25 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Conheça a origem histórica dos jogos olímpicos e confira curiosidades únicas sobre o maior evento esportivo do mundo!
Curiosidades sobre os jogos olímpicos
Ouça o post

Você sabia que os Jogos Olímpicos receberam esse nome porque aconteciam na cidade de Olímpia, na Grécia? A competição esportiva que nasceu em terras gregas teve sua primeira edição na Era Moderna em 1896 e desde então diversos países ao redor do mundo já sediaram o evento.

O Brasil começou a participar dos Jogos Olímpicos no ano de 1920, quando enviou 22 atletas para competirem nas modalidades de natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo. O ano de 2020 foi um marco para a delegação brasileira, que  completou seu centenário olímpico na competição.

A emoção dos Jogos Olímpicos

O maior evento esportivo do mundo acontece a cada quatro anos e a cada edição mais telespectadores se reúnem para acompanhar as provas. Não importa o fuso horário: a torcida de cada país representado na competição se junta para torcer sem perder nenhum momento e vibrar a cada medalha conquistada. É uma emoção!

A competição  mostra ainda a importância da prática esportiva, nos fazendo refletir sobre as vantagens e benefícios de praticar esportes tanto para crianças quanto para adultos. Além de apresentar os resultados positivos do investimento feito nos atletas. 

Curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Um acontecimento tão importante como essa competição conta muitos detalhes. Confira abaixo 25 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos e confira uma dica extra para estimular as crianças a praticarem esportes!

1. Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia por volta do século VIII antes de Cristo.

2. No século IV depois de Cristo o Imperador Teodósio I proibiu a competição ao vetar a maioria das celebrações gregas.

3. Em 1896, na Era Moderna, os Jogos Olímpicos voltaram a acontecer no formato que conhecemos hoje, acontecendo a cada quatro anos.

4. O Barão Pierre Coubertin é considerado o fundador dos Jogos Olímpicos na Era Moderna e é dele o lema: “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade.”

5. O símbolo do evento esportivo são os cinco arcos olímpicos. Cada arco representa um continente povoado no mundo. 

6. As cores azul, amarelo, preto, verde, vermelho e fundo branco foram escolhidas para os arcos olímpicos, pois a bandeira de cada país possui pelo menos uma dessas tonalidades.

Arcos olímpicos nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho

7. Somente no ano de 1900 é que as mulheres foram autorizadas a participar dos Jogos Olímpicos.

8. No ano 2012 todos os países classificados para a competição enviaram mulheres para participarem dos jogos.

9. O atleta mais jovem a competir nos Jogos Olímpicos foi um menino de 10 anos de idade. Ele foi timoneiro da equipe holandesa de remo na competição de 1900.

10. O ator Johnny Weissmuller que interpretou Tarzan nos cinemas participou dos Jogos Olímpicos de 1920 e conquistou 5 medalhas de ouro na natação.

11. O Brasil começou a participar dos Jogos Olímpicos em 1920 na edição sediada na Bélgica.

Veja também: 6 coisas que as crianças aprendem com o futebol.

12. No total, 23 países diferentes já sediaram os Jogos Olímpicos.

13. A cada edição dos Jogos Olímpicos, um novo mascote é escolhido pelo país que sedia a competição.

Mascote Miratowa dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020

14. Para a edição de Tokyo 2020, o artista japonês Ryo Taniguchi criou a mascote Miraitowa. O nome da mascote é formado pela junção das palavras “futuro” (mirai) e “eternidade” (towa).

15. Acender a tocha olímpica é uma tradição da Grécia Antiga e que foi mantida também nos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Antes do início das competições a tocha é acesa e passa pelo tradicional revezamento até a abertura dos jogos.

16. A tocha olímpica também já viajou para o espaço diversas vezes.

17. Os Jogos Olímpicos de Tokyo precisaram ser adiados pela pandemia do COVID-19. Mesmo acontecendo em 2021, o nome do evento continuará sendo Tokyo 2020.

18. Atualmente os Estados Unidos são o país com o maior número de medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos, totalizando 2.520.

19. O Brasil já conquistou 129 medalhas nos Jogos Olímpicos.

20. Em 2016 aconteceram os jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Essa foi a primeira vez em que a competição foi realizada na América Latina.

Rio 2016

21. Em 2004 o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima recebeu a medalha Pierre de Coubertin por permanecer na competição após ser agredido pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. 

22. A medalha Pierre de Coubertin só é concedida para quem manteve o espírito olímpico mesmo diante de adversidades.

23. O maior medalhista olímpico é o nadador Michael Phelps, que conquistou 21 medalhas nos Jogos Olímpicos.

24. A ginasta ucraniana Larisa Latynina conquistou 18 medalhas nos Jogos Olímpicos e se tornou a mulher que mais alcançou medalhas nas competições olímpicas.

25. Esportes como a escalada, o surfe e o skate são novas modalidades para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos? Conte para nós nos comentários para qual equipe brasileira vai a sua torcida nos Jogos Olímpicos.

Esporte e leitura

LIvro Barbie Você Pode Ser Atleta

No livro personalizado “Barbie – Você pode ser Atleta” a criança descobre junto com a boneca mais famosa do mundo curiosidades únicas sobre diversos esportes como surfe, skatismo, balé e muitos outros! Além disso, ela também aprende que pode praticar o esporte que quiser. 

Clique aqui para personalizar a história com 10% de desconto!

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas