Nomes e características dos personagens do folclore brasileiro

Conheça os detalhes da personalidade de +15 personagens do folclore brasileiro e entenda a importância de apresentá-los para as crianças
ilustração com os principais personagens do folclore brasileiro
Ouça o post

Por trás das lendas folclóricas que fazem parte da identidade e das tradições populares, estão os personagens do folclore brasileiro que ilustram e trazem vida às histórias transmitidas de geração em geração por meio da linguagem oral.

Os personagens do folclore e as lendas que cada um deles protagonizam carregam elementos importantes da cultura brasileira e são recursos extremamente ricos para apresentar para as crianças a incrível diversidade cultural do Brasil, resgatando as origens e os costumes de diferentes regiões.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

Dia do Folclore

Em 22 de agosto é comemorado no mundo todo o Dia do Folclore. Nessa data, no ano de 1846, o arqueólogo britânico William John Thoms enviou uma carta especial para a revista literária Athenaeum. Em sua carta, John sugeria que as tradições populares fossem chamadas de folklore. A sugestão dele foi aceita e em pouco tempo o dia 22 de agosto passou a ser comemorado em diferentes partes do mundo.

No Brasil, o Dia do Folclore começou a ser celebrado a partir de 1965 e desde então é uma data muito relevante para a cultura popular e também para educação infantil, que trabalha durante todo o mês de agosto as lendas e os personagens do folclore junto com as crianças em sala de aula, mostrando como a Cuca, o Saci, o Lobisomem e tantos outros são figuras importantes da cultura brasileira.

Conheça +15 personagens do folclore para apresentar para as crianças

Boitatá

O Boitatá ou Cobra-de-Fogo é um personagem do folclore brasileiro de origem tupi-guarani que é descrito nas lendas como uma cobra gigante, que possui vários olhos e solta chamas por seu corpo contra aqueles que desejam prejudicar a floresta e os animais que nela vivem. O padre José de Anchieta foi a primeira pessoa a escrever sobre o Boitatá, no ano de 1560. Desde então, a lenda dessa figura se tornou popular em diversas regiões do país.

Boto

De origem amazônica, o Boto é um personagem folclórico conhecido por ser uma espécie de golfinho de água doce que se transforma em um belo jovem durante as noites das festas típicas que agitam a população ribeirinha. Conta a lenda, que se tornou popular no século dezenove, que ao assumir a figura humana, o Boto veste roupas brancas e usa um bonito chapéu.

No sítio, tudo pode acontecer!
  • Monteiro Lobato | As Caçadas de Pedrinho
  • Monteiro Lobato | Folclore no Sítio
  • Monteiro Lobato | Reino das Águas Claras

Caipora

Assim como outros personagens do folclore brasileiro, a Caipora também é conhecida por ser uma protetora dos animais e da mata. Muitas vezes confundida com o Curupira, a Caipora é uma índia pequena que possui cabelos vermelhos e percorre a floresta montada em um porco-do-mato. A lenda da Caipora tem origem tupi-guarani e começou a ser contada na região Sul do Brasil, mas logo se espalhou e ganhou novas versões, tornando-se popular em todo o país.

Cuca

Ilustração da Cuca

A Cuca é uma figura folclórica que se tornou ainda mais popular por meio das histórias de Monteiro Lobato, o pai da literatura infantil brasileira. Nos livros de Monteiro Lobato, a Cuca é descrita como uma bruxa maldosa que possui a forma de um jacaré e tem cabelos loiros. Essa figura ganhou espaço no imaginário das crianças com a adaptação das aventuras do Sítio do Picapau Amarelo para a televisão no programa exibido entre 2001 e 2007.

Curupira

ilustração do Curupira

A lenda do Curupira surgiu entre os povos indígenas, mas foi registrada pela primeira vez pelo padre José de Anchieta. De acordo com a tradição, esse personagem folclórico é conhecido como o guardião da floresta. Além de ser pequeno, o Curupira também possui os cabelos vermelhos, tem os pés virados para trás e é dono de um assovio muito alto que usa para espantar para longe os caçadores que desejam prejudicar a mata e os animais.

Chico Rei

O Chico Rei é um importante personagem do folclore brasileiro muito conhecido no estado de Minas Gerais e na cidade de Ouro Fino. Ele era um homem negro que foi trazido de uma aldeia no Congo para trabalhar como escravo no Brasil. Após trabalhar por muitos anos, Chico conseguiu comprar sua liberdade e também sua própria mina de ouro. O personagem se tornou uma lenda por sua coragem e luta, pois com sua mina de ouro Chico ganhou muito dinheiro e libertou outros escravos.

Comadre Fulozinha

Entre os personagens do folclore brasileiro está a Comadre Fulozinha, que é descrita como uma fada pequena, de cabelos compridos enfeitados por flores coloridas e que junto com outras fadas, protege a fauna e a flora brasileira. A lenda dessa personagem é muito popular na região nordeste, principalmente na mata.

Iara

Personagens do folclore brasileiro: Iara

Conhecida como Iara ou Mãe D’Água, a bela sereia de cabelos pretos compridos e olhos verdes, tem no lugar das pernas uma cauda de peixe, além de um canto doce e envolvente. A lenda da Iara teve origem entre os povos indígenas tupi-guarani e logo ganhou diferentes versões de acordo com a região, tornando-se conhecida nacionalmente.

Lobisomem

Ilustração do Lobisomem

O Lobisomem está entre os personagens do folclore brasileiro mais conhecidos. A criatura, que é uma mistura de homem e lobo, tem unhas grandes e costuma aparecer em noites de lua cheia. A lenda dessa figura folclórica surgiu na Europa e conta que para se transformar em Lobisomem, é preciso que o oitavo filho após o nascimento de 7 mulheres, seja homem.

Matinta Pereira

Matinta Pereira é uma figura do folclore brasileiro conhecida como uma bruxa bastante velha que durante a noite se transforma em um pássaro. No alto das casas e na forma de pássaro, Matinta assusta moradores para conseguir comida. A lenda dessa personagem folclórica é mais conhecida na região Norte, mas também conta com diferentes versões em outros locais do Brasil.

Minhocão

Morador do Rio São Francisco, na região nordeste, o Minhocão é uma cobra gigante que possui mais de 300 anos e se move tanto dentro da água, quanto por baixo da terra causando estrago por onde passa. Conta a lenda que o Minhocão é uma figura terrível que naufraga embarcações e derruba casas.

Mula sem Cabeça

personagem do folclore brasileiro: Mula sem Cabeça

A Mula sem Cabeça também está entre os mais conhecidos personagens do folclore brasileiro, afinal, as características desse animal são únicas: no lugar da cabeça, a Mula marrom possui uma tocha de fogo e seu relincho é tão alto que se ouve a quilômetros de distância. A lenda da Mula sem Cabeça surgiu na Europa e chegou ao Brasil por meio dos portugueses.

Negrinho do Pastoreio

O Negrinho do Pastoreio é um menino negro de baixa estatura e que era escravizado por um homem muito mal. Conta a lenda, que certo dia o Negrinho do Pastoreio perdeu um dos cavalos de seu patrão enquanto cuidava deles. Como castigo, o menino foi jogado dentro de um formigueiro, mas sobreviveu sem nenhuma marca em seu corpo.

Pai do Mato

O Pai do Mato é um personagem do folclore brasileiro famoso na região centro-oeste. No lugar das pernas ele tem patas de bode e seu tronco é de homem. A criatura, que percorre a floresta montado em um porco-do-mato, também tem unhas grandes e os cabelos compridos. De acordo com a lenda, o Pai do Mato cuida dos animais e protege a floresta.

Pé-de-Garrafa

Um homem selvagem com cabelos longos, chifres, garras grandes, com apenas um olho na testa e um pé só em forma de garrafa: essas são as características do Pé-de-Garrafa, um personagem do folclore muito conhecido no estado do Mato Grosso. Conta a lenda que essa criatura vive na mata cuidando dos animais e com uivos espanta os caçadores que se aproximam da floresta.

Saci Pererê

personagem Saci Pererê

Com uma perna só, o menino baixinho e negro que veste uma carapuça vermelha, se tornou um dos personagens do folclore brasileiro mais conhecidos. Além das características físicas únicas, o Saci Pererê também é famoso por gostar de fazer travessuras, queimar as comidas que estão no fogão, e pregar peças nas pessoas apagando as luzes das casas.

Vitória Régia

Naiá era uma bela índia de cabelos pretos e compridos que deu origem a Vitória Régia, uma planta típica da região amazônica, onde é conhecida como a “estrela das águas”. A lenda diz que Naiá se transformou na Vitória Régia após se inclinar para abraçar o reflexo da lua na água e acabou caindo no rio.

Dentro da história com os personagens do folclore brasileiro

Se há anos atrás programas como Catalendas apresentavam os personagens do folclore brasileiro para as crianças, hoje os pequenos podem mergulhar nos livros personalizados e conhecer de pertinho as figuras folclóricas que fazem parte da nossa cultura e identidade.

Confira a seguir os livros personalizados com o nome e o avatar da criança em que os pequenos entram na história para viver divertidas aventuras enquanto conhecem os personagens do folclore.

Turma da Mônica pelo Brasil – Lendas do Folclore

Livro personalizado Turma da Mônica com diversos personagens do folclore brasileiro

Nessa viagem incrível com a Turma da Mônica, a criança vai conhecer diversas lendas folclóricas enquanto se diverte passeando pelas regiões onde as histórias surgiram. Para conhecer e personalizar a história, basta clicar aqui.

Monteiro Lobato – Folclore no Sítio

livro personalizado folclore no sítio

A criança entrará na floresta com os amigos do Sítio para encontrar incríveis seres do folclore. Será que o Saci, a Mula e o Curupira vão gostar disso? Conheça a história clicando aqui.

O Conto do Saci Pererê

Livro Infantil a Lenda do Saci Pererê

Neste livro, a criança vai descobrir porque o saci vive por aí fazendo travessuras, e os dois vão resolver isso juntos como grandes amigos. É só clicar aqui para personalizar essa história.

Veja também…

3 comments
  1. Eu achei esse lendas legal por que a maioria só que protege a floresta dos casadorea eu amei e continam assim gostei muito 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts