Tempo de qualidade em família: descubra o que é

Ouça o post

Um tempo para os amigos, um tempo para os filhos, um tempo para nós mesmos. O tempo de qualidade em família fala justamente da importância de criarmos prioridades e olharmos para esse tema, que nos acompanha a todo momento, de maneira leve, aprendendo a aproveitar mais os momentos únicos com as crianças.

Esse conceito, que veio da psicologia, fala sobre o período em que dedicamos exclusivamente nossa atenção a uma pessoa ou grupo de pessoas, sejam nossos filhos, amigos, cônjuges, ou colegas de trabalho. 

O artigo “Tempo de Brincar” da plataforma Gente da Rede Globo, mostrou que 50% das crianças que responderam o estudo da Let´s Play dizem que queriam passar mais tempo juntos dos pais, e 94% os pais brasileiros que participaram da pesquisa global Valor do Brincar Livre, da OMO, afirmam querer suporte para incentivar os filhos brincarem e se desenvolverem. Tanto as crianças quanto os pais desejam aproveitar mais o tempo que têm juntos, como fazer isso da melhor forma?

Tempo de qualidade: busque prioridade e presença

Quando pensam em passar um tempo com a família, muitos pais podem se sentir frustrados, buscando encaixar atividades que muitas vezes são incompatíveis com suas rotinas. No entanto, como o próprio termo mostra, a questão é mais sobre qualidade do que quantidade de horas que organizamos para passar com as crianças.

Organizar-se é um dos pontos fundamentais para que os pais tenham espaço para a vida profissional, social e com a família. Ao priorizar estar com os pequenos, os pais, mães e cuidadores devem escolher quais atividades e demandas podem ser feitas depois. Assim, a família terá tempo e dedicação para aproveitar esses momentos que ajudam a fortalecer os laços afetivos e são essenciais para o desenvolvimento infantil.

Nesse sentido, separamos 4 dicas a seguir para apoiar as famílias a criar tempo de qualidade com os pequenos por meio de brincadeiras e atividades do dia a dia.

4 dicas para aproveitar o tempo de qualidade em família

1. Rotina colaborativa

As tarefas do dia a dia são muitas e vão desde preparar as refeições, ir ao mercado, cuidar do animalzinho de estimação da família, organizar a casa, dentre outras atividades. Dessa forma, uma dica para passar tempo junto e de qualidade com a família, é incluir as crianças na rotina colaborativa.

Ajudar a preparar uma receita, dar banho ou passear com o bichinho de estimação ou até mesmo acompanhar os pais no mercado, podem ser feitas de maneira divertida e leve. Com essas atividades as crianças também são estimuladas a desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas como aprender a cooperar, organizar-se, fazer contas, explorar e investigar. 

Outra dica para os pais é relacionar a rotina colaborativa com o consumo consciente e a educação financeira. Nesse artigo apresentamos uma série de ideias de como incluir esses temas no dia a dia com as crianças.

2. Hora de brincar

Brincar é importante para todas as fases do desenvolvimento infantil, pois contribui para a aprendizagem enquanto estimula a coordenação motora, social e cognitiva das crianças. Além disso, quando a família se dedica e está presente durante as brincadeiras e jogos, as crianças sentem-se importantes, o que colabora para a autoestima e confiança dos pequenos.

Através de jogos e brincadeiras para a família direcionados para cada faixa etária, é possível se desconectar dos celulares e telas e passar um tempo de qualidade em família. Para deixar esses momentos ainda mais especiais, a família pode propor brincadeiras que estimulam a criatividade e o contato com a natureza, como cultivar  uma mini horta ou brincar de faz de contas com os livros.

3. Tempo Extra

Um dos desafios que muitos pais relatam é encontrar tempo para passar com seus filhos. Por isso, o tempo extra é uma dica incrível que ajudará a família a enxergar oportunidades onde antes não viam. Assim, mudamos a ideia de que não sobra tempo, para enxergar que temos tempo extra para estar juntos.

Post Relacionado

Sabe aquele momento na sala do pediatra esperando a consulta com a criança? Ou o tempo para a refeição chegar em um restaurante? Eles podem ser aproveitados com atividades  práticas como brincadeiras de bater palmas, guerrinha de dedos, língua do P, trava-línguas, charadas ou até mesmo conversar mais um pouco com a criança.

4. Momento de Ouro

Entre as dicas para aproveitar o tempo de qualidade com os pequenos, lembre-se de criar um momento único em família. A coordenadora pedagógica da Dentro da História, Claudia Onofre, destaca que essa dica, conhecida como “Momento de Ouro”, é muito valiosa, pois trata-se de uma oportunidade da família e da criança usarem a criatividade e experimentarem novas atividades juntos.

Dessa forma, a ideia é deixar marcado um dia da semana, do mês, ou o que vocês combinarem, em que a prioridade seja passar um tempo juntos. Esse momento vai desde contar uma história, montar um acampamento na sala, fazer um piquenique no parque ou experimentar uma atividade nova para todos. 

Dica extra: livros personalizados para o tempo de qualidade em família

O hábito da leitura ajuda não só no desenvolvimento da linguagem das crianças, como  também contribui para o desenvolvimento do repertório cultural, construção do senso crítico e aprimoramento das habilidades socioemocionais.

A autora Nancy Parent, que escreveu os 3 livros da coleção “Garotas Rebeldes”, em entrevista exclusiva, fala de como a personalização potencializa o aprendizado e o amor das crianças pelos livros, ajudando os pequenos a se verem por um ângulo diferente, o que estimula a imaginação e as qualidades aspiracionais. 

Confira abaixo quatro coleções de livros personalizados para transformar o tempo de qualidade em família em momentos ainda mais divertidos e recheados de imaginação e muitas descobertas.

Coleção Minhas Emoções

Indicada para as crianças de até 2 anos de idade, a coleção Minhas Emoções conta  com 4 livros personalizados, em que os pequenos vão  conhecer através da leitura os primeiros sentimentos da infância, aprendendo a lidar com eles desde cedo, como o medo, a felicidade, a raiva e tristeza.

Coleção Vai e Vem

A coleção Vai e Vem: Conhecendo os Meios de Transporte inclui 3 livros personalizados repletos de diversão e aprendizado para crianças entre 3 e 5 anos de idade. Em cada história os pequenos vão  brincar com os meios de transporte descobrindo suas cores, formas e sons!

Coleção Turma da Mônica pelo Brasil

Com os 4 livros da coleção Turma da Mônica pelo Brasil, as crianças entre 6 e 8 anos de idade vão descobrir que viajar pelo Brasil é uma maneira divertida de aprender sobre a cultura do nosso país. Junto com a Turma da Mônica, essa viagem será inesquecível!

Coleção Garotas Rebeldes

As crianças entre 9 e 12 anos de idade vão se divertir e aprender com a coleção Garotas Rebeldes, que inclui 3 livros personalizados com histórias incríveis que  vão empoderar as os pequenos com confiança, ousadia e coragem ao apresentar as garotas rebeldes que transformaram a ciência, o esporte e a arte.

Gostou das dicas? Para viver momentos incríveis ao lado do seu pequeno ou pequena com os livros personalizados, basta clicar aqui e aproveitar o desconto de 20% disponível para todas as coleções!


Os livros das coleções podem ser recebidos mensalmente pelo Clube Dentro da História. Com a assinatura, além de receber um livro personalizado todo mês, seu pequeno receberá o Kit de Leitura com atividades e jogos para cada faixa etária. Para saber mais sobre o Clube, é só clicar aqui e usar o cupom BLOGDDH para garantir um desconto exclusivo.

Dentro da História:

Ver Comentários (0)

Post Relacionado
Posts Recentes