Família e tecnologia: como levar a escola para dentro de casa

2 min. leitura

Como levar a escola para dentro de casa
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Enquanto as aulas estão suspensas em prevenção ao Coronavírus, a casa de cada criança é a sua nova escola. Neste momento, o mais importante é manter a mente ativa e um dos grandes aliados da família é a tecnologia. 

Ao invés de ser o vilão que serve apenas de entretenimento, o celular e o computador podem ser usados de forma educativa como apoio dos estudos. Assim, as crianças se interessam ainda mais pela atividade e conseguem fixar o conteúdo. O relacionamento entre crianças e tecnologia pode ser muito saudável

A tecnologia deve ser sempre utilizada sob supervisão de um adulto, mas é só escolher os aplicativos e canais certos para a idade do seu filho e os resultados serão muito positivos! Faça um cronograma para manter a rotina escolar dentro de casa e confira algumas dicas:

Canais de ciências

Ciências é uma das matérias que mais precisam de apoio visual e atenção dos pequenos. Também é um dos conteúdos mais interessantes para despertar a curiosidade, além de ter várias atividades complementares para se divertir e descobrir brincando. 

Explore canais de ciência como o Manual do Mundo, que tem experiências, desafios, kits de sobrevivência, brinquedos, mágica e até pegadinhas. Já o canal Era uma vez conta várias histórias de ciências em formato de desenho, como Albert Einstein e física, a Revolução Francesa e o corpo humano. 

Explore o mundo 

A geografia é perfeita para ser estudada em casa, já que temos os recursos na palma da mão! Com o Google Maps, é possível visitar qualquer cidade, estado ou país, passear pelas ruas e conhecer uma nova cultura. 

Para garantir que a criança está craque, você pode fazer um quizz no site Seterra, um jogo de geografia educativo com mais de 200 questionários personalizáveis e muito divertido! 

Aprenda uma nova língua

O tempo livre dentro de casa é a oportunidade ideal para estudar algo novo. Que tal aprender um novo idioma? Estudar uma segunda língua traz vários benefícios para as crianças e é comum aprender inglês ou espanhol na escola. 

Continue estudando a língua que a criança já tem afinidade ou escolha um novo desafio no Duolingo, portal gratuito com lições e exercícios de vários idiomas que você pode acessar por aplicativo no celular. Baixe também um plano de atividades em inglês para fazer com a família no programa Vivadí

Visite museus online

A arte não fica de fora da escola. Mesmo estando em quarentena, é possível visitar alguns dos maiores museus do mundo com a tecnologia e apreciar obras de arte dos maiores artistas que já existiram. 

Faça um tour virtual pelo Louvre (França), Pinacoteca de Brera (Itália), Museu do Vaticano e conheça mais de 1.200 museus, galerias e instituições em 70 países diferentes usando o Google Arts & Culture

Aproveite para fazer desenhos e pinturas depois da visita, escolhendo as obras de arte que as crianças mais gostaram para reproduzir e criar uma exposição de arte na sua própria casa. 

Contação de Histórias

A leitura também faz parte da educação e não pode ser deixada de fora. Além de separar um tempo no cronograma para ler, também é interessante usar canais de contação de história para envolver ainda mais as crianças, como Fafá conta Histórias, Palavra Cantada e o Varal de Histórias

Aprenda brincando

Tem alguma coisa que criança goste mais de fazer do que brincar? Difícil, né? Então vamos usar as brincadeiras para aprender com jogos educativos e fáceis de usar. O portal Escola Games tem vários jogos gratuitos, níveis para todas as idades e diversão para a família inteira. 

O site Trem Encantado também tem jogos, passatempos e até dicas de confecções com sucatas. Outra sugestão é o Iguinho, com centenas de jogos interativos de português, matemática, ciências e cidadania, saúde, história, artes, geografia e muito mais. 

Fique conectado com a escola

É importante que os pais continuem acompanhando as atividades enviadas pela escola por meio da agenda digital. Com a Agenda Edu, os responsáveis recebem os conteúdos que devem ser estudados em sala, tarefas de casa e cronogramas. 

A família continua conectada com a rotina escolar do aluno, pode entrar em contato com a escola, professores e coordenadores e até mesmo participar de videoaulas e transmissões ao vivo. 
Você é professor e sua escola ainda não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, a agenda está disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros, até o dia 31/05. Saiba mais e solicite na sua escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *