Como as crianças podem aprender nas férias?

4 min. leitura

pai incentiva filho a aprender nas férias
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

As férias escolares são um tempo para descanso e, claro, muita brincadeira! Mas não é só dentro da escola que as crianças aprendem coisas novas. Veja dicas de como incentivar o seu filho a aprender nas férias e voltar para as aulas ainda mais animado!

As crianças começam a frequentar a escola e desde cedo se acostumam com o ritmo das aulas e das tarefas durante a semana. Por meses, essa é a rotina! Ir para a escola significa conhecer coisas novas e aprender todos os dias.

Mas então, chegam as férias. Muitos professores, pais e mães se preocupam que o tempo longe da escola faça as crianças perderem os conhecimentos que adquiriram nos últimos meses, principalmente aqueles aprendizados mais recentes que ainda não se consolidaram completamente. Na volta das férias, é comum que demora algumas semanas para que a classe volte a fazer as atividades no nível em que estavam antes do período de recesso.

Isso não quer dizer, porém, que as crianças não aprendem nada nessas semanas longa da escola. Muito pelo contrário! É possível programar atividades para as férias que incentivam a saúde psicológica e o desenvolvimento infantil. Sair da rotina, conhecer lugares novos e, principalmente, brincar, são formas de incentivar o aprendizado informal que também é essencial para as crianças.  

6 formas de aprender nas férias

Seja em casa ou viajando, há inúmeras maneiras de a criança a aprender coisas novas durante as férias. Afinal, os pequenos fazem isso o tempo todo! Mas você pode aproveitar para incentivar descobertas e alguns hábitos nesse período. Veja nossas dicas:

1. Ajudar em casa

De acordo com a idade de cada criança, incluir algumas tarefas em sua rotina é importante para ajudá-la desenvolver responsabilidade, organização e trabalho em equipe, além de várias outras habilidades essenciais para o seu amadurecimento.

Nas férias, as crianças têm mais tempo livre para descansar e brincar, já que não passam parte do dia na escola. Por isso, é um ótimo momento para ensinar os pequenos a ajudar em algumas tarefas da casa.

O adulto deve ser responsável por supervisionar e garantir a segurança da criança, e também incentivar para que a atividade seja vista como uma brincadeira. Lavar o quintal, organizar o quarto, arrumar a cama, lavar roupas e cozinhar são exemplos de tarefas que podem se tornar muito divertidas!

2. Explorar museus

Se a família for viajar ou mesmo se não for sair da cidade nas férias, conhecer museus é uma ótima maneira de aprender nas férias e aflorar a curiosidade dos pequenos. Que tal tornar isso ainda mais divertido com uma caça ao tesouro?

Antes da visita, explore o site do museu com a criança e selecionem juntos alguns itens ou atrações que querem encontrar lá dentro. Procure por um mapa do museu na entrada e incentive o pequeno a segui-lo para procurar cada item, até completarem a lista! O tesouro final pode ser uma lembrancinha do museu, como um cartão postal onde a criança pode escrever sobre a aventura. Outra dica é procurar por exposições interativas e com temas que a criança está estudando na escola, assim o aprendizado ficará mais contextualizado na volta às aulas.

Receba dicas e novidades por email:

3. Registrar as férias

Férias em família são cheias de momentos especiais que podem se tornar inesquecíveis. Incentive seu pequeno ou pequena a coletar lembranças de cada um deles, para no final das férias montar um lindo álbum de recordações!

Se forem viajar, guardem folhetos, tickets, cartões postais, fotos… E mesmo se ficarem em casa, ajude a criança a pensar nos seus momentos preferidos e coletar lembranças. Podem ser folhas secas do parque, recortes de jornais, fotos ou um desenho que fez, por exemplo. Monte junto com ela um caderno, recortando e colando todos os tipos de lembranças. Incentive-a a usar a criatividade para decorar as páginas, e também exercitar a escrita escrevendo sobre seus momentos preferidos. Será um registro muito especial para guardar com carinho e mostrar aos colegas na volta às aulas!

4. Plantar e cuidar

Mexer com a terra pode trazer benefícios surpreendentes para as crianças, não é à toa que a prática é usada até como uma terapia infantil. Uma ideia legal para as férias é criar uma mini horta com os pequenos! É possível cultivar folhas e ervas mesmo em espaços reduzidos, como áreas de serviço, varandas e jardineiras.

Com a jardinagem, a criança vai aprender nas férias sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas, e pode relacionar diversos conceitos que aprendeu na sala de aula. Desde a preparação da terra, o plantio da semente, a irrigação e o acompanhamento frequente, os pequenos são incentivados a desenvolver o senso de responsabilidade e também a paciência.

Ver a plantinha germinar e crescer é uma experiência que será levada para a vida inteira! Além disso, a horta em casa pode incentivar a criança a experimentar novos alimentos saudáveis.

5. Brincar livre

Na educação infantil, as crianças costumam aprender através de brincadeiras e jogos. Entretanto, normalmente essas são atividades direcionadas e que acontecem com objetivos definidos. Nas férias, é hora de dar mais espaço ao chamado brincar livre!

A criança brinca livremente quando está livre de direcionamentos, regras ou objetivos de aprendizagem. Não existe formato ou padrão para um brincar livre, então o importante é deixar a criança explorar sua criatividade, em seu próprio tempo e do seu jeito, criando sua própria brincadeira. Isso estimula o desenvolvimento integral das crianças, o autocontrole, a percepção dos próprios limites e, claro, desenvolve a imaginação e criatividade.

6. Ler mais e mais!

O nível de leitura das crianças no começo das férias pode ser mantido e até melhorado durante as semanas longe da escola. Para isso, invista tempo para ajudar o pequeno a criar o hábito de leitura:  leia com ele e incentive-o a ler sozinho se já souber, todos os dias. Manter uma rotina diária ajuda a fortalecer o hábito, por exemplo, lendo um pouco todas as noites antes de dormir. Além disso, tornar a leitura divertida é essencial para que a criança se apaixone pelos livros e aprenda ainda mais com eles!

Quer mais inspiração para divertir as crianças e incentivá-las a aprender nas férias? Conheça os livros personalizados em que o seu pequeno é parte da história junto com seus personagens favoritos!

2 Responda para “Como as crianças podem aprender nas férias?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *