Massagem Shantala no bebê: saiba como fazer

Ouça o post

Durante a gravidez o bebê passa por inúmeras mudanças enquanto se desenvolve no útero. Após o nascimento não é diferente: as transições continuam até que a criança consiga se adaptar ao mundo aqui fora.

Por essa razão, o primeiro mês de vida do bebê é marcado pelas descobertas tanto da criança quanto da família, que está aprendendo a compreender a linguagem dos pequenos e identificar o que eles precisam. 

A comunicação entre os cuidadores e o bebê acontece principalmente pelo choro e pelo toque. Para os pais e mães a escuta ativa e a observação são as melhores formas de reconhecer o que o choro do bebê significa. Além disso, observar como a criança reage aos estímulos sensoriais do toque físico aproxima o bebê e a família, fortalecendo os laços de amor entre eles.

O que é a massagem Shantala?

A Shantala é um tipo de massagem indiana que se tornou mundialmente conhecida na década de 70 por meio do ginecologista francês Dr. Frédérick Leboyer. 

Após uma viagem para a Índia, o médico observou que muitas mães utilizavam essa técnica milenar em seu cotidiano para cuidar de seus bebês e se conectar com eles por meio do toque.

A massagem, que pode ser feita a partir do primeiro mês de vida, dura entre 15 e 30 minutos e possui movimentos simples feitos no rosto, nos braços, nas pernas, nos braços, nas costas e em todo o tronco do bebê. Cada movimento pode ser repetido de 3 a 5 vezes, de acordo com a disposição da criança.

Benefícios da massagem Shantala

Desde que ganhou o mundo, a Shantala para bebês têm sido utilizada por diversas famílias, pois além de estreitar os laços afetivos entre a criança e seus cuidadores, a massagem também é benéfica para o desenvolvimento dos bebês.

Confira abaixo os benefícios da Shantala:

  • Proporciona relaxamento para o bebê, evitando estresse;
  • Estimula o funcionamento de todos os órgãos, pois ativa a circulação sanguínea;
  • Melhora a respiração e a qualidade do sono do bebê;
  • Alivia cólicas e gases, além de melhorar a digestão;
  • Promove o bem-estar;
  • Fortalece o vínculo entre o bebê e seus cuidadores.

Além desses benefícios, a Shantala contribui ainda para o desenvolvimento emocional e físico do bebê, e também para sua coordenação motora.

Como fazer massagem Shantala no bebê?

Os especialistas recomendam que a Shantala seja feita no bebê após o banho ou em um momento em que a criança esteja tranquila. Antes de iniciar a massagem é importante preparar o ambiente, escolhendo um local sem barulho e com iluminação confortável. 

Durante a Shantala também é indicado deixar o celular e a televisão desligados. Dessa forma, o cuidador não terá interrupções e poderá conversar com o bebê, aproveitando ao máximo o momento juntos.

Além de escolher o melhor momento, preparar o ambiente e evitar interrupções, é necessário separar um óleo vegetal de sua preferência para fazer a Shantala no bebê. Esse óleo será utilizado somente no corpo do bebê para deixá-lo relaxado e facilitar os movimentos. 

Confira abaixo o passo a passo da massagem Shantala:

Rosto

Com as mãos abertas e sem óleo, massageie a face do bebê começando no centro da testa e indo em direção às orelhas.

Em seguida, use os polegares para massagear ao redor dos olhos do bebê. Comece os movimentos circulares pela parte externa da sobrancelha, passe pelas pálpebras e retorne às sobrancelhas.

Post Relacionado

Peito

Coloque um pouco do óleo vegetal escolhido na palma das mãos e esfregue-as até aquecê-las.

Com as mãos aquecidas, faça movimentos saindo do centro do peito até as axilas do bebê. 

Tronco

Para massagear o tronco do bebê, movimente suavemente as mãos saindo da barriga e deslizando até os ombros para formar um X no abdômen do bebê.

Barriga

Deslize a lateral das mãos a partir do abdômen, passando pelo umbigo e indo até altura da bexiga. 

Esse é um excelente movimento para aliviar e prevenir cólicas no bebê.

Braços

Segure o pulso do bebê fazendo um movimento de rosca. Faça o mesmo com a outra mão na parte superior do braço, próxima às axilas. Deslize as mãos mantendo o movimento de rosca até que as duas mãos se encontrem no meio do braço do bebê.

Mãos

Com a mãozinha do bebê aberta, use o polegar para massagear a palma da mão indo em direção aos dedos. Delicadamente, puxe cada dedinho e aperte-os suavemente.

Pernas

Com as mãos segure a perninha do bebê em formato bracelete. Faça o movimento de rosca começando na virilha e indo em direção aos pés.

Em seguida, faça o movimento giratório de vai e vem iniciando na virilha e indo até o tornozelo.

Pés

Deslize o polegar do calcanhar até os dedos dos pés. Após puxe delicadamente cada dedinho, massageando-os suavemente.

Costas

Com cuidado, deite o bebê de bruços em suas pernas. Em seguida, deslize as mãos pelas costas indo em direção ao bumbum.

Alongamento

Após repetir cada um dos movimentos entre 3 e 5 vezes, finalize a massagem cruzando os braços do bebê sobre sua barriguinha e abrindo-os em seguida. Faça o mesmo movimento com as perninhas: cruze-as sobre o abdômen do bebê, abrindo depois.

Veja abaixo um vídeo de como fazer Shantala no bebê:

Quer mais dicas como essa?

A massagem Shantala é um complemento dos livros da coleção Diários do Bebê, lançada pela Dentro da História em parceria com a Disney Baby. Com os livros personalizados as famílias vão conferir dicas especiais para a rotina e adaptação do bebê, além de informações sobre o desenvolvimento infantil.

Os pais e mães também poderão registrar de forma personalizada e única as memórias inesquecíveis com seus bebês! Para criar o livro personalizado do bebê com desconto, basta clicar aqui e aproveitar o cupom BLOGDDH10!

Dentro da História:
Post Relacionado
Posts Recentes