7 benefícios da Yoga para crianças

Crianças praticando Yoga

Entenda como essa prática milenar pode auxiliar no desenvolvimento infantil, e confira dicas de como introduzir a Yoga na rotina das crianças.

Você sabia que a palavra Yoga significa “unir” e “integrar”? O termo, que tem origem na palavra “yuj” do idioma sânscrito, surgiu na Índia há mais de 5 mil anos. Dessa forma, a Yoga estimula a conexão entre o corpo e a mente, por meio de movimentos inspirados na natureza e do controle da respiração. A prática regular dessa técnica proporciona momentos de relaxamento e bem-estar.

Em um mundo cada vez mais conectado e agitado, as crianças da geração Alpha já nascem recebendo diariamente diversos estímulos externos. Com as aulas online e a ausência do convívio social com os amiguinhos, os pequenos tendem a ficar ainda mais tempo expostos às telas e ao ambiente virtual. Isso pode contribuir para que as crianças tenham mais dificuldade para se acalmar e se concentrar nas tarefas diárias.

Yoga infantil e as novas gerações

O desafio de encontrar o equilíbrio entre o mundo digital e o analógico tem sido compartilhado por muitas famílias, especialmente em tempos de trabalho remoto, onde o convívio familiar foi estendido. Nesse sentido, a Yoga infantil pode ser uma importante ferramenta para auxiliar nas transições diárias entre o ambiente físico e virtual.

Além disso, um estudo publicado pela The American Journal of Occupational Therapy revelou que a prática da Yoga infantil pode ajudar no comportamento e no desenvolvimento de crianças com autismo, pois os pequenos no espectro autista costumam ter níveis de estresse e ansiedade mais altos. “A ansiedade alimenta muito o comportamento negativo, então o programa de yoga dá a eles uma estratégia para lidar com isso”, afirma a pesquisadora e líder do estudo, Kristie Patten Koenig.

Confira: O que pessoas com autismo gostariam que você soubesse

Principais benefícios da Yoga para as crianças:

Benefícios da Yoga para crianças
A prática da Yoga na infância traz benefícios para o corpo e a mente

Ao incentivar hábitos saudáveis e o autoconhecimento, a prática da Yoga na infância traz diversos estímulos benéficos para as crianças. Veja abaixo 7 dos principais benefícios da yoga infantil:

1 – Coordenação motora

Ao praticar yoga regularmente, as crianças desenvolvem a coordenação motora. Dessa forma, as atividades simples da rotina como escovar os dentes ou até mesmo tarefas escolares mais complexas como escrever, pintar e recortar, são realizadas com mais autonomia e de forma mais simples.

2 – Consciência corporal

Além da coordenação motora, a yoga também proporciona que os pequenos conheçam melhor seu corpo e explorem seus limites físicos. O equilíbrio e a postura que cada posição exige também auxiliam no desenvolvimento correto de movimentos como agachar e sentar.

3 – Desenvolvimento emocional

Outro benefício da yoga para as crianças é estimular o controle da respiração. Quando combinados, o domínio do corpo, a inspiração e a expiração ajudam no combate à ansiedade nas crianças, pois ajudam a relaxar a mente e o corpo. Os movimentos auxiliam também no controle e desenvolvimento emocional para além dos momentos da prática, impactando o comportamento da criança no dia a dia.

4 – Concentração

A prática de yoga estimula ainda a concentração de forma ampla, pois os pequenos desenvolvem percepções a cada movimento, além de serem estimulados a focar sua atenção no momento presente. Com isso, as preocupações com outras atividades e distrações são substituídas pela calma e presença do corpo e da mente no presente.

5 – Criatividade e imaginação

Além de auxiliar as crianças a tranquilizar a mente e o corpo, a yoga infantil também permite que os pequenos soltem a imaginação para criar novos movimentos e explorar as possibilidades do corpo. A prática também faz com que as crianças fiquem mais sensíveis aos estímulos recebidos, ampliando assim as possibilidades de criar e imaginar coisas novas fora das aulas.

6 – Conexão com a natureza

Com movimentos inspirados na natureza e nos animais, a yoga para crianças estimula ainda o contato com o meio ambiente. Esse incentivo desde a infância proporciona o respeito com a natureza, além de abrir espaço para o diálogo familiar sobre práticas sustentáveis e preservação ambiental.

7 – Melhora no desempenho escolar

Ao estimular a coordenação motora, a consciência corporal, o desenvolvimento emocional, a concentração e a criatividade, a yoga infantil acaba contribuindo para o progresso escolar dos pequenos. Isso acontece pois o desenvolvimento de tais habilidades faz com que a criança consiga aprender mais e melhor.

Como inserir a yoga na rotina da criança?

Diferente da prática direcionada aos adultos, a yoga para crianças precisa acontecer de forma lúdica, para que o momento não se torne mais um peso na rotina dos pequenos. Aqui é importante lembrar que a yoga infantil pode ser praticada por crianças de diferentes idades, desde que ministradas com as melhores técnicas para cada fase de desenvolvimento.

Livro de Yoga para crianças
Livro infantil sobre Yoga: “Uma Viagem pela Natureza Interior”

O livro personalizado “Uma Viagem pela Natureza Interior”, lançado pela Dentro da História, incentiva o yoga para crianças de forma divertida e leve. Na aventura protagonizada pela criança, ela aprende com a natureza e os animais a importância de ter momentos tranquilos dentro da rotina, além de estimular seu próprio corpo com os primeiros movimentos de yoga e meditação.

Clique aqui para conferir a história adquirir o livro com 10% de desconto!

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas