7 personagens para encontrar no livro da Turma da Mônica pelas capitais do Brasil

Além de conhecer várias capitais brasileiras, a criança também se diverte procurando os personagens da Turma da Mônica nas ilustrações!

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

No novo livro personalizado da Turma da Mônica pelas Capitais, os pequenos e pequenas vão viajar por todas as regiões do Brasil ao lado dos personagens de Mauricio de Sousa. O passeio inclui diversas capitais do país, mostrando detalhes únicos e especiais da sua diversidade cultural. 

Enquanto visita os pontos turísticos e expande seu repertório cultural ao lado da turminha, a criança também poderá brincar de encontrar seu próprio avatar e os personagens na ilustração cheia de detalhes! 

Conheça o Brasil com a Turma da Mônica
  • Turma da Mônica – Capitais do Brasil
  • Turma da Mônica – Comidas Típicas
  • Turma da Mônica – Festas Populares

Diversão e aprendizado

Tem jeito mais gostoso de descobrir coisas novas do que se divertindo enquanto aprende? 

Com as crianças isso não é diferente: os pequenos conseguem assimilar melhor novos conhecimentos quando estes são mostrados de forma interativa e divertida, estimulando diferentes campos de aprendizagem. 

Na história da Turma da Mônica pelas Capitais, o aprendizado e a diversão caminham juntos, pois a criança é incentivada a descobrir novas informações sobre a história e geografia do Brasil, estimulando sua imaginação com uma viagem sem sair de casa.

Personagens escondidos na história

As ilustrações recheadas de pontos turísticos e detalhes sobre diversas capitais brasileiras são um convite para a diversão em família. Então, que tal conferir onde estão escondidos esses personagens da Turma da Mônica para brincar de “onde está” com as crianças?

Descubra onde estão esses 7 personagens da Turma da Mônica nas páginas do livro e se divirta com os pequenos e pequenas:

1 – Marina desenhando o Mercado Velho

Ilustração de uma das páginas do livro Turma da Mônica pelas Capitais. Uma lupa azul destaca a personagem Marina desenhando.

O passeio da Turma da Mônica com a criança pelas regiões do Brasil começa pela cidade de Rio Branco, capital do Acre. Na ilustração temos o Mercado Velho, uma construção histórica que reúne várias lojas do comércio local. Além de muitos turistas passeando e pessoas dançando ao som da sanfona. Entre a multidão está a Marina, desenhando essa atração turística que foi construída há mais de 90 anos. Vocês conseguem encontrá-la na livro?

2 – Cascão andando de skate no Teatro Municipal

Ilustração de uma das páginas do livro Turma da Mônica. Uma lupa azul destaca o personagem Cascão andando de skate.

Ao chegar em Boa Vista, que é a capital de Roraima, a Turminha vai correndo com a criança visitar o Teatro Municipal. O local é um dos principais pontos turísticos da cidade e possui uma arquitetura grandiosa, como vemos no desenho. Ao ver tantas pessoas se divertindo, parando para tirar fotos ou até mesmo fazendo um piquenique, o Cascão decidiu aproveitar para dar uma voltinha de skate. Será que vocês vão conseguir encontrá-lo?

3 – Do-Contra escorregando nas Dunas da Joaquina

Ilustração de uma das páginas do livro Turma da Mônica pelas Capitais. Uma lupa azul destaca o personagem Do-Contra escorregando nas dunas.

Saindo da região Norte, os personagens de Mauricio de Sousa aterrissam seu balão em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Enquanto o Bidu se diverte desenterrando seu osso e a Tina pára para tirar uma foto de um bichinho diferente, o Do-Contra prefere se aventurar nos esportes radicais escorregando pelas dunas de areia. Onde será que está o avatar da criança nessa multidão? Tentem encontrá-lo também.

4 – Grupo de sanfoneiros no MASP

Ilustração de uma das páginas do livro Turma da Mônica. Uma lupa azul destaca um grupo de sanfoneiros tocando e cantando.

Chegando na região sudeste, a Turma da Mônica leva a criança para conhecer o MASP, que é o Museu de Arte de São Paulo, localizado na movimentada Avenida Paulista. O ponto turístico divide seu espaço com os veículos e pessoas de todos os cantos do país, como o grupo de sanfoneiros que está apresentando divertidas canções para animar as pessoas que passam por ali. 

5 – Horácio na janela do Museu Théo Brandão

Uma lupa azul destaca o personagem Horácio em uma das janelas do museu.

O balão da Turminha voa solto pelo céu e vai parar em Maceió, capital de Alagoas. Na cidade, eles não perdem tempo e vão conhecer o Museu Théo Brandão: uma atração turística que guarda várias curiosidades da cultura e do folclore brasileiro. Por lá, a Marina decide registrar em uma foto a diversidade do local, enquanto Horácio encontra uma janela e fica observando a multidão se divertindo com as músicas e danças típicas.

6 – Mingau escondido Centro Histórico

Ilustração de uma das páginas do livro Turma da Mônica. Uma lupa azul destaca o gatinho Mingau dentro de uma lata de lixo.

Quase no fim do passeio a Turma da Mônica e a criança desembarcam em São Luís, capital do Maranhão. Juntos, decidem visitar o Centro Histórico, que entre uma atração e outra, conta a história da cidade que é conhecida como a Capital do Reggae. Em meio a essa multidão de pessoas, o Mingau, que é o gatinho da Magali, resolveu se esconder em uma lata de lixo. Será que vocês o encontrarão a tempo do balão decolar de novo?

7 – Floquinho passeando no Edifício do Congresso

Uma lupa azul destaca o cachorro Floquinho andando na grama.

A última parada da Turma da Mônica pelas Capitais é em Brasília, na capital do Brasil. Ao chegarem no Edifício do Congresso Nacional, vemos o Chico Bento e a Rosinha encantados com a beleza da construção projetada por Oscar Niemeyer e a Marina registrando cada detalhe em um desenho. Enquanto isso, o cachorro do Cebolinha, o Floquinho, aproveita para passear pela grama verdinha.

Agora que você já descobriu onde estão os personagens da Turma da Mônica escondidos na ilustração, é hora de chamar as crianças e começar a brincadeira. Prontos para começar a diversão em família? Clique aqui para personalizar o livro com os pequenos e garanta um desconto especial utilizando o cupom BLOGDDH10 no final da compra.

Encontre mais personagens nos novos livros da coleção da Turma da Mônica

Além do livro Turma da Mônica pelas Capitais em que os pequenos embarcam em um divertido passeio pelo país, a coleção de livros personalizados “Conhecendo o Brasil com a Turma da Mônica” conta com mais 3 histórias incríveis que convidam as crianças a aprender sobre as festas, lendas e até mesmo sobre a culinária nacional.

Coleção de livros personalizados Turma da Mônica Pelo Brasil


Com muita diversão os personagens de Mauricio de Sousa apresentam aos pequenos a riqueza e diversidade cultural que mora em cada cantinho do país enquanto estimulam a memória e capacidade de observação das crianças para encontrar os personagens da turminha espalhados pela ilustração das histórias. Para conhecer todos os livros da coleção e aproveitar um desconto exclusivo, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts