10 coisas que você precisa saber antes de escolher a primeira escola

escolha primeira escola

Escolher a primeira escola dos filhos pode gerar muitas incertezas. A escola desempenha um papel crucial na educação e preparação das crianças para a vida.  É o meio social dos filhos, onde serão construídas amizades e onde eles ganharão autonomia sem inferência dos pais. A escola ideal provavelmente não existe, mas dá para encontrar alguma em que você e seu filhos possam ser muito felizes. Listamos 10 pontos fundamentais para te ajudar a escolher a primeira escola.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

1- Listar para refrescar a cabeça

Antes de tudo, é preciso saber exatamente o que é esperado de uma escola. Do que você não abre mão e o que não é tão importante? Criar uma lista de prioridades pode facilitar – e muito – a escolha primeira escola.

 2 – Falando a mesma língua – Avalie a proposta pedagógica


Construtivismo, educação Waldorf, pedagogia Montessoriana. Algumas escolas focam mais na construção do indivíduo e outras na preparação para o provas como o vestibular. Opte por uma escola que tenha a ver com a educação que você acredita. A linha político-pedagógica da instituição deve estar afinada com os valores ideológicos da família.

3 – Observação

A forma com os alunos tratam os professores e funcionários revela muito o perfil de uma escola, apontando aquilo que realmente é valorizado pela Direção e corpo docente. As regras de convivência devem ser lidas e discutidas com a criança, de maneira que o aluno saiba exatamente aquilo que dele é esperado e de sua adequação ao grupo do novo espaço escolar.

4- Visitas são bem-vindas


É importante visitar quantas escolas forem necessárias. Se estiver na dúvida, que tal levar o pequeno para conhecer também? De repente ele desempata a escolha do pai e da mãe.

5- Quanto mais próximo, melhor

A localização é um ponto importante, principalmente para quem mora nas grandes cidades. Muito tempo em uma condução pode causar estresse para as crianças, podendo atrapalhar o rendimento escolar. Uma grande vantagem é que provavelmente os coleguinhas do seu filho morarão no mesmo bairro do que ele, facilitando encontros pós-aula ou durante as férias.

6- Comunidade escolar


A hora de entrada ou saída das crianças é ideal para conhecer os pais. Converse com eles sobre questões básicas como alimentação, rotina e método de ensino. Vale a pena ouvir também a opinião dos alunos, afinal são eles que vivenciam o dia a dia no local.

7- Material didático

Apostila? Livros? Jogos? A escolha do material didático fala muito sobre o método aplicado pela escola. Se existirem passeios de campo, onde se costumam vivenciar na prática tudo que foi passado dentro de sala de aula, pode ser um bom sinal.

8- Horários


A carga horária da escola também precisa se adequar a rotina da família. Se os pais trabalham no horário comercial, o ideal pode ser colocar a criança para estudar em período integral. Se os horários forem flexíveis ou existir alguém que possa levá-la ou buscá-la, o meio-período pode ser uma boa opção.

9- Infraestrutura

Uma escola com espaço para as crianças correrem, com salas arejadas e bem equipadas é também algo a ser avaliado, mas não totalmente decisivo. Nem sempre as melhores instalações trazem os melhores métodos de ensino.

10- As amizades


Certamente você conhece alguém que tem como melhor amigo aquele carinha lá do maternal ou dos tempos de creche. A escola, além dos pais, é parte fundamental para manter esses laços afetivos. Passeios, viagens, encontros… Se você preza por isso, confira se a escola promove festejos fora do ambiente escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts