Ouça o post

A Páscoa é uma celebração muito aguardada e consiste em um dos eventos mais marcantes do mês de abril. Além de possuir significado especial para o cristãos, ela também traz para diversos públicos a oportunidade de presentear alguém querido e experimentar deliciosos chocolates. É a época perfeita para espalhar mensagens de esperança, empatia e prosperidade e reviver aprendizados e tradições. 

Para os pequenos e pequenas, não existe forma mais divertida de comemorar do que através de brincadeiras e atividades temáticas. Seja na escola com os amigos ou em casa com a família, existem muitas alternativas para soltar a criatividade e tornar a experiência agradável e produtiva. Ao fazer uso de símbolos como o chocolate, o ovo, a cenoura e o coelho, é possível criar desde experiências culinárias, até jogos ao ar livre, itens decorativos e brincadeiras artísticas.

Atividades e brincadeiras de Páscoa

A seguir, separamos uma série de atividades e brincadeiras de Páscoa que proporcionam um tempo livre de qualidade e estimulam o desenvolvimento infantil. Vamos conferir?

1) Caça ao tesouro

É hora de treinar o espírito investigativo! Para elaborar esse desafio, use docinhos ou até mesmo ovinhos de papel. A ideia é que a criança encontre todas as pistas escondidas pelo coelho e depois receba uma recompensa ao final do trajeto, como um ovo de chocolate de verdade ou qualquer outra lembrança de Páscoa a sua escolha.

Em uma área ampla e segura, dentro ou fora de casa, esconda os itens atrás, embaixo ou dentro de objetos, sempre tomando cuidado para não oferecer qualquer perigo. Junto a cada um, prenda tiras de papel com dicas de onde está o próximo, traçando assim uma trilha a ser percorrida. As pistas podem consistir em enigmas, charadas, ou até mesmo representações visuais, como o desenho de uma poltrona caso ela seja o esconderijo da vez. 

Menina com orelhas de coelho na cabela se divertindo enquanto brinca de caça aos ovos de Páscoa

Uma outra sugestão é elaborar um mapa e especificar o número de passos entre um quitute e outro, alternando entre os cômodos da casa para deixar a busca mais divertida.

Para as crianças mais novas, você pode optar por uma trilha feita com patinhas de coelho, confeccionadas a partir de papel ou confeitos coloridos. O importante é usar a imaginação para estimular o raciocínio e a curiosidade das crianças em qualquer idade!

2) Jogo da memória temático

Embora pareça simples, essa brincadeira de Páscoa é muito querida entre os pequenos e até mesmo entre os adultos. Além de estimular a concentração e a socialização, ela ajuda a compreender como competir de forma saudável. Também é uma alternativa para aqueles que desejam aproveitar essa data de forma mais tranquila, sem toda a ação promovida por uma caça aos ovos, por exemplo.

Para complementar a atividade, é possível comprar uma caixa de bombons e propor que a cada par formado, o jogador ganhe um doce a sua escolha. Se ao final a quantidade reunida pela criança for considerável, proponha que o pequeno ou pequena divida o seu prêmio com a família ou com os amigos, lembrando-o de que a generosidade é uma das virtudes mais presentes e importantes trazidas pela data.

3) Orelhas de coelho

Esse é um item fácil de confeccionar e que sempre faz sucesso entre as brincadeiras de Páscoa feitas na escola ou em casa. Para isso, disponibilize as orelhas junto com diversos tipos de materiais, como retalhos de tecido, algodão colorido, lápis de cor, tinta, dentre outros itens que estimulem as crianças a soltar a criatividade. Para que as orelhas fiquem mais firmes, elas podem ser coladas em um papel durinho, como kraft ou papelão.

Depois que a criança personalizar, ajude-a a recortar as orelhas no formato correto e separe uma outra tira de mesma largura para ajustar à cabeça, unindo as extremidades com o grampeador ou cola branca. Se preferir, use uma tira de elástico ao invés do papel para garantir um encaixe mais preciso.

4) Porta-objetos

O famoso coelho da Páscoa possui diferentes características na imaginação de cada um. Para algumas pessoas, ele é dono de orelhas longas e grandes bigodes, para outras, é bem pequenino e com o focinho cor-de-rosa. Nesta atividade, sugerimos separar um rolo de papel higiênico vazio para montar um coelhinho personalizado.

É possível usar tinta guache para pintar o corpo ou mesmo revesti-lo de papel colorido. Peça que as crianças desenhem em uma folha avulsa as orelhas e os pés para que depois possam recortá-los e colá-los no restante do corpo.

O objetivo é que os pequenos e pequenas construam esse personagem tão simbólico da forma que acharem mais interessante. Quando estiverem prontos, os coelhos de papelão podem tanto ser parte de um teatrinho temático quanto tornar-se um porta-objetos para lápis e canetinhas, transformando-se em uma agradável lembrança.

5) Bolinho de cenoura

Receita de cupcake pra fazer em família na Páscoa

Chocolate não é o único ingrediente que pode render receitas deliciosas nessa Páscoa. Que tal partir para a cozinha e preparar um bolinho de cenoura integral para o lanche? Além de gerar memórias afetivas que serão levadas para o resto da vida, cozinhar em família também garante muitas descobertas e aprendizados acerca de novos ingredientes, tais como transformações químicas, proporções e quantidades.

Você vai precisar de:

  • 2 ovos
  • 3 cenouras médias picadas
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 1 xícara (chá) de açúcar de coco
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de fazer:

  1. Bata as cenouras, o azeite, o açúcar de coco e os ovos no liquidificador.
  2.  Em uma vasilha, misture as farinhas, o fermento e vá adicionando o creme de cenoura batido. Misture até que fique uma massa homogênea. 
  3. Depois, leve ao forno preaquecido em temperatura média e asse por aproximadamente 40 minutos.

Prontinho! Agora é só saborear.

Sugestão extra: se quiser, você pode separar 50g de chocolate meio amargo picado ou em gotas de chocolate para fazer uma cobertura. Adicione-o no topo da massa antes de ir ao forno, garantindo assim um toque bem especial ao bolinho.

Você pode baixar gratuitamente os materiais com os moldes das patinhas de coelho, os ovinhos, o jogo da memória temático e as orelhas de coelho, clicando aqui.

Dica especial: livros personalizados temáticos

A leitura também é uma forma muito divertida para proporcionar novos aprendizados e experiências marcantes na Páscoa. Por isso, escolha livros que remetem ao tema para ler com as crianças, estimulando sentimentos positivos e boas memórias resgatadas pela data

No site da Dentro da História, é possível ler online histórias incríveis e personalizadas com o nome e o avatar da criança, o que potencializa o aprendizado e estimula o protagonismo infantil. E tem mais: você também pode adicionar aos livros personalizados, quebra-cabeças e adesivos de Páscoa para deixar a leitura e o aprendizado ainda mais divertidos. Conheça os livros de Páscoa disponíveis no site:

A Páscoa Saltitante

livro personalizado Páscoa Saltitante

Nessa aventura recheada com a magia da Páscoa, a criança vai se divertir esperando a chegada do Coelhinho, e encontrará algo muito mais valioso do que imaginou! Personalize e leia a história completa, clicando aqui.

Colorindo a Páscoa

Para encontrar o Coelhinho a criança vai embarcar em uma divertida aventura recheada de brincadeiras que vão estimular sua imaginação e criatividade! Veja a história, acessando aqui.

Livro personalizado Colorindo a Páscoa

3 Palavrinhas: O Verdadeiro Sentido da Páscoa

Livro personalizado O Verdadeiro Sentido da Páscoa

Ao lado dos amigos Sarah, Davi e Miguel, a criança vai embarcar em uma emocionante viagem para aprender que o verdadeiro significado da Páscoa é Jesus! Para personalizar a história e aproveitar um super desconto, basta clicar aqui.

Veja também…

Related Posts