Conheça as novas tendências da educação e como aplicá-las em sala de aula

Na semana do Dia da Escola, conheça novas formas de aplicar um ensino personalizado, dinâmico e atrativo em sala de aula.
Crianças aprendendo na escola com métodos que são tendências na educação
Ouça o post

Na semana do Dia da Escola, conheça novas formas de aplicar um ensino personalizado, dinâmico e atrativo em sala de aula.

Estamos vivendo em um mundo de constante evolução, onde a tecnologia está mudando a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e, principalmente, como ensinamos e aprendemos. Com isso, é natural que o perfil dos alunos também tenha mudado. Hoje, eles são muito mais conectados e possuem fácil acesso à informação, o que faz com que os educadores busquem novas formas de ensinar.

O ensino tradicional, embora muito respeitado e ainda funcione, precisa ser adaptado a realidade em que os alunos se encontram, por isso, é necessário que a escola entenda essas transformações e leve para o dia a dia dos estudantes.  

Existem diferentes maneiras de oferecer aos alunos um ensino muito mais personalizado, dinâmico e atrativo, com foco no desenvolvimento e construção de habilidades como resolução de problemas, trabalho colaborativo, inteligência emocional e muitos outros.

Separamos para você 5 tendências que levam inovação para a sala de aula. Confira!

1 – Aprendizado maker

Uma das principais tendências na educação hoje, é o movimento maker, uma forma de tornar o aprendizado mais significativo, estimulando alunos e professores a colocarem a mão na massa em busca de soluções para problemas reais, valorizando a prática e a experimentação.

Dentro de um espaço maker, o aluno assume o papel de protagonista e constrói o seu conhecimento a partir de experiências que envolvem erros e reparos constantes, criando conexões com o mundo real.

2 – Gamificação

A utilização de jogos no processo de ensino já é comum nas escolas, conhecido como “Gamification” ou “Gamificação”, esse processo de aprendizagem funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. O objetivo é criar uma motivação natural, em que o aprendizado acontece por meio das próprias brincadeiras, sem separação entre a teoria e a prática.

3 – Ensino Híbrido

Alunos e professores ensinando e aprendendo, essa é a premissa do ensino híbrido. A metodologia combina atividades presenciais com outras feitas com a ajuda da tecnologia. O foco do processo da aprendizagem é no aluno e não mais na transmissão de informação por parte do professor.

O aluno estuda o material em diferentes situações, e a sala de aula passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades e discussões com o apoio do professor e em colaboração com os colegas. Nessa forma de ensino, a troca de conhecimentos permite que o próprio aluno seja um elemento ativo, não recebendo apenas o que lhe é passado.

4 – Sala de aula invertida

A metodologia da sala de aula invertida transforma a lógica de organização da sala de aula. Com o apoio de recursos interativos, os alunos aprendem os conteúdos em casa e aproveitam o tempo que estão na classe para resolver exercícios, tirar dúvidas com o professor e aprofundar a discussão.

5 – Comunicação digital

Na era digital a forma de se comunicar também mudou. As pessoas estão em busca de praticidade, uma comunicação simples e rápida. As crianças, chamadas de nativos digitais, já nascem e crescem com as tecnologias presentes no seu a dia a dia. Os responsáveis, por sua vez, também estão mais conectados e utilizam seus smartphones na maior parte do dia.

Dessa forma, cada vez mais as escolas estão em busca de soluções que facilitem a comunicação e aproximem os responsáveis da rotina escolar dos alunos. O aplicativo de comunicação escolar da Agenda Edu, é uma das ferramentas que vêm se destacando no mercado educacional.

Com o aplicativo, a escola conecta os responsáveis e ajuda os alunos a organizarem melhor sua rotina escolar. A escola envia todas as informações com poucos cliques. Alunos e responsáveis recebem as mensagens em seus aplicativos e podem acessá-las a qualquer hora e em qualquer lugar. Desse modo, além de estarem conectados, a escola oferece uma comunicação rápida, eficiente e de qualidade para pais e alunos.

Agora que você já conhece algumas das tendências da educação, que tal aplicá-las em sua escola? Quer saber mais sobre assuntos educacionais? Você poderá conferir artigos da Agenda Edu aqui no blog da Dentro da História ou acessando o blog Jornada Edu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts