A lenda do Saci Pererê para crianças

1 min. leitura

Lenda do Saci Pererê para crianças
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Conheça a lenda do Saci Pererê e apresente para as crianças esse personagem típico do folclore brasileiro.

O folclore brasileiro é repleto de personagens curiosos e que fazem parte da cultura de diversas regiões do país. O Saci, também conhecido como Saci-pererê, com certeza está entre os mais famosos.

A lenda do Saci surgiu na região Sul e foi influenciada por elementos das culturas africana e indígena. A figura ficou conhecida nacionalmente por influência da obra de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil do Brasil.

A lenda do Saci

Por ser um personagem da cultura popular, são muitas as variações da lenda do Saci nos quatro cantos do país. O que não muda nunca é que o Saci é um ser mítico que habita as florestas, sempre muito travesso e pregando peças.

Segundo a lenda do Saci, ele é um ser baixinho, negro e possui apenas uma perna – por isso se locomove pulando rapidamente pela floresta. Outra característica marcante é o seu capuz vermelho.

O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Por isso ele está sempre realizando travessuras por onde passa. Ele gosta de bagunçar a crina dos cavalos durante a noite, dando nós e fazendo tranças. Esses são sinais de que o Saci passou por ali.

Ele também tem o costume de entrar nas casas para pregar peças nas pessoas. Pode queimar as comidas que estão no fogão, ou fazer objetos desaparecerem. Às vezes até apaga velas e luzes.

O Saci cria um redemoinho quando passa rápido por um lugar, levantando folhas e sujeira. Quando isso acontece, a lenda do Saci conta que é possível capturá-lo lançando uma peneira no meio do redemoinho. Então, quem capturar o Saci deve retirar o seu gorro e colocá-lo dentro de uma garrafa.

Clique aqui para conhecer outras lendas do folclore brasileiro!

Nova versão da história do Saci Pererê

Livro Personalizado: O Conto do Saci Pererê

A edição da história do Saci Pererê criada pela Dentro da História tem algo diferente de todas as outras versões dessa lenda brasileira. O livro é personalizado e a história ganha um novo personagem: seu filho ou filha!

Participando da história junto com o Saci, as crianças aprendem ainda mais sobre esse personagem folclórico e a leitura se torna um momento especial em família.

Experimente criar o livro no site e receba este clássico personalizado em casa!

3 Responda para “A lenda do Saci Pererê para crianças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *