6 Desenhos da Masha e o Urso para aprender com diversão

Os desenhos com as trapalhadas de uma garotinha que vive na floresta com seu amigo Urso, ensinam importantes lições para as crianças de forma muito divertida.
Ouça o post

Chegando a mais de 750 milhões de views no canal do Youtube, as aventuras da Masha e o Urso se consolidou como desenho que reúne milhares de fãs de todas as idades ao redor do mundo. A animação bem humorada mostra a relação de amizade entre o Urso e a menina Masha de 3 anos, permitindo que Masha explore e aprenda lições valiosas do dia a dia ao lado de seu amigo. 

Com muito afeto e situações divertidas, que tiram muitas risadas dos espectadores, foi que os desenhos da Masha e o Urso conquistaram as famílias e os pequenos. A produção russa, que mescla fábulas clássicas com acontecimentos cotidianos, une uma narrativa leve com uma animação de alta qualidade, trazendo elementos visuais que atraem o público infantil.

Reunimos mais motivos para você colocar os desenhos da Masha e o Urso na lista de atividades para fazer em família com as crianças!

O que os desenhos da Masha e o Urso ensinam para as crianças?

Algumas características dos desenhos fazem com que eles sejam uma ótima opção para os pequenos espectadores: desde os episódios curtos, que duram entre 7 e 8 minutos, até os diálogos de fácil compreensão, que se adequam a faixa etária das crianças que assistem.

Em relação à musicalidade presente no desenho,o Dmitriy Loveyko, diretor do estúdio de animação Animaccord, de Moscou, responsável pela produção da série, destaca que a trilha sonora é criada especialmente para cada episódio. Além de trazer músicas universais como “Parabéns para você”, toda a oitava temporada da Masha e o Urso foi produzida em formato de musical.

Junto com os personagens da Masha e o Urso, as crianças aprendem por meio dos exemplos lúdicos e dos elementos musicais, ambos são atrativos para a faixa etária das crianças até os 5 anos. Além disso, ao trazer fábulas russas e de diversos outros países, o desenho permite a ampliação do repertório infantil mostrando a importância de respeitar as diferenças. 

Desenhos da Masha e o Urso para se divertir e aprender em família

1. Carnaval Uma Vez Por Ano

Na quarta temporada, Masha e seus amigos da floresta vão embarcar em uma fantástica aventura musical! Cada episódio é dedicado à cultura de um país diferente, trazendo um pouco da sua história e música.

No episódio Carnaval uma vez por ano, o Urso recebe Rosita, a estrela do carnaval brasileiro que ele conheceu quando trabalhava no circo. Quando Masha e o Urso recebem Rosita na estação de trem, começa a música Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, canção que ficou famosa na voz de Carmen Miranda. 

O episódio traz símbolos importantes da cultura brasileira, fazendo com que a criança aumente seu repertório e aprenda as diferenças entre o Brasil e as demais culturas apresentadas durante a temporada.

2. A Lenda da Bicicleta Fantasma de Arrepiar

A série animada especial Contos Assustadores da Masha que conta com uma temporada, aborda em cada episódio diversos medos que fazem parte da infância, tais como o receio do escuro, da nova escola e de trovão. O episódio A lenda da bicicleta fantasma de arrepiar, fala sobre a importância de encorajar que a criança lide com o medo de aprender a andar de bicicleta, ao lado de alguém que a oriente e acompanhe seu aprendizado.

Através da narrativa de mistério a criança vivencia situações desafiadoras e até assustadoras, de forma a ajudá-las a se prepararem para enfrentá-las na vida real. De forma divertida, a criança desenvolve capacidades socioemocionais como a resiliência e o encorajamento. 

3. Receita para um Desastre

Um mingau pode ser um prato delicioso, mas em excesso pode fazer Masha passar mal. Nesse episódio, a garotinha decide fazer seu mingau sozinha e acaba exagerando na quantidade dos ingredientes. As consequências dessa receita ensinam importantes lições para as crianças.

Com o episódio, as crianças aprendem que tudo tem limites, inclusive aquilo que os pequenos adoram, como o mingau. Além disso, o desenho permite que a criança compreenda que toda ação terá uma reação como consequência. 

4. Retrato Perfeito

O Urso está tentando pintar um quadro, quando Masha, inspirada pelo amigo, também decide brincar de pintar. Durante a atividade, ela sai do papel e começa a colorir as árvores e seus amigos da floresta, deixando toda a paisagem muito mais colorida!

O episódio Retrato perfeito desperta a criatividade e as formas de expressões visuais e sonoras. Explorando diferentes elementos do ambiente, Masha mostra para as crianças que elas podem se divertir com apenas um pouco de tinta e imaginação.

5. Olha os Modos

No episódio 88 da quarta temporada, a pequena Masha está mais comportada, mas sem perder sua curiosidade e bom humor. Na festa de aniversário do Urso os amigos começam uma guerra de comida, será que Masha conseguirá manter a postura mesmo quando uma torta atingir seu rosto?

Dentre os diversos desenhos protagonizados por Masha, nesse episódio em especial a garota, que já passou por muitas trapalhadas e brincadeiras, mostra seu aprendizado sobre respeitar as regras básicas de convívio sem esquecer da importância de brincar!

6. O Lobo e as Sete Crianças

Na primeira temporada, o episódio O lobo e as sete crianças relembra o famoso conto clássico de mesmo nome escrito pelos Irmãos Grimm. A história e o episódio, alertam os pequenos sobre confiar em estranhos, enquanto ajudam as crianças a desenvolver a capacidade de dedução para solucionar as pistas do lobo.

Ao sair a mãe das sete crianças deixa um aviso para que eles não abram a porta para estranhos. O lobo tenta a todo custo entrar na casa das setes crianças. Unidos, os irmãos com a ajuda de sua mãe, mostram aos pequenos espectadores a importância da cooperação e curiosidade na hora de resolver problemas. Nessa aventura, Masha participa apenas como narradora, contando a história para seus dois bonequinhos.

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts