Presentes para o Dia das Crianças: veja dicas por idade

Conheça a origem do Dia das Crianças no Brasil e confira uma lista com 16 ideias de presentes inesquecíveis para cada faixa etária.
Criança negra sorrindo enquanto recebe uma caixa de presente dos pais.
Ouça o post

Você sabia que o Brasil foi um dos primeiros países no mundo a comemorar o Dia das Crianças? Após o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, realizado no Rio de Janeiro, as autoridades da época instituíram que a partir de 1924 fosse comemorado em 12 de outubro o Dia da Criança no Brasil

Anos mais tarde, em 1959, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) instituiu o dia 20 de novembro como o Dia Universal das Crianças. A data foi escolhida para celebrar a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Uma data para comemorar em família

Pai e mãe brincando com as duas filhas no chão da sala

Desde que foi criado no Brasil, o Dia das Crianças é comemorado com muita alegria pelos pequenos, que aguardam ansiosos pelos presentes, assim como as famílias. Conviver com uma criança e participar de seu desenvolvimento transforma todos que estão ao redor, especialmente os papais e mamães.

Ainda que a rotina de conciliar a carreira com as tarefas domésticas e a educação dos pequenos seja repleta de desafios, o Dia das Crianças é uma data para ser comemorada em família. Afinal, ao lado dos pequenos e pequenas passamos a olhar a vida com mais simplicidade, valorizando cada momento juntos, descobrimos a magia em continuar aprendendo e celebramos as pequenas conquistas e descobertas do dia a dia.

Presentes para o Dia das Crianças

Menina branca sorrindo e com as mãos no rosto enquanto recebe um presente de sua mãe.

Como mencionamos, os pequenos e pequenas aguardam ansiosamente pelos presentes que vão receber no 12 de outubro. Por esse motivo, muitas famílias acabam enfrentando diversos questionamentos no momento da escolha do presente, tais como:

  • Qual o melhor presente para o Dia das Crianças?
  • Como escolher o presente ideal para cada faixa etária?
  • Onde encontrar o presente perfeito para o Dia das Crianças?

Essas dúvidas são bastante comuns, pois em meio a tantas opções de jogos, brinquedos e dispositivos eletrônicos, as famílias desejam que os presentes sejam inesquecíveis e proporcionem experiências únicas para as crianças.

Pensando nisso, listamos abaixo dicas de presentes por idade para o Dia das Crianças. Confira!

Ideias de presentes para o Dia das Crianças

Bebês até 2 anos de idade 

Nessa idade a criança está desenvolvendo sua consciência corporal e descobrindo todos os cinco sentidos. Além disso, ela também começa a aprender como seus movimentos interagem com o mundo ao seu redor, enquanto se adapta à rotina diária de sono, banho e alimentação.

Por essa razão, os presentes que estimulam o desenvolvimento das noções corporais e incentivam a rotina de forma lúdica são os mais indicados para os pequenos e pequenas dessa faixa etária. Veja abaixo algumas ideias de presentes para essa idade!

Livros personalizados

Imagem mostra as capas dos três livros lançados pela Highlights em parceria com a Dentro da História

Os livros personalizados com o nome e o avatar da criança auxiliam as crianças em seu processo de descoberta do mundo, além de transformá-las em protagonistas de suas próprias histórias.

Na coleção “Descobrindo a Gentileza” a criança embarca em três incríveis aventuras. Enquanto se divertem com os amigos e a família, conhecem o alfabeto ou aprendem a contar, os pequenos leitores vão descobrir o poder da gentileza para transformar o mundo!

Brinquedos de borracha

Para a fase de descobertas dos cinco sentidos, os brinquedos de borracha e materiais maleáveis são excelentes opções para estimular os pequenos de maneira lúdica.

O mais legal é que são diversas opções para escolher como animais, formas, letras e muitos outros. Por isso, no momento da escolha, leve em consideração as preferências da criança e os objetos que ela tem contato em sua rotina.

Tapete lúdico 

Bebê deitado em seu tapete lúdico observando os pendentes interativos

Para os pequenos até 2 anos de idade, o tapete lúdico é uma excelente alternativa de presente para o Dia das Crianças, pois ele estimula a audição, a visão e o tato ao mesmo tempo.

Além disso, o tapete lúdico também conta com opções temáticas, que podem ser escolhidas de acordo com os interesses da criança.

Álbum de memórias

Qual família não gosta de registrar o desenvolvimento das crianças, tirando fotos dos primeiros passinhos, da primeira papinha, da primeira vez na praia ou dos momentos corriqueiros do dia a dia?

Para lembrar de cada fase com muito carinho, os álbuns de memórias são ótimas alternativas, pois possuem espaço para diversas fotos e mensagens especiais da família para a criança.

3 a 5 anos de idade

A  faixa etária das crianças entre 3 e 5 anos é marcada pelo desenvolvimento da criatividade, pela descoberta e identificação com os primeiros personagens e ainda pelas brincadeiras no mundo mágico do “faz de conta”.

Para transformar o Dia das Crianças em uma data inesquecível, os presentes que despertam a imaginação e o lado criativo desses pequenos e pequenas são as melhores opções. Confira algumas ideias!

Livros de personagens

Livro personalizado de Carros para presentear os pequenos no Dia das Crianças

Entre as opções de presentes para o Dia das Crianças, as histórias com os personagens preferidos dos pequenos são uma ótima opção, pois incentivam a leitura e a imaginação de forma lúdica e divertida.

O livro personalizado Uma Corrida Inesquecível coloca as crianças dentro de uma incrível história ao lado de Relâmpago Mcqueen para viver uma emocionante aventura em Radiator Springs. A personalização especial permite que a criança se transforme em um potente carro de corrida.

Kit Criativo

Para incentivar o lado criativo dos pequenos, que tal reunir papel, lápis de cor, tinta, pincéis, desenhos para colorir e canetinhas em um super Kit Criativo?

Essa ideia de presente para o Dia das Crianças é legal, pois você mesmo pode customizar o kit escolhendo atividades e desenhos para colorir com dinossauros, animais aquáticos, personagens ou com os temas favoritos do pequeno ou pequena.

Blocos de madeira

Pai e filho negros brincando com blocos de madeira no chão da sala.

Os blocos de madeira permitem que as crianças aprimorem suas habilidades motoras de empilhar e agrupar objetos, enquanto as estimulam a criar novos espaços como casas, vilarejos e pequenas cidades.

Por possuírem uma quantidade considerável de peças, os blocos de madeira para crianças também são ótimas opções para incentivar a brincadeira compartilhada. Ao se divertirem com os amigos, os pequenos trabalham suas competências de convívio social, contribuindo para seu desenvolvimento.

Kit Massinha de Modelar

Os kits com diferentes temas e formatos de massinha de modelar e slime são ótimas opções para estimular as crianças a soltarem a criatividade.

Enquanto se divertem criando novas formas com a massinha, os pequenos também vivenciam novas experiências sensoriais, o que contribui para o desenvolvimento e expansão do repertório infantil.

6 a 8 anos de idade

Entre os 6 e 8 anos as crianças já iniciaram o processo de alfabetização e aprendizagem, além de começarem a se tornar mais independentes em suas atividades e buscarem novos desafios. 

Por isso, os presentes que estimulam novas descobertas, contribuem para a autonomia infantil e incentivam a convivência com outras crianças são ótimas opções de presentes. Veja a seguir algumas ideias!

Jogos interativos

Os jogos de tabuleiro mostram de maneira divertida e lúdica a importância das amizades para o desenvolvimento social e intelectual dos pequenos. Afinal, a maioria dos jogos interativos incentiva que a brincadeira aconteça entre 2 ou mais crianças e também em família.

No momento da escolha, busque por jogos que contenham temáticas de interesse da criança e desafios correspondentes à fase de desenvolvimento em que ela se encontra.

Livros com personagens clássicos

Livros personalizados da coleção da Turma da Mônica: Lendo com a Turminha

Para estimular o contato com a leitura, os livros com personagens clássicos são ótimas alternativas. Além de garantir que o interesse pelo mundo dos livros seja permanente, as histórias também levam a criança a conhecer personagens que marcaram gerações.

Na coleção de livros personalizados da Turma da Mônica, a criança participa como protagonista de quatro histórias ao lado dos personagens de Mauricio de Sousa. Enquanto se divertem com as aventuras, as crianças também conhecem figuras clássicas e marcantes das histórias em quadrinhos.

Brinquedos esportivos

Entre os benefícios dos esportes para as crianças estão a melhora no desempenho escolar, e o desenvolvimento socioemocional. Por isso, se o seu pequeno ou pequena se animou com os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, os brinquedos esportivos são excelentes opções de presentes para o Dia das Crianças.

São diversas opções de bola de futebol, de basquete, pranchas de surfe, skate e muito mais. Para acertar na escolha, primeiro descubra a modalidade esportiva do interesse da criança e em seguida procure por brinquedos com essa temática.

Brinquedos para autonomia

Menino e menina negros brincando com patinete e bicicleta.

Conforme comentamos na abertura do tópico, as crianças entre 6 e 8 anos de idade buscam desenvolver independência em suas atividades diárias. Uma maneira de estimular isso é por meio dos brinquedos que incentivem a autonomia infantil.

Entre as opções para presentear estão as bicicletas, os patinetes, os patins ou até mesmo a matrícula em alguma atividade que a criança possa desempenhar sozinha.

9 anos de idade ou mais

As crianças de 9 de idade ou mais estão em uma fase de desenvolvimento em que já finalizaram a primeira fase do Ensino Fundamental, e começam a buscar por desafios mais complexos dentro de suas áreas de interesse. A empatia e a consciência social também se fortalecem nessa idade.

Isso faz com que os melhores presentes para essa faixa etária sejam aqueles que tenham relação com seus interesses. Além de proporcionar experiências que possam incentivá-los individual e coletivamente.

Livros sobre ciências, esportes e artes

coleção de livros para o Dia das Crianças

Os livros sobre ciências, esportes e artes trazem conteúdos novos sobre matérias escolares e até mesmo profissões que despertem o interesse da criança.

Com a coleção Garotas Rebeldes os pequenos leitores vão conhecer as mulheres que revolucionaram a ciência, o esporte e a arte. Inspirada por elas, as crianças vão descobrir como lutar com coragem, força e ousadia para conquistar todos os seus sonhos.

Jogos de perguntas e respostas

Que tal estimular novas descobertas com os jogos de perguntas e respostas? Além de ser divertida, a brincadeira também proporciona momentos inesquecíveis e cheios de aprendizado em família.

Para garantir a diversão, dê preferência aos jogos que tenham perguntas desafiadoras para as crianças e que façam parte do campo de interesse delas.

Quebra-cabeça

Menina branca concentrada enquanto monta um quebra-cabeça

Os quebra-cabeças são excelentes opções para estimular e desenvolver a coordenação motora da criança, além de proporcionar a superação de desafios.

Para que esse presente proporcione novos aprendizados, escolha um quebra-cabeça com uma quantidade de peças e temáticas compatíveis com o desenvolvimento da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts