5 hábitos para praticar com as crianças em 2023

Ano novo, novas oportunidades! Conheça uma lista de hábitos simples e divertidos para praticar com os pequenos e viver momentos especiais em família em 2023!
menina negra celebrando a chegada de mais um ano ao lado dos pais e fazendo uma lista de hábitos para praticar
Ouça o post

O começo de um novo ano é um momento especial para refletir sobre os aprendizados, descobertas e experiências vividas no ano que passou. Seja pelos reencontros nas festas de Natal e ano novo, pelas histórias e boas risadas compartilhadas em família ou até mesmo pelas memórias vividas ao lado de quem amamos, esse também é um tempo precioso para abastecer o coração de gratidão e esperança.

Além disso, os primeiros dias de um novo ano também são marcados pelas listas de resoluções, metas e sonhos que os adultos fazem para os próximos dias que virão. Desde novos hábitos para praticar e incluir na rotina, até objetivos como conhecer um novo país, essas listas são recheadas de planos e ideias.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

Ano novo, novos hábitos para praticar com as crianças

crianças deitadas no chão comemorando o ano novo

Para os pequenos, o começo de ano é marcado pela alegria e diversão das férias escolares, que são sempre muito animadas, recheadas de brincadeiras e com tempo de sobra para se divertir, descobrir coisas novas e viver momentos inesquecíveis ao lado dos amigos e da família.

Você sabia que também é importante estimular e ajudar as crianças a criarem suas próprias listas de resoluções e hábitos para praticar no ano novo? Além de ser um momento especial em família, no qual os pais e cuidadores podem conhecer melhor os desejos dos pequenos, essa também é uma oportunidade para estimular as crianças a sonhar e aprenderem a planejar como irão realizar seus objetivos.

De forma leve e divertida, ao ajudar os pequenos a criarem suas próprias listas de resoluções e novos hábitos, a família também estimula o protagonismo infantil, mostrando às crianças que elas são capazes de sonhar, realizar seus sonhos e transformar o mundo ao seu redor com pequenas e grandes atitudes, além de contribuir para que elas aprendam e descubram coisas novas durante o ano que se inicia.

Hábitos para praticar com as crianças e se divertir em família

Seja para as resoluções de ano novo dos adultos ou dos pequenos, listamos uma série de hábitos simples e muitos divertidos que vão estimular o tempo de qualidade em família e garantir momentos especiais durante o ano todo. Confira!

1) Ler em família

Praticar o hábito da leitura com as crianças é fundamental para estimular a imaginação e criatividade dos pequenos, além de incentivá-los a conhecer diferentes mundos, descobrir coisas novas e expandir o repertório.

De acordo com o artigo “Aprender a partir da leitura em voz alta do adulto”, publicado pelas pesquisadoras Ana Teberosky e Angélica Sepúlveda, da Universidade de Barcelona, as crianças que lêem junto com a família apresentam um vocabulário mais rico e tem maior facilidade em se comunicar.

Imagem mostrando crianças brincando com o Kit de Leitura do Clube Dentro da História que estimula novos hábitos para praticar com as crianças

Com o Clube Dentro da História colocar em prática o hábito da leitura é muito mais divertido, pois todos os meses os pequenos e suas famílias recebem um Kit com livro personalizado, atividades para se divertirem juntos, brincadeiras para levar o aprendizado além da leitura, adesivos e muito mais! Para conhecer os planos disponíveis do Clube que é feito por você para o seu pequeno, basta clicar aqui e usar o cupom BLOGDDH para garantir 10% de desconto no plano escolhido.

2) Passear ao ar livre

Entre os hábitos para praticar com as crianças em 2023 é preciso incluir mais passeios ao ar livre para que os pequenos possam se conectar com a natureza e conhecê-la de perto. Além de ser extremamente benéfico para o desenvolvimento infantil, o contato com a natureza na infância é fundamental para despertar e envolver as crianças na preservação do meio ambiente.

Desde uma caminhada pelo parque, uma ida ao zoológico, uma tarde de brincadeiras na pracinha ou até mesmo um acampamento em família, praticar esses momentos de contato com a natureza ao lado dos pequenos também é um hábito muito divertido e repleto de descobertas.

3) Conhecer novos lugares e culturas

Que tal planejar uma viagem especial com as crianças ou fazer uma lista de lugares que todos queiram conhecer durante o ano? Afinal, visitar novos lugares e aprender sobre diferentes culturas é um hábito para praticar com as crianças muito importante e divertido.

A experiência de viajar em família e se aventurar conhecendo lugares diferentes é fundamental para que as crianças descubram o mundo, expandam seu repertório, desenvolvam a empatia e o respeito com outras culturas e tradições, aprendam a explorar o novo e criem memórias inesquecíveis com a família.

Conheça o Brasil com a Turma da Mônica
  • Turma da Mônica – Capitais do Brasil
  • Turma da Mônica – Comidas Típicas
  • Turma da Mônica – Festas Populares

4) Praticar esportes

Meninas se divertindo juntas após esporte e praticando um novo hábito

Movimentar o corpo por meio da prática de esportes é um hábito importante e repleto de benefícios para compartilhar com as crianças, pois melhora a qualidade de vida, ajuda a regular o sono, contribui para a saúde mental, além de ensinar sobre trabalho em equipe, cooperatividade e muito mais.

Para as crianças, o incentivo à prática de esportes na infância também estimula o desenvolvimento infantil, proporcionando aprendizados para a vida toda, melhorando o desempenho escolar, fortalecendo hábitos saudáveis e até mesmo ajudando os pequenos na construção da autoestima. Que tal praticar o hábito esportivo em família nesse novo ano?

5) Brincar em família

Não podemos deixar de citar o brincar em família como um dos hábitos para praticar com as crianças em 2023, . Um jogo, uma gincana com brincadeiras populares, uma atividade para soltar a criatividade e se divertir: praticar o hábito de brincar junto com os pequenos é uma oportunidade de criar memórias especiais em família, fortalecendo os vínculos de afeto entre pais e filhos.

Além disso, esse hábito também incentiva os pequenos a descobrirem o mundo, aprenderem coisas novas e se desenvolverem de forma integral. Confira abaixo as melhores brincadeiras para se divertir em família!

Quais desses hábitos para praticar com as crianças em 2023 você mais gostou? Algum deles já entrou na sua lista de resoluções para o ano novo? Conte para nós aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts