Curiosidades sobre animais da Savana | Série Conhecendo os Animais

Nesse post da série Conhecendo os Animais, descubra caraterísticas e fatos curiosos sobre as espécies de animais da Savana.
Animais da savana
Ouça o post

Nesse post da série Conhecendo os Animais, descubra caraterísticas e fatos curiosos sobre as espécies de animais da Savana. 

Na imensa Savana africana vivem muitos animais: o leão é o rei da selva, o leopardo é um dos mamíferos mais rápidos do mundo, a girafa alcança o topo das árvores e o rinoceronte pesa toneladas. 

Neste post da série Conhecendo os Animais, você descobrirá fatos importantes e curiosos sobre os animais típicos desse bioma da África.

Conheça 5 espécies de animais da Savana

Livro infantil sobre animais da savana
Este post é inspirado no livro infantil “Jornada pela Savana”

No livro personalizado Uma Jornada pela Savana da Dentro da História, as crianças são apresentadas a diversas espécies, podendo conhecer suas características e modos de vida de um jeito lúdico e divertido.

Logo a seguir, você pode conferir mais curiosidades sobre alguns dos principais animais da Savana, para compartilhar com os pequenos e aprender juntos sobre esses seres tão incríveis!

Crocodilo

O crocodilo é o maior réptil vivo atualmente. Ele gosta de águas paradas ou lentas, que ofereçam a possibilidade de camuflagem: faz de costas arenosas, margens de rios lamacentos e mangues salgados a sua casa.

Os crocodilos são nadadores muito rápidos, o que os ajuda a capturar suas presas. Podem nadar em velocidade de até 32 quilômetros por hora e conseguem segurar a respiração debaixo d’água por cerca de uma hora. Além de ter mandíbulas muito fortes, crocodilos também possuem uma audição muito aguçada. Esses animais podem ouvir até mesmo seus bebês se mexendo dentro dos ovos.

Hiena

As hienas são um dos animais mais comuns de serem vistos nas savanas africanas. São mamíferos carnívoros com uma grande capacidade de adaptação. Vivem em grupos de 40 a 100 integrantes e a organização da sociedade de hienas é matriarcal, ou seja, a fêmea mais velha normalmente lidera o bando. As hienas são animais muito espertos e que não fazem nenhum som para se comunicar, usando sempre a linguagem corporal para mostrar o que desejam aos outros membros do seu bando. 

Leão

O leão é o segundo maior felino do mundo, perdendo apenas para o tigre siberiano. Conhecido como o rei da selva, seu único predador é o ser humano. Vivem nas savanas nas regiões do sul do Saara, na África e na Índia. 

Os leões se alimentam de animais como zebra, búfalos e até mesmo elefantes. Podem alcançar 2,50m de comprimento e pesar 250 quilos, vivendo até os 20 anos de idade. Outra curiosidade é que o rugido de um leão pode ser ouvido em até 9 km de distância.

Girafa

As girafas são os mamíferos mais altos do mundo, graças às suas pernas altas e seus pescoços longos. São animais da savana semi árida da África e em também de florestas abertas, que têm árvores e muitos arbustos altos à disposição para se alimentarem. Esses animais só dormem cerca de vinte minutos por dia! Isso acontece porque ficar acordado a maior parte do tempo permite que a girafa esteja constantemente em alerta para o ataque de possíveis predadores.

Veja também: 9 Livros infantis sobre animais para ler em família

Suricato

Os suricatos são animais mamíferos que vivem em bandos e habitam alguns dos ambientes considerados mais inóspitos da Terra. Com apenas 30cm de altura, eles são valentes e capazes de enfrentar até mesmo cobras. Seu rabo tem mais de 20cm e serve como apoio para que o suricato se equilibre quando está de pé.

A alimentação desses animais é composta por besouros, centopeias, minhocas, grilos, pequenos mamíferos, pássaros, ovos, e até mesmo escorpiões – os suricatos são imunes ao veneno desses animais.

Elefante

Você sabia que os elefantes podem passar até 16 horas comendo? Eles são capazes de ingerir uma média de 220 quilos de comida por dia, nada surpreendente considerando que pesam cerca de sete toneladas. 

Outro fato curioso é que os elefantes adultos sempre dormem em pé, uma maneira de se proteger dos predadores. Eles gostam de tomar banho de lama, para se refrescar e também porque isso remove parasitas. Já a sua longa tromba serve tanto para beber água como para outras ocasiões, como coçar os olhos e ouvidos, e também para pegar ou jogar objetos.

Rinoceronte

O tamanho dos rinocerontes pode fazer parecer que eles são animais carnívoros, mas na verdade sua alimentação é composta de folhas, frutas, gramíneas, caules e galhos. Esses animais da savana são uma das espécies de animais mais ameaçadas do planeta. Estima-se que restem apenas 29 mil rinocerontes na natureza, em comparação com 500 mil que existiam no início do século 20. Um dos motivos para isso é a caça para a venda dos seus chifres. O chifre de rinoceronte mais longo já medido foi de 150 centímetros de acordo com a International Rhino Foundation.

Veja também: Curiosidades sobre 5 espécies de dinossauros

Seu pequeno gosta de aprender sobre os animais? 

Apesar de muitos desses animais da savana não serem encontrados no Brasil, agora as crianças podem fazer parte de uma aventura para aprender junto com esses seres incríveis.

Experimente criar o livro personalizado Jornada pela Savana e incentive o aprendizado de um jeito muito divertido!

6 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts