Como as babás podem auxiliar na educação infantil?

Entenda como a interação dessas profissionais pode ajudar as crianças nas atividades escolares, melhorando seu desenvolvimento.
Babá brincando com criança
Ouça o post

Sabemos que as babás podem ter uma grande participação na vida das crianças, mas sua influência na educação dos pequenos pode ser um assunto polêmico e delicado. Pensando nisso, a Babysits escreveu para a gente uma lista de dicas úteis para mães, pais e babás de como a interação entre as profissionais e os filhos pode ser feita de forma leve e respeitosa. 

É comum que babás se sintam inseguras em relação à quanto elas podem interferir na educação das crianças das quais estão cuidando, assim como as famílias encontram desafios no momento de contratar uma babá. Teoricamente, é fácil pensar que a educação dos pequenos tem que vir apenas da família. Na prática, as babás lidam com diversas situações em que pequenas dicas e esforços podem ajudar muito no desenvolvimento das crianças e adolescentes. 

Confira abaixo algumas dicas que podem facilitar o contato entre pais e babás em relação à educação infantil.

1. Comunicação

É importante que a comunicação entre a babá e a família seja clara e precisa. Os pais devem esclarecer para as profissionais suas regras e responsabilidades, explicando a rotina das crianças e seus hábitos. As babás também precisam apresentar à família suas atividades, brincadeiras e o que estão dispostas a realizar, para que tudo seja acordado antes do contato inicial da babá com as crianças. O ideal é que periodicamente esse contato seja realinhado e ajustado. Dessa forma, existirá uma relação saudável entre todos e as crianças poderão ter uma experiência divertida e educativa com as babás.

2. Atividades

Uma forma lúdica de apresentar novos conteúdos para as crianças de maneira divertida é por meio de atividades para fazer em casa. O recomendado é que os exercícios sejam escolhidos de acordo com a faixa etária dos pequenos e pequenas. Algumas opções podem ser as atividades com números e letras para as crianças em idade escolar, brincadeiras sensoriais para bebês, além das atividades que podem ser realizadas com todas as idades, como as brincadeiras que estimulam o contato com a natureza. É importante que todas as atividades sejam apresentadas antes para a família, garantindo que tudo aconteça de maneira tranquila. 

3. Livros

A leitura é um hábito muito importante, especialmente na infância. Ler com as crianças aumenta as chances dos pequenos e pequenas manterem esse hábito na vida adulta. A leitura proporciona inúmeros benefícios à educação. Crianças que têm acesso a livros escreverão melhor e serão mais criativas. Além de influenciar positivamente a educação e o protagonismo infantil, os livros são uma excelente alternativa para as babás acalmarem os pequenos e pequenas. Sessões de contação de histórias e leitura antes de dormir farão com que os laços entre as babás e as crianças se tornem mais fortes e trarão benefícios para todos!

4. Escuta ativa

Muitas vezes os sentimentos das crianças são subestimados, o que pode contribuir para o desenvolvimento da ansiedade infantil. Por essa razão, a escuta ativa tem um impacto extremamente positivo na saúde mental dos pequenos. Ainda que a babá não influencie diretamente no que a criança está sentindo, o simples ato de dizer que entende e que está ali para ajudar, pode ser fundamental para os pequenos e pequenas. 

5. Diversão

Um dos principais meios de aprendizado das crianças é o exemplo. Brincar, se divertir e demonstrar gentileza é o principal ato de carinho que uma babá pode transmitir para a criança. Quando as babás mostram que a felicidade se encontra nas coisas simples, os pequenos e pequenas são impactados na forma de enxergar a vida no futuro. Por isso, é essencial que as babás não tenham medo de se divertir com brincadeiras, além de mostrar na prática para as crianças a importância do respeito com o próximo e também com a natureza. Com a família fica a missão de encorajar a babá a aproveitar o tempo com os pequenos, pois a infância é uma fase rápida e que precisa ser aproveitada de forma mágica e feliz!


Torcemos para que essas dicas tenham ajudado a entender como as babás podem auxiliar na educação infantil. Para conferir mais conteúdos como esse, basta acessar a Comunidade da Babysits.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts