Como estimular o bebê a falar: confira 7 dicas

Veja como estimular o bebê a falar com hábitos e atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento infantil.
Mãe colocando em práticas as dicas de como estimular o bebê a falar
Ouça o post

A emoção de ouvir as primeiras palavras dos pequenos representa um momento único para as famílias. O desenvolvimento da fala dos bebês começa logo no segundo trimestre da gestação e, por isso, é tão importante que os pais e familiares conversem, cantem e leiam histórias desde quando os pequenos estão na barriga da mãe, pois os sons ajudam no desenvolvimento da audição e a voz dos pais acalma o bebê.

Além disso, estudos mostram que crianças que recebem mais variedade de estímulos no período do desenvolvimento da fala e qualidade de interação com a família, têm mais facilidade na fase de alfabetização e leitura.

Afinal, como incluir na rotina o estímulo à fala dos bebês? Conheça hábitos e atividades que diversificam e enriquecem a aprendizagem dos bebês.

Registre as memórias e descobertas da criança em seu primeiro ano de vida
  • Meu Primeiro Diário – Disney Baby
  • Meu Segundo Diário – Disney Baby
  • Meu Terceiro Diário – Disney Baby

A importância da escuta no desenvolvimento da fala dos bebês

O primeiro ano de vida pode ser considerado como o “ano da escuta”, já que, segundo estudos, o vocabulário receptivo dos bebês é aproximadamente quatro vezes maior que o vocabulário expressivo. Ou seja, os bebês apresentam muito mais facilidade em receber estímulos do que expressá-los nos primeiros meses de vida. Por isso, nessa fase é tão fundamental investir na  diversidade de estímulos que podem ser colocados em prática por meio de atividades lúdicas na rotina das famílias.

A escuta ativa é outra forma de utilizar essa capacidade, e deve ser praticada pelos pais, como lembra a Coordenadora Pedagógica da Dentro da História, Claudia Onofre. Os familiares e responsáveis devem treinar o escutar, pois através dessa capacidade sensível as crianças aprendem a expressar seus sentimentos por meio de gestos, ações e pela fala.

7 dicas de como estimular o bebê a falar

Como destaca Claudia, ter paciência com o ritmo de aprendizagem de cada criança, respeitar as etapas do desenvolvimento da fala e entender que a evolução de cada um é única e genuína são pontos essenciais para ajudar as famílias a aprender como estimular o bebê a falar.

A seguir estão 7 dicas a serem praticadas no dia a dia familiar com muita dedicação e diversão.

1. Dialogar sempre

Conversar com os bebês requer dos pais atenção e presença desde a gestação. Por meio do diálogo com os familiares além de incentivar o desenvolvimento auditivo e da fala, criam-se vínculos afetivos que transmitem confiança. 

As crianças até 2 anos de idade começam a se expressar por balbucios, que à medida que vão desenvolvendo a fala ficam mais complexos, formando palavras e frases inteiras. Conversar sempre com os bebês é fundamental, pois é um hábito que contribui para a fase da escuta e é o momento em que os pais podem encorajar a criança a repetir e experimentar novos sons e palavras.

2. Aprender brincando

Dica aprender brincando de como estimular o bebê a falar

Por meio das brincadeiras os bebês aprendem a falar e constroem habilidades socioemocionais. Nessa fase, as brincadeiras mais adequadas para estimular o bebê a falar são brincadeiras de completar a palavra, imitar vozes diferentes, jogos de encaixe, entre outros.

Independente da brincadeira ou jogo escolhido, o fundamental é lembrar que a presença e o tempo de qualidade tornam a aprendizagem mais significativa e prazerosa para as crianças e seus familiares, auxiliando no desenvolvimento da linguagem.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Galinha Pintadinha Mini – Hora do Sonho
  • Galinha Pintadinha Mini – Hora do Banho
  • Galinha Pintadinha Mini – Hora do Lanchinho

3. Fazer caretas

Os pequenos se divertem brincando de fazer caretas, mas além da diversão a atividade ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras importantes para a fala do bebê. Os órgãos da articulação são um conjunto formado pela face, lábios, língua, palato e faringe e a atividade permite colocar todos em movimento. 

Então, fazer caretas é uma forma dos pequenos desenvolverem habilidades motoras, entre elas a dicção, e ainda ajuda os pequenos a se expressarem na hora de se comunicar com os familiares, amigos e cuidadores.

4. Nomear os objetos

Em todas as fases do desenvolvimento da criança, a curiosidade infantil é uma janela aberta para aprender sempre mais. Aproveite os primeiros anos, para nomear os objetos que fazem parte do dia a dia do bebê repetindo o nome e mostrando para eles repetirem como: “copo”, “bola”, “banho”. 

Unir a criatividade com as horas das refeições, do banho ou do passeio podem ser formas leves e simples que permitem à criança explorar palavras relacionadas a textura, cores, temperaturas e sabores, sendo muito úteis no processo sobre como estimular o bebê a falar.

5. Cantar e ouvir músicas

Pai com o violão cantando músicas para o bebê

Uma dica simples e que toda a família vai adorar é cantar para e com os pequenos. Além das músicas infantis, a família pode apresentar outros gêneros e ritmos musicais. O essencial aqui é estimular que os bebês aprendam a letra da música mesmo que no começo sejam balbucios.

A sonoridade é uma habilidade muito importante para o aprendizado da fala, além disso trazer a musicalidade para a rotina dos bebês estimula a coordenação motora infantil e a socialização.

6. Imitar onomatopeias

Encontramos as onomatopeias comumente em gibis e livros, mas elas também nos ajudam a responder a pergunta sobre como estimular o bebê a falar. A família e cuidadores podem brincar com as onomatopeias e seus sons no dia a dia dos bebês ou através da leitura.

Imitar os sons da natureza ou os sons do dia a dia, como o telefone, a máquina de lavar ou os carros, ou o “au-au” do cachorro, permite que a criança interaja com o ambiente em que vive enquanto estimula a habilidade da sonoridade dos pequenos.

7. Ler e contar histórias

mãe lendo livros infantis para seu bebê

Assim como as músicas, as histórias apresentam ritmos e sonoridades novas para os bebês. Para a faixa etária do nascimento até os 2 anos, entre as dicas para deixar o momento da leitura estimulante e divertido é importante que o adulto deixe o bebê manusear os livros, faça gestos e sons diferentes para a criança, imite os sons que os bebês fazem e observe as reações, faça perguntas e repita a história quantas vezes a criança quiser.

A leitura cria conexão familiar, ajuda no desenvolvimento cognitivo e criativo, e é uma atividade completa para o desenvolvimento da linguagem. Claudia fala aos pais sobre a importância da leitura:

“Invista na leitura de forma desprendida, se permita entrar no mundo infantil. Traga vida para esse momento, fazendo gestos, caras, bocas e vozes dos personagens. ‘Provoque’ a criança a imitar o que você está fazendo, depois faça a sua leitura, lembre-se que através das imagens as crianças são capazes de ler e recontar o texto.”

Claudia Onofre

Quais dessas dicas de como estimular o bebê a falar tem funcionado com o seu pequeno? Conte para nós aqui nos comentários.

10 comments
  1. Minha pequena ainda não fala frases e poucas palavras. Amanhã vou começar o intensivo aqui em casa. Ela tá com 1 ano e 7 meses. Ela começou andar tem só 2 meses. Fala papai, mamãe e imita o xaropinho aprendeu com a Alexa e o nosso cãozinho. Espero que funcione! Obrigado pelo tempo desprendido por tão valioso texto e conteúdo.

    1. Oie, Diego! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar seu relato com a gente! 😀
      Estamos na torcida para que as dicas ajudem sua pequena.

    1. Oi Rosimeire! Cada Criança tem um tempo para aprender a falar.
      Depois dos 2 anos, se notar que esse desenvolvimento segue em um ritmo abaixo do esperado, sempre bom procurar ajuda de uma fonoaudióloga para acompanhar e entender como estimular a fala.
      Existem muitos fatores que podem influenciar isso e é muito especifico para cada criança.

  2. Boa noite Dr, a minha filha tem 2 anos e 7 meses até agora não fala , mas entende bem as coisas, ela tem adenoititis será que isso esta influência na fala?
    O que fazer pra estimular na fala visto que ela já terá 3 anos o próximo ano em fevereiro..
    Estou muito procupada com esta situação..

  3. Tenho um casal de Neto’s .A Menina tem dois anos e sete meses , fala de tudo . O menino tem um ano e quatro meses mas so chama o gato , e imita alguns sons .vou procurar fazer o que acabei de aprender … quando consecutive resultado voltarei aqui pra dar o depoimento …

  4. Meu neto tem 2 anos e quatro meses ele diz algumas palavras como bo, bo, pai, mã, Lu que é a irmã dele, bala é ba, bexiga é bixi o resto é só no gesto e quando ele tenta querer contar algo ele fala do geito dele parece até outra língua que não entendemos nada. E insistir para ele repetir algo já fica irritado e não quer. É uma criança ativa brinca com a irmã com brinquedos. Existe algo que devemos fazer como levar em algum profissional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts