Como fazer uma Pipa fácil para brincar com as crianças

Soltar pipa com as crianças

Quer soltar pipa com as crianças? Veja como fazer uma pipa fácil, chamada capucheta! Você precisa apenas de jornal, linha e fita adesiva.

Soltar pipa é uma ótima opção de atividade para fazer com crianças. Elas adoram participar dos preparativos, e ver a sua pipa bem lá no alto é muito emocionante! Além disso, é um jeito gostoso de passar tempo em família ao ar livre.

Se você não tem muitos materiais em casa para fazer uma pipa, temos a solução! 

A pipa capucheta é um tipo de pipa feito sem varetas, apenas com folhas de jornal, fita adesiva e linha de pesca. 

A seguir você verá porque soltar pipa é uma atividade tão boa para as crianças e aprenderá como fazer uma pipa capucheta em casa

O que as crianças aprendem soltando pipa?

Apesar de hoje ser uma brincadeira, antigamente empinar pipa era considerado uma arte. O primeiro lugar de que se tem o registro do uso da pipa é na China, que já possuía os melhores materiais: o resistente fio da seda, a leveza e a resistência do bambu e a seda para capturar o vento. As pipas já foram usadas para enviar mensagens, medir distâncias, testar o vento e até em missões militares. Compartilhe essa informação com o seu pequeno ou pequena, e a brincadeira ficará ainda mais interessante.  

Soltar pipa envolve diversos aprendizados. Ao fabricar sua própria pipa, a criança desenvolve sua coordenação motora e pode expressar sua criatividade. Na hora de empinar, é preciso trabalhar em equipe. A criança pode ficar contra o vento segurando o fio, e você, segurando a pipa na frente dela. No momento em que a criança perceber que o vento está mais forte, deve sinalizar para que você solte a pipa. Ela aprenderá a reconhecer a direção e a força do vento através da pressão que sente no fio, descobrindo aos poucos os melhores movimentos para fazer em cada situação.

Além de ter a companhia de um adulto durante a atividade, é muito importante conversar com os pequenos sobre segurança ao empinar pipas. Evite locais perto de ruas, estradas, fios de eletricidade ou aeroportos. Parques, campos e praias são as melhores escolhas.

Prontos para voar? Divirtam-se!

Pipa Capucheta: fácil de fazer

Material

  • Folha dupla de jornal
  • Linha dez
  • Palito de dente
  • Fita adesiva

Passo a passo:

1 – Pegue uma folha dupla de papel jornal e dobre uma ponta, formando um losango. Corte-o nesse formato.

Pipa caseira com jornal

2 – Dobre as duas pontas, unindo-as ao meio. E dobre também a parte de cima para trás.

Fazer pipa em casa
PIpa capucheta como fazer

4 – Passe fita adesiva nas pontas, faça um furinho com palito de dente e prenda-as com um pedaço de linha, deixando um pouco frouxo para fazer o estirante.

Pipa de jornal

5 – Corte algumas tiras de jornal para fazer a rabiola. Faça um furo na ponta delas para amarrar na linha.

Rabiola da pipa

6 – Depois, na ponta inferior da capucheta, coloque também um pedaço de fita adesiva, faça um furinho com o palito de dente e amarre ali a rabiola.

Passo a Passo capucheta

7 – Pronto! Amarre a ponta do rolo de linha no estirante. Para fazer a pipa capucheta voar, é só segurá-la de pé e correr puxando a linha.

Como fazer uma pipa fácil Capucheta

Veja mais dicas de atividades para fazer com as crianças:

Total
63
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts