Personagens, lendas, cantigas, livros e atividades do folclore

Ouça o post

Em agosto, no dia 22, comemora-se no Brasil e no mundo o Dia do Folclore: uma data especial para celebrar as tradições transmitidas de uma geração a outra e que contribuem tanto para a construção da cultura popular quanto para o desenvolvimento da identidade coletiva de um povo.

Na educação infantil, o folclore é transmitido aos pequenos por meio da leitura, atividades, brincadeiras, músicas e muitos outros elementos, sempre de forma lúdica e divertida. Dessa forma, as crianças entram em contato com a cultura popular desde cedo, aprendendo a respeitar, conviver e ter empatia com as diferentes manifestações culturais presentes no Brasil.

Para estimular ainda mais as descobertas com o folclore, listamos a seguir os melhores conteúdos folclóricos para se divertir e aprender em família ou na sala de aula. Confira!

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

5 melhores conteúdos sobre folclore

Atividades grátis

Tem jeito mais gostoso de aprender do que se divertindo? Com as Atividades sobre o Folclore, as crianças vão brincar de jogo da memória, cruzadinha, dobradura e muito mais junto com personagens como o Saci, o Curupira, a Iara e diversos outros.

São mais de 5 atividades gratuitas para baixar, imprimir e começar a diversão e o aprendizado com os pequenos. O material, produzido por um time de especialistas em educação e desenvolvimento infantil, é um recurso incrível para promover a educação cultural na infância.

Personagens do folclore

Além do Saci, Mula sem Cabeça e Lobisomem, o folclore brasileiro conta diversos outros personagens que carregam as tradições e identidade das regiões do país. Ao apresentar diferentes figuras folclóricas para os pequenos, familiares e educadores incentivam a expansão do repertório das crianças enquanto as colocam em contato com a diversidade cultural.

Neste artigo, apresentamos as características de +15 personagens folclóricos de todas as regiões brasileiras. Um verdadeiro prato cheio para estimular as crianças a aprenderem com diversão.

Post Relacionado

Lendas

As lendas são parte muito importante do folclore. Transmitidas de geração em geração por meio da linguagem oral, as lendas são protagonizadas pelos personagens folclóricos e carregam a identidade e os costumes de determinado povo. Por essa razão, a mesma lenda pode apresentar diferentes versões que variam de acordo com a região em que ela é contada.

Além das lendas clássicas como a do Saci, da Cuca e do Lobisomem, nesta matéria contamos mais de 10 lendas com personagens folclóricos como o Pai do Mato, Chico Rei, Vitória Régia e muitos outros.

Cantigas de roda

A musicalidade infantil é um importante recurso para que as crianças descubram o mundo através do som e experimentem diferentes sensações. Com as cantigas de roda, que estimulam o desenvolvimento da musicalidade, as crianças também conhecem o folclore e a cultura brasileira de forma divertida e animada.

Que tal conhecer as letras de diversas cantigas para cantar com as crianças e estimular novos aprendizados e descobertas?

Livros sobre folclore

Os livros infantis são verdadeiros portais que permitem aos pequenos conhecer coisas novas, viver experiências marcantes, aprender e refletir de forma lúdica e repleta de diversão. Os livros personalizados sobre folclore apresentam para as crianças personagens e lendas folclóricas de maneira única ao transformá-las em protagonistas.

Desde releituras de obras clássicas de Monteiro Lobato até aventuras divertidas e especiais com a Turma da Mônica, essa lista de livros traz histórias incríveis para apresentar o folclore às crianças.

Dentro da História:
Post Relacionado
Posts Recentes