Como as babás podem auxiliar na educação infantil?

Entenda como a interação dessas profissionais pode ajudar as crianças nas atividades escolares, melhorando seu desenvolvimento.
Babá brincando com criança

Sabemos que as babás podem ter uma grande participação na vida das crianças, mas sua influência na educação dos pequenos pode ser um assunto polêmico e delicado. Pensando nisso, a Babysits escreveu para a gente uma lista de dicas úteis para mães, pais e babás de como a interação entre as profissionais e os filhos pode ser feita de forma leve e respeitosa. 

É comum que babás se sintam inseguras em relação à quanto elas podem interferir na educação das crianças das quais estão cuidando, assim como as famílias encontram desafios no momento de contratar uma babá. Teoricamente, é fácil pensar que a educação dos pequenos tem que vir apenas da família. Na prática, as babás lidam com diversas situações em que pequenas dicas e esforços podem ajudar muito no desenvolvimento das crianças e adolescentes. 

Confira abaixo algumas dicas que podem facilitar o contato entre pais e babás em relação à educação infantil.

1. Comunicação

É importante que a comunicação entre a babá e a família seja clara e precisa. Os pais devem esclarecer para as profissionais suas regras e responsabilidades, explicando a rotina das crianças e seus hábitos. As babás também precisam apresentar à família suas atividades, brincadeiras e o que estão dispostas a realizar, para que tudo seja acordado antes do contato inicial da babá com as crianças. O ideal é que periodicamente esse contato seja realinhado e ajustado. Dessa forma, existirá uma relação saudável entre todos e as crianças poderão ter uma experiência divertida e educativa com as babás.

2. Atividades

Uma forma lúdica de apresentar novos conteúdos para as crianças de maneira divertida é por meio de atividades para fazer em casa. O recomendado é que os exercícios sejam escolhidos de acordo com a faixa etária dos pequenos e pequenas. Algumas opções podem ser as atividades com números e letras para as crianças em idade escolar, brincadeiras sensoriais para bebês, além das atividades que podem ser realizadas com todas as idades, como as brincadeiras que estimulam o contato com a natureza. É importante que todas as atividades sejam apresentadas antes para a família, garantindo que tudo aconteça de maneira tranquila. 

3. Livros

A leitura é um hábito muito importante, especialmente na infância. Ler com as crianças aumenta as chances dos pequenos e pequenas manterem esse hábito na vida adulta. A leitura proporciona inúmeros benefícios à educação. Crianças que têm acesso a livros escreverão melhor e serão mais criativas. Além de influenciar positivamente a educação e o protagonismo infantil, os livros são uma excelente alternativa para as babás acalmarem os pequenos e pequenas. Sessões de contação de histórias e leitura antes de dormir farão com que os laços entre as babás e as crianças se tornem mais fortes e trarão benefícios para todos!

4. Escuta ativa

Muitas vezes os sentimentos das crianças são subestimados, o que pode contribuir para o desenvolvimento da ansiedade infantil. Por essa razão, a escuta ativa tem um impacto extremamente positivo na saúde mental dos pequenos. Ainda que a babá não influencie diretamente no que a criança está sentindo, o simples ato de dizer que entende e que está ali para ajudar, pode ser fundamental para os pequenos e pequenas. 

5. Diversão

Um dos principais meios de aprendizado das crianças é o exemplo. Brincar, se divertir e demonstrar gentileza é o principal ato de carinho que uma babá pode transmitir para a criança. Quando as babás mostram que a felicidade se encontra nas coisas simples, os pequenos e pequenas são impactados na forma de enxergar a vida no futuro. Por isso, é essencial que as babás não tenham medo de se divertir com brincadeiras, além de mostrar na prática para as crianças a importância do respeito com o próximo e também com a natureza. Com a família fica a missão de encorajar a babá a aproveitar o tempo com os pequenos, pois a infância é uma fase rápida e que precisa ser aproveitada de forma mágica e feliz!


Torcemos para que essas dicas tenham ajudado a entender como as babás podem auxiliar na educação infantil. Para conferir mais conteúdos como esse, basta acessar a Comunidade da Babysits.

Total
27
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts