30 nomes masculinos mais populares para bebês em 2024

Ouça o post

Uma das decisões mais emocionantes e significativas que os pais e as mães  vivenciam é a escolha do nome do seu filho. É um momento repleto de ternura, onde a imaginação se entrelaça com a tradição, e onde cada som e significado são cuidadosamente considerados.

Em 2024, o cenário dos nomes masculinos mais populares para bebês é repleto de beleza e diversidade, refletindo as tendências e as influências culturais do nosso tempo.

Então, se a chegada de um bebê muito especial está prevista para 2024, venha mergulhar nas origens por trás de 30 nomes masculinos que estão em alta neste ano.

1 – Pedro
Este nome de origem grega carrega consigo a força e estabilidade da rocha, simbolizando uma pessoa firme e inabalável em suas convicções. Pedro também possui significativas conotações religiosas, sendo o nome atribuído ao apóstolo Pedro, conhecido por sua fé e dedicação.

2 – João
Com raízes no hebraico, João é um nome que transmite graça e bondade divina. Sua interpretação como “Deus é gracioso” sugere uma pessoa abençoada e benevolente, cuja presença é uma manifestação da generosidade divina.

3 – Rafael
De origem hebraica, Rafael é um nome que pode ser interpretado como “Deus curou” ou “curado por Deus”, refletindo a ideia de uma pessoa abençoada com o dom da cura. Na tradição judaico-cristã, Rafael é o nome de um dos arcanjos mais conhecidos, associado à cura e à proteção divina.

4 – Arthur
Este nome de origem celta está ligado à imagem do urso corajoso, simbolizando força, coragem e liderança. Na mitologia celta, o urso era frequentemente associado à proteção e à bravura. Além disso, Arthur é também o nome do lendário Rei Arthur, conhecido por sua coragem, justiça e nobreza.

5 – Davi
Com origem hebraica, Davi é um nome que significa “amado”, sugerindo a ideia de uma pessoa querida, cuja presença é uma fonte de alegria e felicidade para aqueles ao seu redor. Além disso, Davi é também o nome do famoso rei bíblico de Israel, conhecido por sua coragem, sabedoria e devoção a Deus.

6 – Theo
Derivado do grego, Theo significa “Deus” ou “divino”, refletindo uma conexão direta com o sagrado e o transcendente. Este nome evoca a presença divina na vida daquele que o carrega, sugerindo uma pessoa iluminada e abençoada pela graça divina.

7 – Benjamin
De origem hebraica, Benjamin significa “filho da mão direita” ou “filho da felicidade”, sugerindo uma pessoa valorizada e amada. Este nome carrega consigo a ideia de uma pessoa especial, que traz alegria e felicidade para aqueles ao seu redor. 

8 – Enzo
Este nome de origem italiana, é uma variante diminutiva de Lorenzo, que por sua vez deriva do latim “Laurentius”, originado de “laurus”, significando “loureiro” ou “vitorioso”. Assim, Enzo carrega consigo a conotação de vitória e sucesso.

9 – Lucas
Com origem grega, o nome significa “luminoso” ou “brilhante”, sugerindo uma pessoa inspiradora e cheia de vitalidade, capaz de iluminar o ambiente ao seu redor com sua presença. Lucas é também o nome de um dos evangelistas do Novo Testamento, conhecido por sua escrita clara e cativante.

10 – Gabriel
De origem hebraica, significa “homem de Deus” ou “mensageiro de Deus”. Este nome evoca a ideia de uma ligação celestial, sendo associado ao arcanjo que anunciou o nascimento de Jesus. É uma escolha popular, simbolizando força, proteção e orientação divina.

11 – Miguel
Originário do hebraico, significa “quem é como Deus”. É um nome poderoso e atemporal, associado à coragem, liderança e proteção divina. Miguel é frequentemente relacionado ao arcanjo Miguel, defensor da justiça, conhecido por sua bravura.

12 – Gael
De origem incerta, o nome apresenta diversos significados. Derivado do bretão Gwrnäel, combina “gwenn” (branco, belo, abençoado) e “hael” (generoso), resultando em “belo e generoso”. Também ligado aos habitantes nativos da Irlanda, remonta à antiga tribo irlandesa Gael, precursora da língua gaélica.

13 – Matheus
Com origem hebraica, significa “dádiva de Deus”. Reflete gratidão e bênção, indicando uma presença divina na vida daquele que o carrega. Matheus é um nome comum em diversas culturas, carregando consigo um significado espiritual profundo.

14 – Levi
Derivado do hebraico, significa “unido” ou “vinculado”. Transmite a ideia de conexão e pertencimento, representando fortes laços familiares e comunitários. Levi é um nome comum em tradições judaicas e cristãs, carregando uma história de identidade e união.

15 – Noah
Originário do hebraico, significa “descanso” ou “consolação”. Remete à ideia de tranquilidade e paz, simbolizando um refúgio em tempos difíceis. O nome está diretamente ligado à figura bíblica de Noé, famoso por construir a arca que protegeu sua família e os animais durante o Dilúvio.

16 – Lucca
Esta variação italiana de Lucas, é derivada do grego Loukás, significando originalmente “habitante da Lucânia”. No entanto, sua raiz etimológica, “lyke”, sugere uma conexão mais profunda com a luz ou o iluminado, adicionando uma camada de brilho e espiritualidade à sua interpretação.

17 – Bernardo
Com raízes germânicas, significa “forte como um urso”. Transmite a ideia de coragem e robustez, associando seu portador a uma figura poderosa e resiliente. Bernardo é um nome clássico e nobre, sugerindo uma personalidade determinada e destemida.

18 – Samuel
Derivado do hebraico, significa “nome de Deus” ou “Deus ouviu”. Reflete a ideia de uma conexão espiritual profunda, sugerindo uma comunicação especial com o divino. Na Bíblia, Samuel foi um profeta e juiz que se destacou pela sua importância na história de Israel.

19 – Daniel
De origem hebraica, significa “Deus é meu juiz”. Evoca a ideia de justiça e retidão, conferindo uma sensação de proteção e orientação divina. Um dos notáveis personagens históricos que carregam o nome é o profeta bíblico Daniel, reconhecido por sua sabedoria, coragem e fidelidade a Deus.

20 – Heitor
Com raízes gregas, significa “aquele que guarda” ou “defensor”. Transmite a ideia de proteção e bravura, destacando-se por sua força e determinação. Heitor é um nome associado a figuras heroicas da mitologia e da história, sugerindo uma personalidade valente e dedicada.

21 – Joaquim
De origem hebraica, significa “Deus estabeleceu” ou “aquele que Deus elevou”. Joaquim é um nome que evoca a ideia de ser escolhido ou elevado por Deus, sugerindo uma pessoa abençoada e favorecida pela divindade.

22 – Felipe
Com origem no grego, Felipe significa “amigo dos cavalos”, refletindo uma de alguém que é gentil, amoroso e compassivo, capaz de estabelecer laços profundos de amizade e confiança. Além disso, Felipe é também o nome de um dos apóstolos de Jesus, conhecido por sua dedicação.

23 – Henrique
De origem germânica, Henrique significa “senhor do lar” ou “governante do lar”, sugerindo uma pessoa que exerce autoridade e liderança dentro do ambiente familiar. Este nome reflete a imagem de alguém que é respeitado e admirado por sua habilidade de cuidar e proteger aqueles que ama.

24 – Bento
Com origem latina, Bento significa “abençoado” ou “bendito”, trazendo um aspecto positivo e auspicioso. Este nome transmite a ideia de ser agraciado com graças e bênçãos especiais. Bento também é o nome de vários santos e papas, o que confere ao nome uma forte conotação religiosa.

25 – Benício
Este nome, de origem latina, é derivado de “bene”, que expressa “bom” ou “bem”. Ele transmite a ideia de “bem-sucedido” ou “bem-aventurado”. Sua associação com “abençoado” ou “bendito” adiciona um toque positivo e especial à identidade de quem o carrega.



26 – Francisco
Com origem no latim, Francisco significa “homem livre” ou “aquele que vem da França”. Este nome remete à imagem de alguém que é independente, corajoso e generoso, características associadas ao santo padroeiro dos animais e da natureza, São Francisco de Assis.

27 – Guilherme
De origem germânica, este nome carrega consigo o significado de “protetor decidido” ou “guardião corajoso”, indicando força e determinação. Sua associação transmite confiabilidade, lealdade e responsabilidade.

28 – Gustavo
Originário do germânico, este nome deriva de “Gustaf”, que denota “cetro divino” ou “cetro dos deuses”, frequentemente associado aos reis e nobres na antiga Escandinávia. Essa ligação confere uma marcante conotação de liderança e poder, implicando em uma pessoa forte, corajosa e decidida.


29 – Antônio
De origem latina, Antônio significa “valioso”, “digno de apreço” ou “de valor inestimável”, sugerindo uma pessoa de grande importância e dignidade. Além disso, Antônio também é o nome de santos e figuras históricas, o que confere ao nome uma dimensão espiritual e histórica significativa.

30 – Eduardo
Com origem germânica, Eduardo significa “guardião das riquezas” ou “protetor próspero”, indicando uma pessoa que é responsável e confiável. Este nome remete à imagem de alguém que é bem-sucedido e próspero, refletindo uma vida repleta de realizações e conquistas. 

Cada um desses nomes é único e carrega consigo uma riqueza de significado e história. Que esta lista possa inspirar você na jornada de encontrar o nome perfeito para o seu pequeno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts