A importância de diversificar a leitura na infância

Que tipos de livros os pequenos podem ler? Veja dicas de diferentes gêneros para diversificar a leitura na infância e estimular as crianças!
Pais incentivando a leitura na infância
Ouça o post

Que tipos de livros os pequenos podem ler? Veja dicas de diferentes gêneros para diversificar a leitura na infância e estimular as crianças!

Se o objetivo é incentivar o hábito de leitura desde criança, não é difícil encontrar milhares de opções de livros para oferecer aos pequenos. Porém, nem sempre lembramos que a variedade de gêneros literários também tem um papel muito importante para o desenvolvimento de um leitor.

Entrar em contato com diferentes tipos de textos, ilustrações e histórias tem um grande papel na formação dos leitores. Isso expõe a criança a maior variedade de palavras, estéticas e estruturas narrativas. É como oferecer alimentos diversificados para que ela possa desenvolver seu paladar! 

Gêneros para ler para crianças

Confira abaixo alguns gêneros de livros infantis para experimentar com seu leitor. Alguns são ótimos para ler em família, e outros podem ser um bom estímulo para o pequeno ler por conta própria.

Fantasia e Ficção

De animais falantes a mundos imaginários, os livros de fantasia contêm elementos que não existem na vida real e costumam estar entre os preferidos das crianças. Eles incentivam a criatividade e a imaginação através da leitura na infância, ampliando as percepções, permitindo viagens a lugares e aventuras que não fazem parte do cotidiano da criança.

Ficção histórica

A ficção histórica bem escrita faz com que os eventos passados ganhem vida para as crianças. Com tópicos tão amplos que variam desde a vida em civilizações antigas até acontecimentos atuais, os livros desse gênero despertam o historiador dentro de qualquer criança.

Biografia

As biografias são uma maneira de inspirar as crianças a sonharem e realizarem coisas incríveis. Esses livros contam histórias de figuras históricas, grandes inventores e inventoras, cientistas e profissionais que de alguma maneira fizeram a diferença no mundo. As melhores biografias incentivam as crianças a se identificarem com essas figuras, e é possível encontrar edições adequadas para diferentes faixas-etárias.

Livros informativos

O que faz um vulcão entrar em erupção? Como um avião consegue voar? De que se alimentam as baleiras? As crianças fazem perguntas sobre tudo e os livros podem ajudá-las a encontrar as melhores respostas. Quando escolher livros infantis sobre fatos científicos, verifique se é uma edição atualizada e se possui referências confiáveis para as informações.

Poesia

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a poesia não é um tipo de texto complicado ou difícil demais para as crianças. Muitas vezes, textos de poesia são até mais curtos, o que torna a leitura mais fácil para leitores pequenos ou muito ansiosos. O ritmo e as rimas desses livros também fazem com que os pequenos aproveitem ainda mais a leitura.

Seja o que for que você escolher ler para a criança, faça do livro uma experiência agradável e prazerosa. Divirtam-se visitando lugares mágicos, conhecendo figuras famosas, encontrando as respostas para as perguntas e se embalando nos ritmo da poesia! 

Leia também: 7 passos práticos para escolher um livro infantil

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts