Capitais do Brasil: descubra +20 curiosidades

Convide as crianças para uma viagem sem sair de casa pelas capitais brasileiras e descubram juntos detalhes únicos de cada região do país.
Curiosidades sobre as capitais do Brasil

Você sabe o nome de todas as capitais do Brasil? 

Embora pareça uma questão simples, essa pergunta nos leva de volta para as aulas de geografia, nos fazendo lembrar que o Brasil conta com 27 capitais distribuídas em 5 regiões com culturas diferentes e pontos turísticos únicos.

O contato com a diversidade cultural brasileira desde os primeiros anos faz com que as crianças desenvolvam a capacidade de observação, além de conhecerem os diferentes modos de vida. Esses fatores contribuem para um repertório mais amplo, estimulando a educação dos pequenos para a construção de um futuro com mais empatia e respeito.

Que tal aprender sobre as capitais do Brasil? Vai ser divertido para toda a família!

Conheça o Brasil com a Turma da Mônica
  • Turma da Mônica – Capitais do Brasil
  • Turma da Mônica – Comidas Típicas
  • Turma da Mônica – Festas Populares

Curiosidades sobre as capitais brasileiras

Confira abaixo detalhes únicos sobre as capitais do Brasil e se divirta contando cada uma delas para as crianças!

Capitais da Região Norte

Belém, capital do Pará

Belém é a capital do Pará e conta com uma área de 1 059,458 quilômetros quadrados e população estimada em 1.499.641 pessoas. A cidade com mais de 400 anos, possui o  cinema mais antigo em funcionamento e conta com a maior procissão católica do mundo: o Círio de Nazaré. 

Boa Vista, capital de Roraima

Sendo a única capital brasileira situada acima da linha do Equador, Boa Vista já foi parar até no Guinness Book depois de fazer a maior paçoca do mundo em 2018. O Teatro Municipal da cidade é uma importante atração turística. Além disso, a capital de Roraima tem uma extensão de 5.687,037 quilômetros quadrados e uma população com mais de 400 mil habitantes.

Macapá, capital do Amapá

O Estádio Zerão fica acima da linha do Equador, fazendo com que parte do campo esteja no hemisfério sul e a outra metade no hemisfério norte do planeta. Outra curiosidade sobre a capital do Amapá é que lá os habitantes conseguem ver dois equinócios por ano: o de outono e o de primavera. A cidade possui uma população com mais de 500 mil pessoas e extensão de 6.407 km².

Manaus, capital do Amazonas

Você sabia que a primeira universidade do Brasil foi fundada em Manaus? A Escola Universitária Livre de Manáos foi inaugurada em 1909 e  contava com 10 cursos de graduação. Atualmente a extinta instituição faz parte dos pólos estudantis da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A capital do Amazonas tem ainda mais de 2 milhões de habitantes e uma área de 11.401 km².

Palmas, capital do Tocantins

A capital do Tocantins é famosa pela Praça dos Girassóis, que é a maior praça da América Latina. Além disso, Palmas também abriga o Memorial Coluna Prestes, projeto pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Segundo dados de 2020 a cidade conta com uma população de 306.296 habitantes e extensão territorial de 2.218,942 km².

Porto Velho, capital de Rondônia

A cidade é a capital brasileira com maior área territorial, chegando a 34.091 km² e a única que faz fronteira com outro país, no caso a Bolívia. A capital de Rondônia conta ainda com dois feriados de aniversário, pois sua fundação aconteceu em outubro, mas a celebração de abertura foi realizada somente em janeiro do ano seguinte. Dados de 2020 revelam que Porto Velho conta com 539.354 habitantes.

Rio Branco, capital do Acre

A capital do Acre é conhecida também como “Cidade Verde”, pois abriga diversos parques relacionados à floresta amazônica. Um dos pontos turísticos mais famosos de Rio Branco é o Mercado Velho, construído há mais de 90 anos e o Museu da Borracha. A capital possui 8.836 quilômetros quadrados e 413.418 habitantes.

Capitais da Região Nordeste

Aracaju, capital de Sergipe

Um dos pontos turísticos mais famosos de Aracaju é o Cânion de Xingó, que é o quinto maior cânion navegável do mundo e foi fundado em 1994 após uma inundação. A capital de Sergipe possui ainda um território de 181,9 km² e mais de 600 mil habitantes, além de ser a maior produtora de mangaba, uma fruta típica do estado. 

Fortaleza, capital do Ceará

A capital do Ceará é conhecida por suas praias, lagoas e dunas. Além das belezas naturais, Fortaleza também possui uma forte tradição folclórica, que é simbolizada pelas danças típicas. As apresentações podem ser vistas pelos turistas no Theatro José de Alencar, uma construção histórica fundada em 1910. Com extensão de 313,8 km², Fortaleza é uma das maiores capitais do Brasil, com mais de dois milhões de habitantes.

João Pessoa, capital da Paraíba

Conhecida como Cidade das Acácias, por conta do grande número de árvores com essa flor, João Pessoa é a capital da Paraíba. A localização no extremo oriente da América do Sul, faz com que a cidade seja a primeira a ver a luz do sol todos os dias. Sua população ultrapassa 800 mil pessoas e sua extensão cobre uma área com cerca de 211,5 km².

Maceió, capital de Alagoas

Famosa por suas praias de águas cristalinas e de belezas naturais, Maceió também é chamada de “Caribe Brasileiro”. Além da natureza exuberante, a capital alagoana conta ainda com o museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, que abriga diversas fotografias e informações sobre a cultura local. A população composta por mais de  um milhão de pessoas, vive em área territorial de 509.552 km².

Natal, capital do Rio Grande do Norte

Além de ser a capital do Rio Grande do Norte, a cidade também é conhecida como a “Capital Mundial do Buggy”. Isso acontece porque Natal possui a maior frota de buggys do Brasil e do mundo. Os veículos são usados nos passeios turísticos pelas dunas de areia. A área da cidade é composta por 169,3 km² e uma população de 890.480 pessoas.

Recife, capital de Pernambuco

Com mais de 480 anos de história, a cidade de Recife é a que mais possui baobás fora do continente africano. A árvore citada no livro O Pequeno Príncipe, é famosa por seu tamanho. Além disso, a capital de Pernambuco também possui o Galo da Madrugada, reconhecido como o maior bloco de carnaval do mundo. A cidade com mais de 1 milhão de habitantes conta com 218,435 km² de área territorial.

Salvador, capital da Bahia

A capital baiana ocupou o posto de capital do Brasil entre 1549, quando foi fundada, e 1763, ano em que passou o posto para o Rio de Janeiro. A cidade é conhecida também por seu centro histórico localizado no Pelourinho e pelo Elevador Lacerda, que foi o primeiro elevador construído no Brasil. A população de Salvador ultrapassa os dois milhões de pessoas que vivem em uma área de 693,8 km².

São Luís, capital do Maranhão

A capital do Maranhão é conhecida por seu centro histórico, que possui diversas construções reconhecidas pela Unesco como Patrimônios Culturais da Humanidade. A cidade também já recebeu o nome de “Capital do Reggae”, gênero musical preferido entre os mais de um milhão de habitantes. São Luís possui ainda uma extensão de 834,8 km².

Teresina, capital do Piauí

Você sabia que Teresina é a única capital brasileira que fica na divisa de dois estados? A cidade faz divisa com Piauí e Maranhão, e além disso, é conhecida pela Cajuína: uma bebida típica derivada do caju e que é considerada Patrimônio Cultural do Estado. A cidade de Teresina conta ainda com 1.392 km² e 868.075 habitantes, de acordo com dados de 2020.

Capitais da Região Sudeste

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais

A capital mineira é conhecida pelo famoso pão de queijo e pela broa de fubá. Esses são apenas dois dos diversos pratos típicos da cidade. Já entre as atrações turísticas estão o Museu da Pampulha, que foi projetado por Oscar Niemeyer, o estádio do Mineirão e o Aquário da Bacia do São Francisco, que possui mais de 50 espécies de peixes. A cidade conta com extensão de 330,9 km² e mais de dois milhões de habitantes.

Rio de Janeiro

O Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro, além de ser considerado uma das sete maravilhas do mundo. Além dessa atração, a cidade maravilhosa conta ainda com a maior floresta urbana do mundo e a famosa praia de Ipanema, que inspirou a canção de Tom Jobim. A população carioca ultrapassa os seis milhões de pessoas e a cidade possui 1.255 km² de extensão.

São Paulo

A capital paulista conta com mais de 12 milhões de habitantes e 1.521 km² de extensão, por isso é considerada a capital do Brasil mais populosa. Os pontos turísticos mais conhecidos são o Museu de Arte de São Paulo (MASP) que possui uma arquitetura única, o Mercadão famoso pelo lanche de mortadela e o Parque Ibirapuera, cheio de árvores e pássaros.

Vitória, capital do Espírito Santo

Com mais de 300 mil habitantes, a capital do Espírito Santo já foi considerada como uma das melhores cidades para se viver no Brasil. A cidade conta ainda com um famoso centro histórico composto pela Catedral Metropolitana, Capela Santa Luzia, o Theatro Carlos Gomes e muitos outros. Na culinária, a tradição fica por conta da moqueca. Vitória conta ainda com uma extensão de 93,38 km².

Capitais da Região Centro-Oeste

Brasília, capital do Distrito Federal

Memorial JK localizado na Capital do Brasil
Fonte: Wikipédia

A capital do Distrito Federal foi fundada em 1960 e contou com o planejamento de Oscar Niemeyer. Uma curiosidade interessante é que a cidade não possui esquinas, pois é dividida em quadras. Além disso, a capital do Brasil abriga o memorial JK, construído para homenagear o presidente Juscelino Kubitschek. A capital conta com 5 779,997 km² em sua extensão e mais de dois milhões de pessoas.

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul

Você já ouviu falar em uma sopa que é bolo? Na capital do Mato Grosso do Sul, a sopa paraguaia na verdade é um bolo salgado de milho. Além desse prato, a culinária da cidade conta ainda com o caribéu, um cozido de carne de sol com mandioca e com o tererê, uma bebida típica. A cidade possui também atrações turísticas como o Parque das Nações Indígenas e o Lago do Amor. A população ultrapassa os 900 mil habitantes e o território se estende por 8.096 km².

Cuiabá, capital do Mato Grosso

Famosa por ser uma cidade muito quente, a capital do Mato Grosso fica situada exatamente no centro da América do Sul. Para indicar o chamado centro geodésico, foi construído em 1909 um marco histórico no local. Além desse fato curioso, Cuiabá também é a única cidade que possui um Museu de Brinquedos. A população local conta com mais de 600 mil pessoas e sua extensão ocupa 3.292 km².

Goiânia, capital de Goiás

Com grandes áreas verdes e o maior número de praças do Brasil, a cidade também é conhecida como a Capital do Cerrado e conta com uma área territorial de 728.841 km². 

A capital de Goiás abriga também a maior feira livre do mundo, que acontece todos os domingos na Praça do Trabalhador. A cidade conta com mais de um milhão de habitantes.

Capitais da Região Sul

Curitiba, capital do Paraná

Considerada a Capital Ecológica do Brasil, a cidade também é a mais sustentável ambientalmente da América Latina. A capital do Paraná também foi a primeira no mundo a construir um prédio giratório. Entre as atrações culturais estão o Festival de Teatro de Curitiba e a Rua 24 Horas, que funciona ininterruptamente. A população de mais de um milhão de pessoas, ocupa uma área com 435,036 km² de extensão.

Florianópolis, capital de Santa Catarina

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis
Fonte: CFL Imóveis

Conhecida como a “Ilha da Magia”, a capital de Santa Catarina também é famosa por suas belezas naturais e paisagens, como as dunas da Joaquina. Entre os cartões postais da cidade estão a ponte Hercílio Luz e o Mirante do Morro da Cruz. A área de extensão da ilha é de 675,4 km² onde vivem 508.826 habitantes, de acordo com números divulgados em 2020.

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul

Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre
Fonte: Museu Brasil

Entre os pontos turísticos mais conhecidos da capital gaúcha estão a Casa de Cultura Mario Quintana, a Catedral Metropolitana, o Parque Farroupilha e o Mercado Público, fundado em 1869 e que oferece diversas opções de contato com a cultura local. Sua área territorial é composta por 496,8 quilômetros quadrados e a população ultrapassa um milhão de pessoas.

Aprendizado e diversão com as capitais do Brasil



E para garantir ainda mais aprendizados sobre as capitais do Brasil de forma divertida, no livro personalizado Turma da Mônica pelas Capitais a criança vira personagem e embarca em um passeio por diversas cidades do Brasil ao lado dos personagens de Mauricio de Sousa.

Em cada página, a criança descobrirá curiosidades sobre as capitais e poderá brincar de encontrar os personagens na ilustração rica em detalhes! Com esse livro, a diversão e o aprendizado em família são garantidos. Clique aqui para conhecer a história e aproveite 10% de desconto com o cupom BLOGDDH10!

Continue estimulando aprendizados sobre o Brasil com a Turma da Mônica

Além das capitais brasileiras, a coleção de livros personalizados “Conhecendo o Brasil com a Turma da Mônica” também conta com histórias sobre as festas populares de cada região, as lendas do folclore e ainda sobre as deliciosas comidas típicas do país.


Assim, os livros personalizados estimulam novos aprendizados e descobertas sobre a cultura brasileira, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos. Para conhecer a coleção completa e garantir um desconto especial, basta clicar aqui.

Coleção de livros personalizados Turma da Mônica Pelo Brasil
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Crianças lendo poemas deitadas no chão
Read More

O que é um poema?

Descubra o que é, conheça a importância para o desenvolvimento infantil e confira uma lista especial com os melhores poemas para ler com as crianças!