Como fazer uma Pipa fácil para brincar com as crianças

Quer soltar pipa com as crianças? Veja como fazer uma pipa fácil, chamada capucheta! Você precisa apenas de jornal, linha e fita adesiva.
Soltar pipa com as crianças
Ouça o post

Soltar pipa é uma ótima opção de atividade para fazer com crianças. Elas adoram participar dos preparativos, e ver a sua pipa bem lá no alto é muito emocionante! Além disso, é um jeito gostoso de passar tempo em família ao ar livre.

Se você não tem muitos materiais em casa para fazer uma pipa, temos a solução! 

A pipa capucheta é um tipo de pipa feito sem varetas, apenas com folhas de jornal, fita adesiva e linha de pesca. 

A seguir você verá porque soltar pipa é uma atividade tão boa para as crianças e aprenderá como fazer uma pipa capucheta em casa

O que as crianças aprendem soltando pipa?

Apesar de hoje ser uma brincadeira, antigamente empinar pipa era considerado uma arte. O primeiro lugar de que se tem o registro do uso da pipa é na China, que já possuía os melhores materiais: o resistente fio da seda, a leveza e a resistência do bambu e a seda para capturar o vento. As pipas já foram usadas para enviar mensagens, medir distâncias, testar o vento e até em missões militares. Compartilhe essa informação com o seu pequeno ou pequena, e a brincadeira ficará ainda mais interessante.  

Soltar pipa envolve diversos aprendizados. Ao fabricar sua própria pipa, a criança desenvolve sua coordenação motora e pode expressar sua criatividade. Na hora de empinar, é preciso trabalhar em equipe. A criança pode ficar contra o vento segurando o fio, e você, segurando a pipa na frente dela. No momento em que a criança perceber que o vento está mais forte, deve sinalizar para que você solte a pipa. Ela aprenderá a reconhecer a direção e a força do vento através da pressão que sente no fio, descobrindo aos poucos os melhores movimentos para fazer em cada situação.

Além de ter a companhia de um adulto durante a atividade, é muito importante conversar com os pequenos sobre segurança ao empinar pipas. Evite locais perto de ruas, estradas, fios de eletricidade ou aeroportos. Parques, campos e praias são as melhores escolhas.

Prontos para voar? Divirtam-se!

Pipa Capucheta: fácil de fazer

Material

  • Folha dupla de jornal
  • Linha dez
  • Palito de dente
  • Fita adesiva

Passo a passo:

1 – O primeiro passo de como fazer uma pipa é pegar uma folha dupla de papel jornal e dobrar uma ponta, formando um losango. Corte-o nesse formato.

2 – Dobre as duas pontas, unindo-as ao meio. E dobre também a parte de cima para trás.

4 – Passe fita adesiva nas pontas, faça um furinho com palito de dente e prenda-as com um pedaço de linha, deixando um pouco frouxo para fazer o estirante.

Pipa de jornal

5 – Corte algumas tiras de jornal para fazer a rabiola. Faça um furo na ponta delas para amarrar na linha.

Rabiola da pipa

6 – Depois, na ponta inferior da capucheta, coloque também um pedaço de fita adesiva, faça um furinho com o palito de dente e amarre ali a rabiola.

Passo a Passo capucheta

7 – Pronto! Amarre a ponta do rolo de linha no estirante. Para fazer a pipa capucheta voar, é só segurá-la de pé e correr puxando a linha.

Como fazer uma pipa fácil Capucheta

Nosso blog também está recheado de outras atividades para se divertir com os pequenos:

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts