+100 Livros infantis grátis para ler com as crianças

Conheça sites onde é possível acessar mais de 100 livros infantis grátis para ler com as crianças e estimular o hábito da leitura desde cedo.
Livros infantis grátis
Ouça o post

Você sabia que o hábito da leitura pode começar antes mesmo do nascimento de um bebê? Pesquisas mostram que mesmo dentro do útero, o bebê é estimulado pelas vibrações produzidas durante a leitura.

Sabemos que, se estimuladas desde cedo, logo as crianças se tornam leitoras vorazes. São capazes de emendar um livro no outro pedir sempre por mais uma história. Para ajudar as famílias na missão de nunca ficar sem uma história para ler, trazemos aqui uma lista de sites que disponibilizam livros infantis grátis.

Descubra um pouco mais sobre a importância de ler para as crianças. E veja as dicas de livros gratuitos logo a seguir:

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

A importância de ler para as crianças

A leitura é um hábito que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Ela contribui para a capacidade de atenção, de concentração, de memória e de raciocínio. Por meio do contato com textos literários, a criança amplia o seu vocabulário e passa a compreender melhor o mundo à sua volta. 

Além disso, a leitura estimula a imaginação e a criatividade, que serão habilidades cada vez mais importantes no século 21. Pesquisas mostram que a leitura é um dos estímulos mais importantes para a Geração Alpha, que são as crianças nativas-digitais.

Onde acessar livros infantis grátis

Conheça 5 plataformas para acessar livros infantis grátis e ler para as crianças a qualquer momento:

1 – Livros infantis personalizados 

A plataforma Dentro da História incentiva a leitura transformando as crianças em personagens de histórias infantis. 

No site, é possível criar um personagem com as características da criança e depois ler o livro online de forma gratuita

São mais de 100 histórias disponíveis, e no próprio site há indicações para crianças de cada faixa-etária:

Depois de ler a história online, é possível fazer a compra do livro e recebê-lo em casa, impresso com capa dura e com dedicatória também personalizada. 

Livro infantil personalizado da Turma da Mônica
Livro infantil da Turma da Mônica para ler online grátis

Veja algumas das histórias mais acessadas:

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Turma da Mônica – Megaolimpíada
  • MSP-a-gincana
    Turma da Mônica – A Gincana
  • Turma da Mônica – Aventuras com a Turma

2 – Eu leio para uma criança

A plataforma Eu Leio para uma Criança faz parte da campanha do Itaú Unibanco e Fundação Itaú Social iniciada 10 anos atrás, que atualmente disponibiliza livros infantis gratuitos em formato digital para ler no celular ou no computador. Alguns livros disponíveis são:

3 – Domínio Público

A plataforma governamental Domínio Público disponibiliza livros infantis grátis em PDFs com acesso livre em uma biblioteca digital. O objetivo é promover o amplo acesso a livros que já estão em domínio público, ou seja, que não possuem mais direitos autorais e por isso podem ser acessados gratuitamente. Veja alguns exemplos:

4 – Espaço de leitura

O Espaço de Leitura é uma plataforma do projeto LabEdu, que tem por objetivo oferecer às crianças possibilidades para se desenvolverem com base em aprendizagens significativas. A plataforma possui diversas histórias em formato digital para ler de forma gratuita. Também oferece áudios e vídeos narrados por contadores de histórias experientes.

Conheça algumas histórias:

5 – Livros infantis grátis da Amazon

Para quem não conhece, a Amazon é uma das cinco maiores empresas de tecnologia do mundo e se destaca pela venda de livros online. No site, é possível encontrar uma lista de livros infantis grátis em formato de Ebooks.

Alguns títulos disponíveis são: 

Para acessar esses livros digitais, basta criar uma conta na Amazon e baixar o aplicativo Kindle em qualquer celular ou tablet.

Faça parte do mundo Disney em histórias incriveís
  • Toy Story – Amigo Estou Aqui
  • Disney parks
    Onde os Sonhos se Realizam | Disney
  • Disney Carros
    Disney Carros – Uma Corrida Inesquecível

Como ler para crianças?

Agora você já sabe onde é possível acessar livros infantis grátis. Mas você sabe a melhor forma de ler para crianças?

Crianças de cada faixa-etária têm suas próprias características e relação com a leitura. Por isso, é importante saber como torná-la prazerosa em cada fase da infância, e criar oportunidades de aprendizado a partir dos livros.

Veja neste artigo dicas de como ler para crianças de cada idade, tornando a leitura ainda mais prazerosa, interessante e estimulante.

49 comments
  1. Eu amo ler para meus netos .ficam empolgados para ver a historia.e o sorriso no rosto na hora de dormir.amo meus netos sei que eles amam historia.tenho3 netos amante da leituras. adoram quando eu faço como se fosse o personagem do livro.

  2. Boa noite ! Como faço para conseguir livros gratis , sou professora alfabetizadora esse ano estou co um terceiro ano ,mas devido a pandemia tive que alfabetiza-los também,foi muito bom agora eles até brigam para fazer leitura em sala de aula. Só que já leram todos os livros das caixas de leitura da sala seria bom ter mais opções para continuar com a empolgação com a leitura como meus alunos estão .Aguardo resposta .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts