Massagem Shantala no bebê: saiba como fazer

Conheça essa técnica milenar que proporciona diversos benefícios para a criança e confira o passo a passo de como incluir a Shantala na rotina do seu bebê.
Mãe negra fazendo alongamento da massagem Shantala em seu bebê
Ouça o post

Durante a gravidez o bebê passa por inúmeras mudanças enquanto se desenvolve no útero. Após o nascimento não é diferente: as transições continuam até que a criança consiga se adaptar ao mundo aqui fora.

Por essa razão, o primeiro mês de vida do bebê é marcado pelas descobertas tanto da criança quanto da família, que está aprendendo a compreender a linguagem dos pequenos e identificar o que eles precisam. 

A comunicação entre os cuidadores e o bebê acontece principalmente pelo choro e pelo toque. Para os pais e mães a escuta ativa e a observação são as melhores formas de reconhecer o que o choro do bebê significa. Além disso, observar como a criança reage aos estímulos sensoriais do toque físico aproxima o bebê e a família, fortalecendo os laços de amor entre eles.

O que é a massagem Shantala?

A Shantala é um tipo de massagem indiana que se tornou mundialmente conhecida na década de 70 por meio do ginecologista francês Dr. Frédérick Leboyer. 

Após uma viagem para a Índia, o médico observou que muitas mães utilizavam essa técnica milenar em seu cotidiano para cuidar de seus bebês e se conectar com eles por meio do toque.

A massagem, que pode ser feita a partir do primeiro mês de vida, dura entre 15 e 30 minutos e possui movimentos simples feitos no rosto, nos braços, nas pernas, nos braços, nas costas e em todo o tronco do bebê. Cada movimento pode ser repetido de 3 a 5 vezes, de acordo com a disposição da criança.

Benefícios da massagem Shantala

Desde que ganhou o mundo, a Shantala para bebês têm sido utilizada por diversas famílias, pois além de estreitar os laços afetivos entre a criança e seus cuidadores, a massagem também é benéfica para o desenvolvimento dos bebês.

Confira abaixo os benefícios da Shantala:

  • Proporciona relaxamento para o bebê, evitando estresse;
  • Estimula o funcionamento de todos os órgãos, pois ativa a circulação sanguínea;
  • Melhora a respiração e a qualidade do sono do bebê;
  • Alivia cólicas e gases, além de melhorar a digestão;
  • Promove o bem-estar;
  • Fortalece o vínculo entre o bebê e seus cuidadores.

Além desses benefícios, a Shantala contribui ainda para o desenvolvimento emocional e físico do bebê, e também para sua coordenação motora.

Como fazer massagem Shantala no bebê?

Bebê sorrindo ao receber massagem Shantala

Os especialistas recomendam que a Shantala seja feita no bebê após o banho ou em um momento em que a criança esteja tranquila. Antes de iniciar a massagem é importante preparar o ambiente, escolhendo um local sem barulho e com iluminação confortável. 

Durante a Shantala também é indicado deixar o celular e a televisão desligados. Dessa forma, o cuidador não terá interrupções e poderá conversar com o bebê, aproveitando ao máximo o momento juntos.

Além de escolher o melhor momento, preparar o ambiente e evitar interrupções, é necessário separar um óleo vegetal de sua preferência para fazer a Shantala no bebê. Esse óleo será utilizado somente no corpo do bebê para deixá-lo relaxado e facilitar os movimentos. 

Confira abaixo o passo a passo da massagem Shantala:

Rosto

Com as mãos abertas e sem óleo, massageie a face do bebê começando no centro da testa e indo em direção às orelhas.

Em seguida, use os polegares para massagear ao redor dos olhos do bebê. Comece os movimentos circulares pela parte externa da sobrancelha, passe pelas pálpebras e retorne às sobrancelhas.

Peito

Coloque um pouco do óleo vegetal escolhido na palma das mãos e esfregue-as até aquecê-las.

Com as mãos aquecidas, faça movimentos saindo do centro do peito até as axilas do bebê. 

Tronco

Para massagear o tronco do bebê, movimente suavemente as mãos saindo da barriga e deslizando até os ombros para formar um X no abdômen do bebê.

Barriga

Deslize a lateral das mãos a partir do abdômen, passando pelo umbigo e indo até altura da bexiga. 

Esse é um excelente movimento para aliviar e prevenir cólicas no bebê.

Braços

Segure o pulso do bebê fazendo um movimento de rosca. Faça o mesmo com a outra mão na parte superior do braço, próxima às axilas. Deslize as mãos mantendo o movimento de rosca até que as duas mãos se encontrem no meio do braço do bebê.

Massagem Shantala nas mãos do bebê

Mãos

Com a mãozinha do bebê aberta, use o polegar para massagear a palma da mão indo em direção aos dedos. Delicadamente, puxe cada dedinho e aperte-os suavemente.

Pernas

Com as mãos segure a perninha do bebê em formato bracelete. Faça o movimento de rosca começando na virilha e indo em direção aos pés.

Em seguida, faça o movimento giratório de vai e vem iniciando na virilha e indo até o tornozelo.

Pés

Deslize o polegar do calcanhar até os dedos dos pés. Após puxe delicadamente cada dedinho, massageando-os suavemente.

Costas

Com cuidado, deite o bebê de bruços em suas pernas. Em seguida, deslize as mãos pelas costas indo em direção ao bumbum.

Bebê recebendo alongamento nas pernas da massagem Shantala

Alongamento

Após repetir cada um dos movimentos entre 3 e 5 vezes, finalize a massagem cruzando os braços do bebê sobre sua barriguinha e abrindo-os em seguida. Faça o mesmo movimento com as perninhas: cruze-as sobre o abdômen do bebê, abrindo depois.

Veja abaixo um vídeo de como fazer Shantala no bebê:

Quer mais dicas como essa?

Livro do bebê personalizado

A massagem Shantala é um complemento dos livros da coleção Diários do Bebê, lançada pela Dentro da História em parceria com a Disney Baby. Com os livros personalizados as famílias vão conferir dicas especiais para a rotina e adaptação do bebê, além de informações sobre o desenvolvimento infantil.

Os pais e mães também poderão registrar de forma personalizada e única as memórias inesquecíveis com seus bebês! Para criar o livro personalizado do bebê com desconto, basta clicar aqui e aproveitar o cupom BLOGDDH10!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts