6 formas de fortalecer o vínculo entre pais e filhos

3 min. leitura

abraço mostra vínculo entre pais e filhos
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Veja dicas de como fortalecer o vínculo entre pais e filhos através do afeto e hábitos simples, que fazem toda a diferença nessa relação tão importante.

Tornar-se pai é uma experiência única, que sempre traz muitas descobertas, emoções, assim como preocupações e inseguranças. Por isso, ser pai dificilmente pode ser ensinado: por mais livros que o pai de primeira viagem leia ou conselhos que receba, é na vivência com os filhos que ele aprende o que significa ser uma referência tão importante na vida de alguém.  

Paternidade: relação que se constrói diariamente

Os laços afetivos entre pais e filhos são criados e fortalecidos principalmente no dia a dia, e isso é importante para a criança a crescer saudável e feliz. Ou seja, é com a presença ativa na rotina que os pais estabelecem conexões mais duradouras e profundas com os filhos.

Um estudo realizado na Universidade de Michigan mostrou que crianças com pais participativos demonstram mais autocontrole e habilidade de cooperação, confirmando que o vínculo entre pais e filhos tem influência no desenvolvimento social dos pequenos.

Participar dos cuidados diários e da criação é uma realidade crescente para os pais brasileiros, que estão cada vez mais envolvidos com as tarefas diárias, relativas à casa e à família. É isso que garante o fortalecimento de vínculos afetivos: estabelecer uma relação real com os filhos, baseada na presença e na confiança.

Dicas para fortalecer o vínculo entre pais e filhos

A conexão entre pais e filhos pode se tornar ainda maior, com hábitos simples que melhoram a comunicação, a confiança, a relação familiar e o afeto. Veja algumas dicas de como fortalecer esse vínculo com seus pequenos:

pai ajudando filha na lição de casa

1. Acompanhe as atividades escolares

Logo cedo, a escola se torna uma das principais partes do dia a dia das crianças. Por isso, para participar de verdade da vida dos filhos,  acompanhá-los nas atividades escolares é essencial. E isso vai muito além de perguntar como foi o dia na escola: ajudar nas lições de casa, saber o que a criança está aprendendo, conhecer quem são seus amigos, perguntar o que acha dos professores, participar das reuniões e eventos em datas especiais.

Essa proximidade é importante até para que a família reconheça quando a criança tem alguma dificuldade de aprendizado ou de socialização.

pai e filha assistem tv juntos

2. Assistam a desenhos, filmes e séries juntos

Diversão em família é uma das melhores formas de fortalecer os vínculos afetivos. Que tal escolher junto com o pequeno ou pequena algo apropriado para assistirem juntos? Pode ser um filme, um desenho… Há muitos conteúdos apropriados para crianças e que são igualmente interessantes para adultos. Além de passarem mais tempo juntos, terão um gosto em comum e a história vai ser assunto para muitas conversas entre vocês.

Faça o teste: Qual pai de desenho animado você seria?

pai le para a filha antes de dormir

3. Leia para a criança antes de dormir

A hora de dormir é perfeita para se aconchegar com os pequenos na cama e vocês podem aproveitar muito mais esse momento lendo um livro juntos. Estudos mostram que ler para uma criança ajuda a fortalecer os vínculos afetivos entre ela e quem lê.

Os filhos se sentem muito especiais quando o pai se dedica inteiramente a elas durante a leitura, principalmente quando não ele não está perto durante o dia. Criar hábito da leitura é ótimo tanto para o desenvolvimento da criança como para fortalecer os vínculos do pai com ela.

Leia também: Livros para dar de presente no Dia dos Pais

pai cozinha com o filho

4. Aprendam algo novo juntos

Pais estão sempre ensinando algo para seus filhos, ao mesmo tempo em que aprendem com eles. Então, por que não aprender algo novo juntos?

Pode ser uma receita gostosa para se deliciar, um jogo novo para brincar em família, ou a montar algo muito legal com bloquinhos de construção por exemplo. Isso vai mostrar para a criança como é gostoso trabalhar e aprender em equipe, principalmente com quem a gente gosta!

pai conta história para filha

5. Compartilhe suas histórias

Pode parecer óbvio, mas os filhos não conhecem quem os pais eram antes de virarem pais. Com certeza você tem muitas histórias para contar para o pequeno ou pequena: sobre a sua infância, as brincadeiras, os avós, bisavós… Mostrar fotos antigas e compartilhar essas memórias tão importantes é essencial para a criança conhecer a história de sua família, fortalecendo a relação entre vocês.

pai abraça filha

6. Demonstre afeto

Toda pessoa tem suas maneiras de demonstrar afeto. Há pais (e mães, avós, avôs…) que não conseguem se segurar e enchem os filhos de beijos o tempo todo, enquanto outros não tem esse costume de demonstrar o afeto fisicamente.

Para as crianças, entretanto, isso é muito importante! O toque estimula terminações nervosas que promovem o bem-estar e a sensação de segurança. Por isso abraçar, fazer cafuné, pentear os cabelos dos pequenos são formas de fortalecer o vínculo entre vocês.

O que importa é o tempo dedicado a essa relação e as memórias que se constrói juntos, afinal, o vínculo entre pais e filhos é para a vida toda. <3

Receba dicas e novidades por email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *