Pote da calma para acalmar a criança: veja como fazer

3 min. leitura

pote da calma com glitter como acalmar a criança
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Agitação em excesso, ansiedade, irritação, crises de birra ou de raiva… Quando as crianças passam por um momento desses, nem sempre sabemos como ajudá-las. O Pote da Calma é um recurso simples que ajuda a acalmar a criança, e a melhor parte é que é super simples de fazer!

O que é o Pote da Calma?

O Pote da Calma é uma ferramenta proposta pela Pedagogia Montessoriana e serve para acalmar a criança em momentos de choro, de estresse ou de muita agitação. Ele é muito simples: um pote ou garrafa transparente, com líquido colorido e glitter dentro.

O princípio básico dessa ferramenta sensorial é ajudar a criança a relaxar enquanto se distrai manuseando o pote e observando o glitter se movendo dentro dele.

Por que ele ajuda a acalmar a criança?

Controlar as emoções é uma habilidade que nos esforçamos para desenvolver durante toda a vida. Na infância, o cérebro ainda não está totalmente desenvolvido e por isso é ainda mais difícil usar a razão para lidar com sentimentos. Por isso, as crianças muitas vezes precisam de uma ajuda externa para regular suas respostas emocionais.

O Pote da Calma funciona como uma “âncora visual” que estimula a criança a focar sua atenção no momento e local presentes. Isso faz com que ela aos poucos se desconecte daquilo que causou a irritação ou agitação anteriormente.

O ato de agitar o pote para fazer o glitter se mover também tem efeito calmante. Essa se torna uma forma física de liberar os sentimentos, mais saudável do que sair chutando ou batendo nas coisas.

A posição de segurar e movimentar o pote da calma em uma altura aproximadamente no meio do corpo ajuda também a reorganizar o sistema nervoso. Enquanto isso, observar o glitter caindo lentamente ajuda a retomar o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos.

Como fazer um Pote da Calma?

É muito fácil fazer um Pote da Calma para ser usado em casa, na escola ou levado para qualquer lugar com a criança.

Materiais:

materiais como fazer pote da calma
  • Pote ou garrafa transparente (vidro ou plástico)
  • Corante alimentício
  • Glitter ou purpurina
  • Cola glitter

Modo de fazer:

Encha ¾ do pote com água, deixando um espaço livre para o líquido de movimentar. Coloque uma colher de cola glitter, duas colheres de purpurina solta e duas gotas de corante. Feche o pote e misture tudo.

gif pote da calma
Imagem: Dentro da História

Dicas:

O pote da calma pode ser de vidro ou de plástico. Escolher o plástico é bom para evitar que ele se quebre caso caia e para levar na bolsa sem se preocupar. Por outro lado, o vidro pode estimular a criança a manuseá-lo com cuidado, sentindo seu peso e movendo-o devagar.

É uma boa ideia vedar a tampa com cola quente ou supercola para evitar que o pote se abra por acidente.

Se a cola glitter não for suficiente para deixar o líquido mais denso, experimente colocar uma colher de xampu ou sabonete líquido transparente para fazer o glitter se mover mais lentamente.

Receba dicas e novidades por email:

Como usar o Pote da Calma?

É importante apresentar o Pote da Calma para a criança em um momento tranquilo para ela se familiarizar com ele. Assim como a maioria das estratégias calmantes, ele é mais eficaz quando usado em momentos de agitação antes de a criança chegar a um “ponto de explosão”, quando a criança fica muito nervosa e inconsolável. Ou seja, é uma tática para evitar que qualquer irritação chegue a esse ponto.

Quando a criança estiver agitada, sacuda o pote da calma e o entregue à ela para ver a sua reação. Estimule-a a mover o pote de diferentes formas. Rodando para formar um redemoinho, virando de ponta cabeça, esperando o glitter cair totalmente para depois agitá-lo de novo… Dê algumas dicas, mas deixe que ela descubra essas possibilidades por conta própria. Isso é parte do efeito calmante do pote.

Depois deixe seu comentário aqui e conte pra gente como foi a sua experiência!

3 Responda para “Pote da calma para acalmar a criança: veja como…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *