Curiosidades sobre 5 espécies de dinossauros | Série Conhecendo os Animais

Nesse post da série Conhecendo os Animais, descubra caraterísticas e fatos curiosos sobre 5 espécies de dinossauros.
Curiosidades sobre espécies de dinossauros
Ouça o post

Nesse post da série Conhecendo os Animais, descubra caraterísticas e fatos curiosos sobre 5 espécies de dinossauros. 

Você sabia que a palavra dinossauro, eu sua origem grega, significa “lagartos terríveis”?

Esses répteis gigantes que desapareceram há mais de 60 milhões de anos continuam despertando a nossa curiosidade. Principalmente a das crianças, que costumam passar por uma fase da infância em que se tornam fissuradas por essas criaturas.

Neste post da série Conhecendo os Animais, você conhecerá fatos importantes e curiosos sobre esses animais incríveis.

Conheça 5 espécies de dinossauros e suas curiosidades

Este post é inspirado no livro infantil sobre dinossauros “Jornada Pré-histórica”

No livro personalizado Uma Jornada Pré-Histórica da Dentro da História, as crianças são apresentadas de forma divertida e lúdica a várias espécies de dinossauros. 

Logo a seguir, você pode conferir mais curiosidades sobre elas para compartilhar com os pequenos e aprender sobre o modo de vida desses seres tão incríveis!

Proterossuco

Dinossauro proterossuco
Ilustração do livro: Uma Jornada Pré-Histórica – Dentro da História

Proterosuchus é um gênero extinto de répteis que viveram durante o início do período Triássico. Podia atingir um comprimento de até 3,5 metros, tinha uma cabeça grande e focinho em forma de gancho na ponta. Era um predador: cientistas consideram que ele pode ter sido terrestre, ou então um predador de emboscada semiaquático, semelhante aos crocodilos modernos.

Compsognato

Dinossauros da espécie compsognato
Ilustração do livro: Uma Jornada Pré-Histórica – Dentro da História

Os dinossauros Compsognatos viveram no fim do período Jurássico, há aproximadamente 150 milhões de anos. Esse dinossauro era um animal pequeno e bípede com patas traseiras longas e uma cauda alongada, que utilizava para manter o equilíbrio durante a locomoção.

É um dos poucos dinossauros cuja dieta se sabe com certeza: cientistas encontraram restos de pequenos lagartos preservados na barriga dos fósseis. Seus dentes eram pequenos mas afiados, compatíveis com sua dieta de pequenos vertebrados e possivelmente outros animais pequenos, como insetos.

Braquiossauro

Braquiossauro, a espécie de dinossauros de pescoços longos
Ilustração do livro: Uma Jornada Pré-Histórica – Dentro da História

O nome do Braquiossauro significa “lagarto braço”, porque os seus membros da frente eram maiores que os traseiros. Conhecido por seu pescoço muito comprido, foi um gênero de dinossauros saurópode que viveu durante o fim do período Jurássico. 

Este animal tinha entre 18 e 20 metros de altura e cerca de 25 metros de comprimento e estima-se que seu peso atingia em torno de 50 toneladas. O braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de suas árvores prediletas como as coníferas, um tipo de pinheiro. Apesar do grande peso, podia chegar até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h.

Tiranossauro Rex

Tiranossauro Rex
Ilustração do livro: Uma Jornada Pré-Histórica – Dentro da História

Tyrannosaurus é um gênero de dinossauros que viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente 66 milhões de anos, em toda a região que hoje é a América do Norte.

Suas pernas eram longas e musculosas, mas seus braços eram extremamente curtos e finos, além desses animais também possuírem três dedos ao fim de cada perna e dois dedos nos braços. Na idade adulta um T. rex poderia atingir cerca de 4 metros de altura e 12 metros de comprimento e as fêmeas eram maiores que os machos. Um recente estudo comprova que tinha a mordedura mais poderosa do planeta. Tinha 60 dentes com mais de 20 centímetros cada um. 

Estegossauro

Estegossauro
Ilustração do livro: Uma Jornada Pré-Histórica – Dentro da História

O nome Estegossauro significa “lagarto coberto” ou “lagarto telhado”. Essa espécie de dinossauro recebeu recebeu este nome porque tinha duas fileiras de enormes placas ósseas ao longo das costas, que podiam chegar a ter até 60 cm de altura.

O estegossauro era herbívoro e viveu entre 159 milhões e 144 milhões de anos atrás, em áreas arborizadas com plantas baixas.Usava a sua cauda pontuda e as largas placas para se defender de predadores.

Veja também: Curiosidades dos animais que vivem no gelo

Seu pequeno gosta de dinossauros? 

Apesar de os dinossauros já estarem extintos há muito tempo, agora as crianças podem fazer parte de uma aventura para aprender junto com esses seres incríveis.

Livro Personalizado de Dinossauros

Experimente criar o livro personalizado de Dinossauros e incentive o aprendizado de um jeito muito divertido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts