Primeiros socorros: dicas de como socorrer crianças em pequenos acidentes do dia a dia

primeiros-socorros

Acidentes domésticos são os principais acontecimentos preocupantes com crianças de até nove anos, sendo os mais comuns engasgos com alimentos, exposição à fumaça e machucados por objetos cortantes. Fizemos uma lista dos principais acidentes em casa e orientações de como agir em cada caso. Mas lembre-se, em todas as situações, é indicado procurar um médico ou hospital o mais rápido possível!

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Turma da Mônica – Megaolimpíada
  • MSP-a-gincana
    Turma da Mônica – A Gincana
  • Turma da Mônica – Aventuras com a Turma

Engasgos

Em caso de engasgo em crianças, é importante agir com rapidez e calma para garantir a segurança da criança. Siga estas etapas:

  1. Avalie a gravidade da situação:
    • Se a criança estiver tossindo e conseguindo respirar, continue a encorajá-la a tossir e a tentar expelir o objeto por conta própria.
    • Se a criança não estiver conseguindo tossir ou respirar, isso indica um bloqueio completo das vias respiratórias e a ação imediata é necessária.
  2. Realize a manobra de Heimlich (para crianças acima de 1 ano):
    • Posicione-se atrás da criança e incline-a para a frente.
    • Coloque seu punho, com o polegar voltado para dentro, logo acima do umbigo da criança.
    • Cubra seu punho com a outra mão e aplique pressão rápida e firme para dentro e para cima, em direção ao diafragma.
    • Repita isso várias vezes até que o objeto seja expelido ou a criança comece a tossir.
  3. Se a manobra de Heimlich não funcionar:
    • Peça ajuda imediatamente, ligando para o serviço de emergência médica (SAMU 192 no Brasil).
    • Continue tentando a manobra de Heimlich até que a ajuda chegue.
  4. Se a criança desmaiar:
    • Deite-a de costas no chão e inicie a RCP (ressuscitação cardiopulmonar) imediatamente. Siga as orientações do serviço de emergência ou de alguém com treinamento em RCP até a chegada da ajuda médica.

Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor caminho. Mantenha pequenos objetos e alimentos pequenos fora do alcance das crianças, ensine-as a mastigar bem os alimentos e esteja atento enquanto comem. Além disso, é recomendável que os cuidadores de crianças façam cursos de primeiros socorros para estar preparados para situações de emergência.

Queimaduras

No caso de pequenas queimaduras, o ideal é colocar o local atingido em água fria e mantê-lo ali por mais ou menos 15 ou 20 minutos, até que passe a dor. É fundamental não tentar retirar a roupa caso ela esteja grudada na pele, pois pode piorar a situação. 

Em casos mais graves, é recomendado retirar objetos que possam conservar calor, como brincos e anéis, cobrir a lesão com gaze molhada e enrolar  a criança para que ela não perca o calor corporal enquanto espera ajuda médica. Evite usar gelo diretamente sobre a queimadura, pois isso pode causar danos adicionais à pele. Use água fria, mas não gelada.

Se a queimadura causou bolhas, não as estoure, pois isso pode aumentar o risco de infecção. Deixe as bolhas intactas. Dependendo da gravidade da queimadura, é importante procurar atendimento médico. Queimaduras de segundo ou terceiro grau, que são mais graves, geralmente requerem cuidados médicos.


Como evitar?


Normalmente, queimaduras acontecem próximas aos fogões, quando as crianças derrubam panelas sobre o corpo, por exemplo. Por isso, tente evitar deixar o cabo de panela voltado para fora do fogão; opte sempre pelas bocas de trás; e caso esteja cozinhando por longos momentos, que tal sugerir para as crianças brincarem no quarto e fechar a porta da cozinha? E não esquecendo que fogos de artifício são brincadeiras para adultos!

Afogamentos

Onde quer que exista água, existe a ameaça de afogamento. O afogamento acontece de muitas maneiras diferentes muitas vezes em locais que a gente menos espera e requer uma série de cuidados para prevenir riscos maiores. Em situações como essa é importante retirar a criança da água, posicionando sua cabeça de modo que ela fique abaixo do peito, para evitar que haja engasgamento caso tenha vômito. Se seu filho estiver inconsciente, mas respirando, controle a respiração e mantenha-o aquecido até receber ajuda especializada.

Como evitar?


Baldes, banheiras e vasos podem oferecer riscos para crianças pequenas. A supervisão de um adulto é sempre necessária, principalmente se a sua casa tiver piscina. Nesse caso, cercar a área é muito recomendado.

Na plataforma TubaGo existem jogos e vídeos com o objetivo de reduzir ao máximo os acidentes de crianças na água através de educação aquática para pais e filhos.

Intoxicação ou envenenamento

Nesses casos é preciso procurar socorro médico imediatamente. Se o veneno for corrosivo para a pele, tire a roupa da área afetada e lave-a com água por 30 minutos – se for nos olhos, por 15 minutos. Lembre-se de sempre levar para o hospital a embalagem do produto que causou o envenenamento para que o médico analise a composição.


Como evitar?


Mantenha sempre os materiais de limpeza guardados fora do alcance das crianças. Vale um armário trancado ou prateleiras altas, onde elas não terão altura para alcançar.

Vire um personagem do Smilinguido e entre Dentro da História
  • Smilingüido - A Missão de Paz
    Smilingüido – A Missão de Paz
  • Smilingüido – O Segredo das Formigas
  • smilinguido e sua turma
    Smilinguido e Sua Turma

Sufocamento

A obstrução das vias respiratórias é um dos tipos de acidentes mais comuns envolvendo as crianças. Caso a tosse não seja suficiente para expulsar o que causou, tente fazer compressões abdominais. Se o pequeno estiver  inconsciente, tente também as pressões na barriga, por mais ou menos 30 vezes, e intercale-as com duas respirações boca a boca. Não esqueça de chamar socorro médico imediatamente!

Como evitar?

Os brinquedos podem ser os maiores vilões dessa história. Na hora da compra leve em conta a idade e o nível de habilidade da criança, seguindo as recomendações do fabricante informadas na embalagem do produto e com selo do Inmetro.

Em qualquer caso de acidente com crianças, é importante manter a calma. Não medique sem a orientação de um pediatra. Em casos de traumas leves, os pais podem observar a criança e ligar para o médico para pedir orientações. Situações mais graves necessitam do acompanhamento de um profissional de saúde, por isso é ideal ir ao pronto socorro imediatamente.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts