6 Brincadeiras em família para as crianças

Confira algumas atividades para tornar as brincadeiras em família ainda mais divertidas e especiais para as crianças!
Família fazendo brincadeiras divertidas juntos

As brincadeiras em família e as brincadeiras para crianças se tornaram mais desafiadoras em tempos de pandemia. É complicado encontrar algumas alternativas, especialmente quando passamos a maior parte do tempo em casa. 

Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas de brincadeiras em família para deixar a sua rotina e dos pequenos mais divertida. A partir de agora, vamos explicar como elas funcionam e quais são os impactos para todos os membros da família.

Conheça 6 brincadeiras em família

Complete o desenho 

O contato com o desenho traz diversos benefícios para as crianças. Ele melhora a concentração, potencializa a criatividade e a expressão, traz confiança e impacta diretamente na coordenação motora. Porém, nem sempre esse exercício pode ser divertido para os pequenos. 

Para inovar com essa atividade, você pode recortar figuras de revistas e colá-las em um papel. Em seguida, peça para que o seu filho complete a cena, fazendo o desenho dos outros elementos. Além de trazer muitas risadas, esse momento é ideal para potencializar a imaginação dos pequenos. 

Jogos de tabuleiro 

Os jogos de tabuleiro também são ótimas alternativas para trazer mais alegria para o sábado em família. Além disso, eles ajudam a melhorar a criatividade, coordenação motora, concentração e a criatividade dos pequenos. 

Alguns dos jogos mais famosos para se divertir com as crianças são: Banco Imobiliário, Cara a Cara, Detetive, King Of Tokyo, da Galápagos, Ticket To Ride, da Galápagos e Scotland Yard, da Grow. 

Inventar uma história

Contar histórias também é uma ótima atividade para reunir a família. Esse tipo de exercício traz diversos benefícios para os pequenos, como: autoconfiança, desenvolvimento de linguagem, melhora a compreensão, potencializa a criatividade e apresenta culturas diferentes para os pequenos. 

Você pode deixar esse momento mais divertido fazendo mímicas ou contando com o apoio de fantoches para trabalhar a imaginação dos pequenos. 

Cinema em casa 

Já pensou em transformar a sua sala em um cinema? Então, prepare a pipoca, separe algumas guloseimas, espalhe almofadas pela casa e chame as crianças e o restante da família para um momento bastante divertido.

Você pode fazer uma votação para escolher qual será o filme exibido naquele dia. Dentre as alternativas mais comuns, encontram-se: O Pequeno Príncipe (2015), Shrek (2001), A Era do Gelo (2002), Meu Malvado Favorito 3 (2017), Frozen – Uma Aventura Congelante (2013) e Divertida Mente (2015).

Jogo de cartas

Os jogos de cartas são uma das atividades mais famosas e preferidas entre os familiares. Uma dessas brincadeiras é o UNO, onde a principal proposta é fazer com que os participantes descartem todas as cartas das mãos. As crianças e os adultos devem colocar na mesa uma carta com um número ou cor idêntico a carta que foi descartada pelo jogador anterior. A disputa é concluída quando o primeiro participante descarta todas as cartas e grita “UNO”, antes de jogar a última carta.  

Se você não sabe como jogar UNO, não precisa se desesperar. A atividade é bastante prática. Em poucos minutos, todo mundo estará envolvido com esse jogo, que pode render bastante risadas entre os familiares.

Karaokê

A próxima atividade da nossa lista traz bastante diversão tanto para crianças como para adultos. O karaokê é uma ótima sugestão para ter um momento descontraído com os parentes, especialmente em tempos de pandemia. 

O lado positivo dessa atividade é que é possível buscar vários tipos de canções na internet para ampliar o repertório e passar diversas horas cantando as suas músicas preferidas. Agora, é só pegar os microfones e ter uma noite divertida de sábado ou um domingo com bastante diversão. 

Aqui, mencionamos as melhores sugestões de brincadeiras em famílias. Então, escolha a atividade que mais combina com o perfil dos moradores da sua casa e aproveite um final de semana bastante agradável com os seus filhos e outros familiares. 
Este artigo foi desenvolvido pelo blog Tire a Sua Dúvida. Um portal que compartilha conteúdos interessantes com professores e pais para melhorar o relacionamento com os filhos e os alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts