14 livros infantis com protagonistas pretos

Conheça livros infantis com protagonistas pretos para promover a representatividade na infância e diversificar o repertório das crianças.
Livros infantis com protagonistas negros
Ouça o post

Os livros são janelas para o mundo. Então, que mundo queremos apresentar para as crianças?

Nesse sentido, colocá-las em contato desde a infância com conteúdos que ampliem seu repertório cultural é muito importante. Os livros são ferramentas para isso, porque podem fazer duas coisas incríveis: gerar identificação através da representatividade e nos mostrar novas realidades diferentes da nossa.

Selecionamos 14 livros infantis com protagonistas pretos para crianças de todas as idades e gostos. Histórias clássicas, contos modernos, autores premiados, do Brasil e do mundo. Sobre temas universais, sobre cultura africana, sobre a inocência das crianças. Cada um desses livros traz uma mensagem diferente, que contribui para que um dia não seja necessário fazer uma lista com o critério de seleção baseado na cor da pele.

Veja as dicas a seguir:

Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado

Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado

Escrito por uma das maiores referências em literatura infantil no Brasil, este livro é um clássico sobre uma linda menina preta que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela e tenta descobrir o seu segredo. 

Amoras – Emicida

Amoras - Emicida

Essa história cheia de simplicidade e poesia escrita pelo rapper e compositor Emicida  mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos – desde criança e para sempre.

Veja o livro animado no Youtube!

Jeremias: Pele – Maurício de Sousa Produções

Jeremias - Pele

Nesta Graphic Novel da Turma da Mônica, o roteirista Rafael Calça e o desenhista Jefferson Costa dão vida a uma história na qual o personagem Jeremias lidará pela primeira vez com o preconceito por causa da cor da sua pele. O livro é recheado de dor, superação, aprendizado e preparação para a vida.

O Menino Marrom – Ziraldo

O Menino Marrom - Ziraldo

Em O Menino Marrom, Ziraldo narra a infância de duas crianças com a cor de pele diferente: uma é marrom, a outra é cor-de-rosa. Elas não veem isso como um empecilho para construírem um grande laço, com muitas perguntas e descobertas.

Flora – Bartolomeu Campos de Queirós

Flora - Bartolomeu Campos de Queirós


Este livro conta de forma delicada a história da menina Flora, que observa, contempla, admira, respeita e vivencia zelosamente o ciclo da vida. O leitor, independentemente de sua idade, é convidado a desvendar os segredos das coisas mais simples.

As Cores do Mundo – Rafael Calça

livro personalizado As Cores do Mundo

Neste livro, que pode ser personalizado com o nome e o avatar da criança, o premiado escritor Rafael Calça apresenta As Cores do Mundo aos pequenos, além de ensiná-los sobre empatia e respeito. De forma lúdica o autor mostra para as crianças que é incrível aprender e conviver com com a infinidade de cores, sotaques, línguas e culturas que existem no mundo.

A bonequinha preta –  Alaíde Lisboa de Oliveira

A bonequinha preta

Outro clássico, este livro infantil foi lançado em 1938 e é atemporal. A menina Mariazinha tem uma Bonequinha Preta, da cor do carvão. Certo dia, Mariazinha saiu sozinha com sua mãe e pediu à bonequinha que não chegasse perto da janela, mas acontece um acidente e a boneca desaparece. A história traz lições sobre obediência, ajudar ao próximo e perdoar.

Betina – Nilma Lino Gomes

Betina - Nilma Lino Gomes

A protagonista desta história é uma menina que adora as tranças que a avó faz em seus cabelos, o entrelaçamento dos fios se transformando em verdadeiras obras de arte. A história resgata a tradição oral, valorizando a cultura e ancestralidade. 

Veja também: Curta-metragem sobre cabelo afro é vencedor do Oscar 2020

Nó na garganta – Mirna Pinsky

Nó na garganta - Mirna Pinsky

A menina Tânia, de 10 anos, se muda com seus pais que decidiram trocar a vida difícil da cidade grande por uma nova oportunidade no litoral. No novo ambiente, Tânia brinca e faz novos amigos, mas também sofre preconceito por ser preta. Assim, vai nascendo dentro dela uma consciência até então desconhecida, uma vontade de mostrar às pessoas sua verdadeira personalidade.

Leia mais: Educação Antirracista: saiba o que é e como praticar

As tranças de Bintou –  Sylviane A. Diuof

As tranças de Bintou -  Sylviane A. Diuof

A autora Sylviane A. Diouf, estudiosa da cultura e da história da África, nos apresenta nessa história Bintou, uma menina preta que não se contenta com seus birotes no cabelo e sonha usar tranças como sua irmã mais velha. A história encanta pela maneira cuidadosa e doce com que trata a passagem da infância para a adolescência.

Flávia e o bolo de chocolate – Miriam Leitão

Flávia e o bolo de chocolate - Miriam Leitão

Em meio aos questionamentos da protagonista Flávia sobre a sua pele marrom, tão diferente da pele branquinha da mãe, a premiada jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos. 

Uma história mais ou menos parecida – Márcia Paschoallin

Uma história mais ou menos parecida - Márcia Paschoallin

Essa é uma releitura do clássico da Branca de Neve. Nesta versão, a princesa é preta e linda! O objetivo da narrativa é valorizar a cultura afro-brasileira e suas manifestações, para que toda Pérola Negra pergunte com orgulho: “espelho, espelho meu, existe preta mais linda do que eu?”.

Obax – André Neves

Obax - André Neves

O livro Obax tem um texto encantador que ressalta a natureza criativa do imaginário infantil. Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio preto se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias.

Iori descobre o sol, o sol descobre Iori – Oswaldo Faustino

Iori descobre o sol, o sol descobre Iori - Oswaldo Faustino

Os ruídos da natureza podem surpreender a quem está acostumado a dormir nas grandes cidades. Sozinha em seu quarto, a pequena Iori fica intrigada com os sons do campo, vindos do lado de fora da janela. Esta narrativa simples ajuda a preparar a criança para essa novidade, estimulando a observação dos sons e brincadeiras com onomatopeias. 

Livros Personalizados – Dentro da História

Livro Personalizado - Dentro da História

Transformar a criança preta em personagem principal de um livro personalizado é uma forma de incentivar seu protagonismo de maneira lúdica. Ao personalizar o avatar com suas características físicas, ela poderá se reconhecer e se ver representada na história. Enfrentando desafios em diferentes aventuras, a criança aprenderá sobre seu potencial, desenvolvendo a confiança e a autoestima.

Gostou de conhecer esses livros infantis com protagonistas pretos?

Veja também: O que é protagonismo infantil e como incentivá-lo?

3 comments
  1. Livros sensacionais !!! Toda escola deveria ter, pois as crianças pretas precisam de mais representatividade no seu cotidiano escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts