O que são estilos parentais?

Conversamos com a psicóloga Tamara Maia sobre os estilos parentais e qual o impacto deles na educação e desenvolvimento das crianças.
família conversando junta e colocando em prática um dos principais estilos parentais
Ouça o post

Na incrível missão de educar crianças e formá-las para o mundo, o ambiente familiar tem um papel importante no desenvolvimento dos pequenos. Nesse sentido, saber quais são os estilos parentais é fundamental para que as famílias possam se reconhecer, aprender e fazer as mudanças necessárias para transformar a família em um lugar seguro em que as crianças se sintam valorizadas e tenham autonomia para se desenvolver.

De acordo com a psicóloga Tamara Maia, essa jornada envolve muita reflexão e aprendizado por parte dos pais. Ela explica que “descobrir o estilo parental é ter a possibilidade de pensar de forma consciente sobre QUEM somos para os nossos filhos, o que FAZEMOS com eles e o que DESEJAMOS proporcionar para eles. Isso envolve uma articulação entre: SER, AGIR e PLANEJAR.”

A educação positiva e os estilos parentais

mãe e filha conversando e praticando o estilo parental autoritativo

A educação ou disciplina positiva é um conceito desenvolvido por Jane Nelsen, uma psicóloga e educadora norte-americana. Segundo essa abordagem para que a criança possa se desenvolver e aprender valores para a vida como a empatia e a inteligência socioemocional, é necessário que a família proporcione a ela um ambiente saudável de respeito, afeto e possibilidades de estímulos à autonomia.

É dentro da educação positiva que estão os estilos parentais. Saiba mais sobre eles a seguir:

Estilo Autoritário

Os pais e cuidadores que adotam o estilo parental autoritário, exercem total controle sobre as crianças, impedindo o desenvolvimento de qualquer tipo de autonomia por parte dos pequenos. Além disso, no estilo autoritário, os pais também exigem obediência, boas notas e comportamento adequado a qualquer custo.

Estilo Permissivo

Entre os estilos parentais, as famílias que adotam o estilo permissivo não estabelecem qualquer tipo de regras ou limites com as crianças, aceitando qualquer que seja o comportamento dos pequenos. Nesse estilo parental, os pais se comunicam bem com os filhos e buscam realizar todos os desejos e pedidos das crianças.

Estilo Autoritativo

Os pais do estilo autoritativo utilizam como base a gentileza e o equilíbrio na educação das crianças. Dessa forma, ao mesmo tempo em que estabelecem limites e regras para o desenvolvimento do senso de responsabilidade, também utilizam o diálogo e a escuta ativa para promover um ambiente de aceitação, colaboração e afeto com os pequenos.

Para descobrir em qual dos estilos parentais as famílias mais se encaixam é necessário fazer um exercício de autopercepção. A psicóloga Tamara explica que “para que as famílias possam compreender o estilo parental no qual mais se encaixam, é preciso reconhecer esses estilos por meio da descrição deles e trabalhar com a sua autopercepção. A autopercepção é uma ampliação do próprio olhar, buscando compreender quais são as crenças da família quando se trata de crianças, quais são suas principais ações e respostas na constante interação com os filhos, dentre outros fatores.”

O que as famílias precisam saber sobre estilos parentais e educação positiva

Pai conversando com o filho

Na conversa a seguir, a psicóloga Tamara Maia compartilha o que é mais importante e o que as famílias precisam saber quando o assunto são os estilos parentais. Confira!

Dentro da História: Qual a importância dos pais e cuidadores descobrirem qual é seu estilo parental?

Tamara: A educadora parental Ariane Osshiro tem uma frase que diz que “a infância é o chão que a gente pisa a vida inteira!” Concordo com ela e acredito que, para as famílias, a importância de saber qual é o estilo parental, reside no fato de que a forma como os pais se relacionam com os filhos cria uma base para a vida das crianças.

Sabemos que a qualidade da interação familiar possui um impacto direto no desenvolvimento dos filhos, criando repertórios adequados para a faixa etária, estabelecendo um clima de harmonia, realizando combinados familiares e proporcionando um ambiente adequado para que a criança atinja o máximo do seu potencial. Por outro lado, quando os pequenos crescem em um ambiente hostil e emocionalmente instável, logo se tornam mais propícios a apresentarem dificuldades em diferentes áreas, como a social, emocional, afetiva e até mesmo na área cognitiva.

DDH: Como os diferentes estilos parentais impactam o desenvolvimento infantil?

Tamara: O estilo permissivo apresenta como possíveis impactos no desenvolvimento das crianças a insegurança, a ansiedade e dificuldades no âmbito social. Além de impedir que a criança reconheça o que é esperado dela em diferentes situações.

A baixa autoestima, o vínculo fragilizado com a família, a ansiedade e a agressividade são traços que o estilo autoritário pode apresentar na vida dos pequenos, enquanto o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a vida, a boa autoestima e a sensação de pertencimento são os impactos positivos do estilo parental autoritativo.

DDH: Como a educação positiva se conecta com os diferentes estilos parentais?

Tamara: O principal objetivo de uma educação positiva é educar as crianças de forma não violenta, gerando diálogo, empatia, desenvolvimento da inteligência emocional e habilidades para a vida. Dos três estilos apresentados, autoritativo é o que está mais relacionado com os princípios de uma educação positiva, pois compreende que o estilo permissivo não pune, mas não desenvolve habilidades para a vida, e que o autoritário educa através da repreensão, dos castigos e do medo.

DDH: Comente como a comunicação e a escuta ativa podem ajudar os pais de cada estilo parental.

Tamara: A escuta ativa é composta por ficar na altura da criança, e não um nível acima, olhar em seus olhos, utilizar um tom de voz adequado, sendo desnecessário elevar o tom de voz, junto do cuidado de não interromper enquanto a criança fala. Escutar ativamente é perceber não só aquilo que é dito através das palavras, é considerar também os sentimentos e sua linguagem corporal, que envolve a percepção de gestos, olhares, movimentação ampla e respiração.

De forma geral, a comunicação que envolve a escuta ativa busca compreender a criança, independente da presença de conflitos no momento, acolhendo os pequenos com todos os sentimentos que os formam, além de criar uma comunicação horizontal, que impacta diretamente no fortalecimento do vínculo entre pais e filhos.

DDH: Quais livros e conteúdos você recomenda para as famílias que desejam se aprofundar sobre os estilos parentais?

Tamara: Recomendo os livros Parentalidade Consciente, de Daniel Siegel, Disciplina Positiva, de Jane Nelsen, Estilos parentais: pela visão dos pais, escrito pela Iara Mastine e o meu ebook “O que fazem os pais que não batem nos filhos?”.

Praticando a educação positiva por meio da leitura

Além de aproximar pais e filhos, ler livros infantis com as crianças também é um ótimo caminho para colocar a educação positiva em prática, pois abre espaço para o diálogo, estimula os aprendizados juntos e fortalece os vínculos de afeto. Que tal conhecer uma coleção incrível de livros personalizados infantis para o momento de leitura com os filhos?

Livros da coleção socioemocional para praticar a educação positiva com as crianças

Na coleção Eu e o Mundo, escrita por Tonia Casarin, os monstrinhos das emoções vão ajudar a criança a compreender os sentimentos que surgem quando ela começa a se relacionar e descobrir o mundo na infância. São 4 livros incríveis para ler, aprender, conversar e se divertir em família. Para começar a personalização em nossa loja, basta clicar aqui.

Os livros também estão disponíveis no Clube da Dentro e podem ser adicionados a trilha de livros que você receberá em casa junto com um incrível Kit de Leitura recheado de atividades, brincadeiras e orientações especiais para a família. Para conhecer os planos disponíveis, é só clicar aqui.

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts