Como Frozen incentiva o protagonismo das meninas?

2 min. leitura

Frozen incentiva protagonismo das meninas
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Descubra as mensagens de protagonismo feminino que Frozen traz para as crianças e o motivo do seu sucesso entre as meninas!

Desde 2014, Frozen ganhou o coração das crianças e famílias do mundo todo. Prova disso é que o segundo filme desse grande sucesso da Disney tornou-se a animação com a maior bilheteria de todos os tempos.

Quem tem crianças em casa com certeza já cantou junto com a Elsa “Livre estou, livre estou”, riu da inocência de Olaf e se emocionou com o amor entre as irmãs Elsa e Anna. Mas além de ser um ótimo entretenimento, Frozen traz mensagens importantes para o público infantil – e adulto! 

Com duas personagens principais que quebram diversos padrões comuns nas narrativas tradicionais das princesas da Disney, Frozen dá exemplos de protagonismo feminino, que é um dos principais fatores para o seu grande sucesso. A seguir, entenda mais sobre a mensagem do filme e a sua importância tanto para meninas como para meninos.

A mensagem das protagonistas de Frozen 

Irmãs Elsa e Anna são exemplos de protagonismo para as meninas

Dentre as princesas da Disney, Elsa é com certeza bastante original. Ela possui uma magia congelante muito poderosa, e consegue controlar os elementos da natureza. A história dessa personagem mostra como superar o medo e a vergonha, e aprender a ter orgulho de seus dons únicos.

A irmã Anna, por outro lado, não tem poderes mágicos. Ela é um pouco desajeitada e confia nas pessoas muito facilmente. Mas, ao longo da história de Frozen 1 e 2, Anna amadurece e se mostra corajosa, determinada e cheia de amor por sua família. Ela salva sua própria vida e a de Elsa com um ato de amor, e no segundo filme, descobre como salvar a floresta e toda a cidade de Arendelle.

Enquanto Elsa é um grande exemplo para as meninas se inspirarem e valorizarem seus mais diferentes talentos, Anna é igualmente importante, porque é uma garota comum e mesmo assim salva a todos. 

Juntas, as protagonistas de Frozen trazem uma mensagem importante para meninas e meninos: mostram que garotas podem ser heroínas, com todos os seus poderes e fraquezas, e que não há uma única maneira de ser forte.

Incentivando o protagonismo das meninas através das histórias

Livro personalizado de Frozen transforma meninas em protagonistas

Frozen é um exemplo de narrativa alinhada a temas atuais e que ajuda a fortalecer valores importantes na infância. Isso porque é a partir de histórias, tanto na forma de filmes, como de livros, que as crianças passam a compreender o mundo que as cerca, se autoconhecem e formam a sua personalidade. 

Para incentivar ainda mais o protagonismo das meninas que se inspiram nas irmãs Elsa e Anna, é possível transformá-las em personagens do livro personalizado de Frozen, na plataforma Dentro da História.

No livro, as crianças fazem parte de uma nova aventura com as princesas de Arendelle, interagindo com as protagonistas e outros personagens de Frozen. A personalização incentiva que as crianças valorizem suas próprias características ao criarem um avatar com seus traços físicos, e se vejam como agentes importantes na história:

“A leitura na infância é essencial, pois é a fase onde a criança está construindo o seu ‘eu’, identificando suas virtudes, aprendendo o que é o certo ou errado. É nesta fase que o ser humano tem maior capacidade de absorver tudo ao seu redor, sendo propício introduzir, de forma lúdica, questões importantes, como a luta contra o preconceito e estereótipos que circundam a figura feminina.” explica Cláudia Onofre, consultora educacional na Dentro da História.

Conhece uma pequena que adoraria ser protagonista de uma história junto com Elsa e Anna?

Conheça o livro personalizado de Frozen e incentive as garotas a desenvolverem todo o seu potencial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *