7 músicas de Festa Junina para se divertir com as crianças

Veja as músicas de Festa Junina que irão animar o arraiá das crianças trazendo muita alegria para essa época do ano.
menino e menina se divertindo com as músicas de festa junina
Ouça o post

O que não pode faltar na festa junina dos pequenos? As comidas típicas, a quadrilha, a decoração, a blusa xadrez, o chapéu de palha, e claro, as músicas de Festa Junina para animar essa festança tão tradicional e brasileira!

Essa festa popular começou como uma tradição trazida pelos portugueses e espanhóis, sendo hoje, comemorada por todo o Brasil de formas diversas e plurais, celebrando a chegada do inverno com muita paçoca, chocolate quente e milho quentinho para aquecer os pequenos e a família toda.

Em uma boa festa a música é um dos principais ingredientes para a alegria, por isso, separamos uma trilha sonora muito divertida e cheia de histórias para as crianças dançarem e pularem muito.

Conheça o Brasil com a Turma da Mônica
  • Turma da Mônica – Capitais do Brasil
  • Turma da Mônica – Comidas Típicas
  • Turma da Mônica – Festas Populares

Arraiá das crianças: 7 músicas de Festa Junina

O arraiá é um momento especial para apresentar para as crianças brincadeiras de festa junina e músicas brasileiras, expandindo o repertório cultural, estimulando a criatividade e o desenvolvimento motor dos pequenos por meio das danças.

Entre as músicas de Festa Junina estão as cantigas populares que passam tradicionalmente de uma geração para outra. Elas são verdadeiras histórias cantadas e muitas são reconhecidas como patrimônio cultural por contarem tanto sobre a pluralidade do Brasil.

Outro ritmo inesquecível e que é muito divertido de dançar com as crianças nessa época do ano é o forró. Ele tem origem no Nordeste brasileiro e enche de alegria qualquer arraiá, seja em casa ou na escola.


A família e cuidadores ao mostrar diferentes ritmos estimulam a musicalidade e permitem que as crianças descubram novos sons e instrumentos musicais, no forró, por exemplo, estão sempre presentes o triângulo, a sanfona e a zabumba. Que tal descobrir a seguir as músicas que vão animar a festança da criançada?

1. Cai, Cai Balão

A primeira da lista é a conhecida cantiga popular “Cai, Cai Balão”, que já ganhou diversas versões e surgiu em 1933. A Rua do Sabão, citada na canção, realmente existiu no Rio de Janeiro, e, além da cantiga, ela também  é mencionada no  poema de Manuel Bandeira, pois era lá que os poetas se encontravam na época. Além de muitas histórias, essa é uma ótima música para estimular a linguagem e novos vocabulários dos pequenos através da repetição e das rimas.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Galinha Pintadinha Mini – Hora do Sonho
  • Galinha Pintadinha Mini – Hora do Banho
  • Galinha Pintadinha Mini – Hora do Lanchinho

2. Ciranda dos Bichos

Que tal unir os bichinhos tão amados pelos pequenos em uma ciranda junina animadíssima? Com a faixa “Ciranda dos Bichos”, que faz parte do álbum “Músicas Juninas do Palavra Cantada”, as crianças vão bater muita palma, brincar de roda e imitar os bichinhos. Essa é uma atividade incrível que ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo infantil. 

3. São João do Bita

A turma do Mundo Bita está pronta para pular fogueira e se divertir em uma festa junina cheia de bandeirinhas de papel e muitos sorrisos. Acompanhando a música e o vídeo animado de “São João do Bita”, a criança aprenderá sobre as tradições juninas de uma forma leve que estimula a musicalidade e criatividade.

Crie seu livro Bita e entre Dentro da História
  • Mundo-bita-fazendinha
    Mundo Bita – Animais da Fazendinha
  • Mundo Bita
    Mundo Bita – Deu Fome
  • Mundo Bita – Deu Vontade

4. Asa Branca

Continuando a aventura pelas músicas juninas, a canção “Asa Branca” composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira já teve mais de 300 regravações. O músico e compositor Luiz Gonzaga, também conhecido como o pai do Baião, ganhou uma estátua em sua homenagem na cidade de Exu, no Recife, assim como conta o livro personalizado Festas Populares com a Turma da Mônica.

5. Pula fogueira

“Pula Fogueira” é um clássico que faz a criançada pular e dançar na hora da tradicional quadrilha. Dançar quadrilha é um momento muito lúdico para os pequenos, tanto pela preparação das vestimentas com chapéus de palha e maria chiquinhas, quanto por estimular o trabalho em grupo para que todos se divirtam dançando.

6. Esperando na Janela 

Combinando com toda decoração colorida da festa junina, o xote “Esperando na Janela” de Gilberto Gil é uma porta aberta para que as crianças conheçam um pouco mais da música popular brasileira. O ritmo da música vai animar o arraiá dos pequenos e trazer alegria para a família toda!

7. Isso aqui tá bom demais 

Para completar a lista com as músicas de Festa Junina, Dominguinhos e Correia Fernando Manoel são convidados para entrar na roda com a música “Isso aqui tá bom demais”. A música trará muita animação para o arraiá das crianças que vão descobrir um pouco mais da riqueza cultural do Brasil enquanto dançam alegremente no ritmo da sanfona.

Descobrindo as Festas Populares com a Turma da Mônica

A festa junina tem um lugar especial no coração de todos nós, mas existem muitas outras festas populares brasileiras para as crianças conhecerem, e ampliarem seu repertório cultural,desenvolvendo o sentimento de pertencimento e identidade.

livro personalizado Turma da Mônica pelo Brasil nas Festas Populares

No livro personalizado Festas Populares com a Turma da Mônica, a criança irá viajar pelo Brasil inteiro ao lado dos personagens de Mauricio de Sousa para conhecer as comemorações  típicas de cada região, como o Bumba meu Boi do Nordeste, a Cavalhada do Centro-Oeste, a Festa de São João em Recife e muitas outras.


A leitura vai ficar ainda mais divertida, pois a criança será a protagonista da história. Além disso, as ilustrações são um convite para que os pequenos brinquem de encontrar o próprio avatar nas páginas super coloridas do livro. Clique aqui e faça a personalização do livro para seu pequeno ou pequena, aproveitando 10% de desconto com o cupom BLOGDDH10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts