9 Livros infantis sobre animais para ler em família

Ouça o post

Espécies que vivem na savana, no gelo, na floresta, no mar ou até mesmo os extintos dinossauros: as crianças adoram descobrir curiosidades sobre os animais e aprender sobre eles por meio dos livros infantis.

Além da preferência entre os pequenos, as histórias sobre animais também estimulam o convívio das crianças com a natureza. Esse contato é necessário para que elas possam compreender a relevância de cuidar do meio ambiente e preservar o habitat das diferentes espécies.

Na série de posts “Livros Infantis para a nova geração”, selecionamos as melhores histórias para incentivar o hábito de leitura das crianças e diversos tipos de aprendizados. A seguir, você verá nossas indicações de livros sobre animais em versão personalizada para estimular ainda mais o interesse dos pequenos.

A importância da leitura na infância

Para entender por que ler para as crianças é tão importante, basta lembrar dos livros que você leu quando era criança e se recorda com carinho e uma pontinha de nostalgia até hoje.

Estimular o contato com os livros desde cedo permite que as crianças conheçam diferentes mundos, despertem a imaginação e curiosidade, além de incentivar a criatividade e proporcionar novas descobertas. Tudo isso contribui para o desenvolvimento cognitivo, facilitando o processo de alfabetização e aprendizagem.

O hábito da leitura também é importante para o convívio familiar: já é comprovado que ler para as crianças aproxima pais e filhos, fortalecendo os laços afetivos entre eles.


Dicas de livros infantis sobre animais

Confira abaixo livros sobre animais para ler com as crianças, aprender e se divertir em família!

Mundo Bita: Animais da Fazendinha

“Bom dia! O sol já nasceu na fazendinha…” – Uma das canções preferidas dos pequenos também ganhou as páginas dos livros personalizados. 

Animais da Fazendinha é um livro sobre animais do Mundo Bita, em que a criança acompanhará o amigo bigodudo junto a Lila, Dan e Tito em uma jornada de muita diversão! A história estimula a reconhecer e reproduzir os sons dos animais, aprendendo sobre os lugares onde eles vivem.

Mundo Bita: Pintando os Animais

Que tal viajar com o Mundo Bita e sua turma para conhecer e colorir diferentes animais? No livro de colorir Pintando os Animais, a aventura começa na fazendinha, passa pela África e vai até o fundo do mar!

Além de conhecer diferentes espécies, a criança poderá soltar a criatividade colorindo toda a história. São diversas páginas com espaço para desenhar e para colorir do jeito que quiser.

Show da Luna: Brincando com os Animais

A curiosidade leva as crianças a descobrirem o mundo! Nesse livro infantil não será diferente: em Brincando com os Animais, o protagonista acompanhará Luna, Júpiter e Cláudio em uma jornada cheia de curiosidades científicas sobre os animais do Sítio do Bagre Azul.

Enquanto se diverte com a leitura, a criança aprende de forma lúdica porque o pato flutua na água, porque o porquinho gosta de lama e até porque o galo gosta tanto de cantar logo cedo.

Turma da Mônica – Visita na Roça

O sítio do Chico Bento vai ficar pequeno para tanta alegria e diversão: no livro Visita na Roça, todos os bichinhos de estimação da Turma da Mônica acompanharão seus donos em uma grande aventura na fazenda.

Ao entrar na história e personalizá-la também com seu próprio animal de estimação, a criança aprende sobre os cuidados que um animalzinho demanda. Além disso, também vai conhecer mais sobre o ambiente rural enquanto passeia com os personagens da turma.

Post Relacionado

Uma Jornada pela Floresta

Na floresta tropical vivem muitos animais: entre eles está o Boto-cor-de-rosa, conhecido por uma lenda popular da região. Diante da imensa diversidade natural e dos boatos sobre sua origem, o Boto resolveu sumir por uns tempos. Onde será que ele foi parar?

Esse é o começo da aventura do livro Jornada pela Floresta, durante a qual a criança terá a oportunidade de conhecer mais sobre fauna e se divertir com as curiosidades sobre os animais típicos do Brasil

Uma Jornada pelo Gelo

Que outros animais gostam do frio, além do urso polar? No livro Jornada pelo Gelo, a criança conhecerá o simpático pinguim Tenório, que lhe apresentará todos os seus amigos: a foca, a baleia orca e até o boi almiscarado. Além de gostar de baixas temperaturas, essa turma também adora uma boa música!

Além de apresentar espécies de animais de habitats frios do planeta, o livro também estimula a musicalidade e a empatia, mostrando a importância de respeitar as diferenças e aprender com elas.

Uma Jornada pelo Fundo do Mar

Os oceanos são um ambiente misterioso, onde vive uma diversidade imensa de espécies de animais. No livro infantil Jornada pelo Fundo do Mar, as crianças vão conhecer várias delas: desde os simpáticos golfinhos, até os assustadores tubarões.

Na história, o protagonista irá mergulhar até a Cidade Luz, nas profundezas do oceano, para ajudar seu novo amigo peixe-lanterna. A criança aprenderá sobre a importância de cuidar do próximo, além de expandir seu vocabulário sobre os animais marinhos.  

Veja também:

Livros infantis viram aventuras sonoras no Podcast Dentro da História

Uma Jornada Pré-Histórica

Quem nunca pensou como seria conhecer um dinossauro de pertinho? No livro Uma Jornada Pré-histórica, é possível não só conhecer esses lendários animais, como também salvar um ovo perdido dos perigos da vida selvagem e levá-lo de volta para sua mamãe dinossauro.

Nessa história personalizada feita especialmente para os amantes de dinossauros, a criança vai conhecer diferentes espécies deles e precisará usar seus conhecimentos para solucionar um grande desafio. 

Uma Jornada pela Savana

Na savana africana vivem muitos animais: o leão é o rei da selva, o leopardo é um dos mamíferos mais rápidos do mundo, a girafa alcança o topo das árvores e o rinoceronte que pode pesar toneladas. 

No livro Uma Jornada pela Savana, a criança entra em contato com esses e outros animais que habitam esse ecossistema, podendo compreender suas características e modos de vida. A narrativa fantástica apresenta um mistério que, de forma lúdica, incentiva a cuidar do outro e a resistir a pressões externas, aprendendo a valorizar o que é único em cada indivíduo. 

Quer receber livros infantis sobre animais todos os meses?

As histórias sobre animais ajudam as crianças a conhecer novas espécies e estimulam o desenvolvimento do hábito da leitura de forma lúdica e divertida.

Você pode receber essas e muitas outras histórias todos os meses no Clube Dentro da História. Além de um livro personalizado exclusivo, o Kit de Leitura também contém brincadeiras, atividades, adesivos, dicas para os pais e muito mais. Tudo para garantir uma experiência inesquecível!

Para assinar o Clube da Dentro com 10% de desconto, clique aqui e use o cupom BLOGDDH.

Dentro da História:
Post Relacionado
Posts Recentes