20 curiosidades sobre o Sistema Solar | Série Descobertas Científicas

Curiosidades sobre o Sistema Solar

Nesse post da série Descobertas Científicas, descubra fatos surpreendentes e curiosidades sobre o Sistema Solar e seus planetas!

Qual o tamanho da Via Láctea? Do que é formado o Sol? Por que Plutão é um planeta anão? Neste post da série “Descobertas Científicas”, você vai descobrir estes e outros fatos curiosos sobre o Sistema Solar e os mistérios do Universo. Compartilhe as descobertas com as crianças e estimule o interesse pela ciência desde cedo!



Por que estimular o interesse pela ciência?

A ciência está tão presente no cotidiano que muitas vezes nem percebemos. Por exemplo, quando observamos o céu, quando notamos as mudanças das estações, quando nos alimentamos e ou tomamos um remédio. A ciência faz parte de nós mesmos, assim como do mundo à nossa volta, e dessa forma nos conecta com ele. 

Por isso é tão importante estimular o interesse das crianças pela ciência. Praticar o método científico estimula a curiosidade, o raciocínio e a capacidade crítica.O hábito de buscar conhecimento, independentemente do tema, deve surgir bem cedo e se manter presente na vida adulta. Isso acontece quando, ainda crianças, somos estimulados a reconhecer que a ciência vai muito além dos livros didáticos: ela está em tudo e afeta diretamente as nossas vidas.

Veja também: 5 experimentos científicos para fazer com as crianças em casa

Descubra curiosidades sobre o Sistema Solar

Aprender sobre os planetas do Sistema Solar, além de essencial para compreender a grandiosidade da Terra e do Universo, pode ser muito divertido!

Livro personalizado com curiosidades sobre o Sistema Solar
Livro personalizado: Desafio no Sistema Solar


No livro personalizado Sistema Solar” criado em parceria pela Dentro da História e a Discovery Kids, as crianças viram protagonistas de um grande desafio científico e viajam pelo espaço. Na história, indicada para leitores de 6 a 12 anos, o protagonista conhece os planetas e astros que giram ao redor do Sol, aprendendo ciências de forma estimulante e divertida.

Logo a seguir, você pode conferir mais curiosidades sobre o Sitema Solar e o espaço sideral, para compartilhar com os pequenos cientistas que tem em casa e aprenderem ainda mais juntos! 

  1. O Sol corresponde a 99,86% da massa total do Sistema Solar.
  2. Nosso sol é uma bola de fogo gigante movida por reações nucleares e fornece a energia que sustenta a vida na Terra.
  3. O Sol está entre 25.000 e 30.000 anos-luz do buraco negro supermassivo que forma o centro de nossa galáxia.
  4. Se nosso sistema solar fosse do tamanho de sua mão, a Via Láctea cobriria a América do Norte.
  5. Oito planetas confirmados e pelo menos cinco planetas anões orbitam nosso sol.
  6. Mercúrio foi nomeado em homenagem ao mensageiro dos deuses romanos, por causa de sua rotação rápida em torno do sol.
  7. Com o nome da deusa romana do amor, Vênus é o planeta mais quente do nosso sistema solar.
  8. Os cientistas acham que a lua da Terra foi formada a partir de um pedaço da Terra que se partiu quando um objeto gigante colidiu com o planeta.
  9. Existem rochas encontradas na Terra que vieram diretamente de Marte. Acredita-se que essas rochas caíram aqui devido a um asteróide que atingiu Marte, ou de uma explosão vulcânica em nosso planeta vizinho.
  10. A maioria dos elementos encontrados em outros planetas são hélio e hidrogênio. Entretanto, 90% da Terra é composta de ferro, oxigênio, silício e magnésio.
  11. Marte, o Planeta Vermelho, abriga o maior vulcão do sistema solar, o Olympus Mons.
  12. Júpiter é duas vezes maior que todos os outros planetas do sistema solar combinados e, no entanto, tem o dia mais curto de todos, levando 10 horas para girar em torno de seu eixo.
  13. Saturno, além dos seus anéis, também tem 82 luas, variando desde o tamanho de um campo de futebol ao tamanho do planeta Mercúrio.
  14. Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto usando um telescópio. É composto de elementos mais pesados que seus vizinhos gasosos, sendo uma mistura de água, metano e amônia.
  15. Netuno, que deve o seu nome ao deus romano do mar, está tão longe do sol que leva 4 horas para a luz do sol chegar ao planeta.
  16. Os ventos fortes de Netuno impulsionam nuvens de metano congelado a velocidades de até 2.000 km/h.
  17. Plutão, que já foi o nono planeta do Sistema Solar, foi rebaixado ao status de planeta anão em 2006 porque divide sua órbita com outros objetos espaciais. 
  18.  Se você for para o espaço, sem a gravidade da Terra, sua coluna é capaz de se expandir e você pode crescer até 5cm.
  19. “Lixo espacial” pode ser qualquer objeto feito pelo homem e deixado flutuando no espaço. Os cientistas estimam que haja pelo menos 500.000 peças de lixo espacial atualmente em órbita.
  20. Existem mais estrelas no Universo do que grãos de areia em todas as praias da Terra juntas. Apenas dentro de nossa galáxia, a Via Láctea, podem existir cerca de 400 bilhões de estrelas.

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o Sistema Solar? Confira o livro personalizado e garanta ainda mais diversão e aprendizado para os pequenos cientistas!

Total
3
Shares
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts