento e no processo educacional do aluno. O engajamento escolar ainda é um dos grandes desafios das instituições de ensino.

Como aproximar pais e responsáveis, cuja a rotina de trabalho é longa e com pouco tempo para acompanhar a vida escolar do filho?

Alguns responsáveis acreditam que a educação do aluno seja de total responsabilidade da escola, mas não é bem assim. A educação é um processo misto, que compreende todas as práticas vistas em casa, na escola e na comunidade. Assim, é preciso a união de todas as pessoas inseridas no ambiente educacional para que o aluno se sinta mais motivado e preparado para o futuro.

Como participar da educação dos filhos?

O interesse da família na vida escolar é fundamental, mas nem todos os responsáveis sabem como ajudar os alunos nesse processo, por isso, separamos algumas dicas de como fazer com que os responsáveis se aproximem e participem da rotina escolar dos alunos. Confira!

1 – Coloque a educação escolar no dia a dia

Abra espaços para os diálogos e converse sobre o que o aluno aprendeu durante o seu dia, como foi na escola, sobre os amigos. Separe locais e momentos para ouvi-los, fazendo com que eles sejam capazes de opinar, expressar seus pensamentos etc. Com os alunos mais velhos, tente falar sobre a faculdade, as dificuldades do dia a dia e sobre o futuro, o que ele busca ou espera.

2 – Valorize o conhecimento

Seja do professor, do aluno, a aprendizagem em si. O aluno aprende o valor da educação quando percebe o quanto isso é importante para a família também. Então, demonstre interesse no conhecimento absorvido.

3 – Apoie o protagonismo do aluno

já imaginou o quão produtivo seria se todo estudante se visse como responsável pelo próprio aprendizado, no centro das aulas e intervindo sobre seu processo educacional? É isso que o protagonismo prega, o aluno como o principal responsável pelo seu desenvolvimento. Os responsáveis devem apoiar o aluno para que ele se sinta parte importante do processo.

4 – Compareça aos eventos escolares

A escola muitas vezes cria iniciativas visando a aproximação dos responsáveis, seja uma reunião, entrega de notas e trabalhos, apresentações, festinhas etc. Por isso, é importante que você compareça aos eventos, pois isso faz uma enorme diferença no engajamento escolar.

5 – Ajude na lição de casa

A lição de casa também é uma forma de aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos. Dessa forma, procure entender as tarefas que seu filho tem realizado na escola e ajude-o revendo tudo em casa. Determine um local e horário de estudo, isso faz com que o aluno mantenha uma rotina e tenha compromisso com as responsabilidades da escola.

Leia também: Como os responsáveis podem ajudar na lição de casa

6 – Utilize a tecnologia

A tecnologia também pode ser um forte aliada nessa missão. O digital faz parte da vida de crianças e jovens. As tecnologias digitais permitem aos alunos um maior acesso à informação, o contato com novas linguagens, aproximam o conteúdo de ensino etc. Então, utilize da forma correta para obter resultados positivos.

Leia também: Os benefícios em utilizar a tecnologia na educação

Alguns dicas extras são: Converse também com o professor. Procure saber se a criança está tendo uma dificuldade de aprendizagem. Pergunte se o seu filho é agitado ou se é tímido demais. Absorva tudo que a escola puder te passar de dados. Informe-se sobre a vida escolar do seu filho.

Quer acompanhar a vida escolar do seu filho de um jeito rápido, fácil e prático? Conheça a Agenda Edu, o aplicativo de comunicação escolar que facilita e melhora o engajamento entre famílias e escolas. Com ele, os responsáveis têm acesso a informações sobre atividades, alimentação, comunicados, eventos e muito mais, tudo em seus celulares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts