8 Desenhos animados para assistir em família

Conheça alguns dos melhores desenhos para assistir com as crianças e estimular o desenvolvimento infantil de forma divertida.
Família preta assistindo desenhos animados juntos

Os desenhos são muito mais do que apenas animações para entreter as crianças. Por meio deles, os pequenos e pequenas aprendem coisas novas, se divertem com as aventuras e desafios de cada episódio e descobrem suas próprias preferências quando o assunto são seus personagens favoritos.

Os desenhos assistidos em família proporcionam momentos de diversão, proximidade e afeto entre pais e filhos. Além disso, quando os pais apresentam para as crianças os desenhos que marcaram sua infância, compartilham suas memórias, heranças afetivas e culturais mais importantes e constroem laços únicos com os filhos.

É importante lembrar que, mesmo sendo excelentes recursos para estimular novos aprendizados e a troca entre gerações, os desenhos educativos devem ser apresentados com moderação para crianças. Cabe aos familiares monitorar os horários para os pequenos assistirem desenhos evitando uma exposição excessiva às telas de dispositivos eletrônicos.

Conheça 7 desenhos para ver com as crianças

A seguir selecionamos 7 desenhos para assistir em família e estimular o desenvolvimento infantil. 

São animações que despertam o interesse, a percepção e a imaginação dos pequenos de forma lúdica e muito divertida. Os desenhos são ainda um prato cheio para incentivar a criatividade e as diferentes habilidades das crianças. Que tal chamar as crianças, preparar um lanchinho delicioso e apertar o play para começar a diversão em família?

1. Turma da Mônica

Os personagens da Turma da Mônica criados por Mauricio de Sousa atravessam gerações encantando crianças, jovens e adultos. Afinal, como não se divertir e aprender sobre amizade, respeito e pluralidade com as aventuras da turminha do Limoeiro?

São diversos episódios disponíveis para assistir com crianças de todas as idades, desde os bebês que vão se divertir com a Turma da Mônica Toy, até os mais velhos, que já se identificam com os desafios da Turma da Mônica Jovem.

Veja também: Fã da Turma da Mônica de 94 anos vira personagem e recebe surpresa

2. Charlie e Lola

Nas aventuras de Charlie e Lola as crianças aprendem sobre os valores familiares, os dilemas e desafios da convivência entre os irmãos e o poder da imaginação de forma bem-humorada e muito divertida.

O desenho britânico que conta as aventuras do irmão mais velho Charlie e de sua irmãzinha Lola, foi lançado em 2005 e possui 3 temporadas para ver e rever em família.

3. Shaun, o Carneiro

Em uma pequena fazenda Shaun, o Carneiro vive cercado de outros animais, dentre eles seu primo Timmy e o cachorro Bitzer. Juntos eles ajudam o fazendeiro a solucionar os desafios da propriedade sempre com muita aventura e diversão.

A animação é uma excelente ferramenta para estimular a percepção das crianças, pois durante os episódios os personagens se comunicam com gestos e não com a fala. 

4. Show da Luna

Luna é uma garotinha muito inteligente e curiosa que vive querendo saber o por quê das coisas. Ao lado de seu irmão Júpiter e do furão Cláudio, ela apresenta suas descobertas de forma muito divertida nos episódios do Show da Luna.

Além de ser uma animação incrível para assistir em família, o desenho também desperta nas crianças o interesse pela ciência.

Baixe grátis: Brincadeiras do Show da Luna para fazer em casa

5. Caillou

Ao lado de sua família e do gatinho Gilbert, Caillou explora o mundo e descobre pela primeira vez sentimentos como ansiedade, empatia, medo e tristeza. Com muita aventura, o garotinho de 4 anos transforma seus aprendizados em momentos divertidos e especiais.

O desenho, lançado em 1997, é uma ótima opção para as famílias que desejam dar os primeiros passos no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos filhos.

6. Mundo Bita

Junto com sua turma, o apresentador de bigode laranja encanta crianças e adultos por onde passa. Em seu balão ela viaja com sua turma para apresentar diferentes lugares aos pequenos, sempre com muita alegria.

Cada aventura possui uma canção especial para estimular as crianças a aprenderem de forma divertida e lúdica com o Mundo Bita.

Leia mais: 10 anos de Mundo Bita, conheça a história do personagem

7. Cyberchase: A Corrida do Espaço

Desenho animado Cyberchase: A Corrida do Espaço
Fonte: TV Cultura

Aprender matemática e ciências é muito mais divertido, acompanhando as aventuras de Cyberchase. A cada episódio a turminha de amigos une suas habilidades científicas e matemáticas para livrar o planeta das mãos do vilão Hacker.

O desenho, que utiliza elementos da tecnologia, é uma opção muito divertida para se divertir e aprender em família.

8. Patrulha Canina

Na Baía da Aventura a Patrulha Canina enfrenta diversos desafios para ajudar a cidade. A partir dos comandos de Ryder, um garoto de 10 anos de idade, os filhotes mais amados das crianças se juntam para solucionar tarefas e aprender uns com os outros.

A animação, que é exibida em diversos países ao redor do mundo, ensina para as crianças a importância do trabalho em equipe e de cuidar do próximo.

Lembre-se de nos contar aqui nos comentários quais desenhos vocês gostaram mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts