Brincadeiras antigas para se divertir e aprender. Diversão para Pais e Filhos.

brincadeiras antigas

Com toda a tecnologia ao nosso redor, pode parecer difícil encontrar atividades simples e cativantes para compartilhar com nossos filhos. Por isso resolvemos resgatar nesse post a magia das brincadeiras antigas, para proporcionar momentos cada vez mais especiais entre pais e filhos.

Bolhas de Sabão

brincadeiras antiga - bolha de sabão

Essa brincadeira simples é uma verdadeira festa para os sentidos e oferece uma infinidade de possibilidades criativas que certamente vão encantar seus pequenos.

As bolhas de sabão são um verdadeiro show de cores, texturas e tamanhos, e podem se transformar em uma experiência ainda mais incrível quando acompanhadas de música! Diversão garantida para toda a família.

Mas sabiam que essa brincadeira também traz benefícios importantes para o desenvolvimento das crianças? Sim, além de proporcionar muitos sorrisos, ela é uma ótima maneira de estimular diversas habilidades essenciais! Ao soprar as bolhas e acompanhá-las em sua dança no ar, as crianças exercitam a coordenação motora e visual de forma lúdica. Essa atividade ajuda a aprimorar os movimentos corporais, tornando-os mais precisos e controlados. É uma delícia ver a evolução dos pequenos na arte de criar bolhas cada vez mais bonitas!

Dica: para deixar as bolhas mais resistentes, acrescente um pouco de açúcar na solução de água com detergente.

Pular corda

brincadeiras antigas - pular corda

Pegue uma corda longa e comece a pular! Convide seus filhos para participarem e vejam quantos pulos consecutivos conseguem fazer. É uma ótima maneira de se exercitar e se divertir ao mesmo tempo.


Pega-pega

pega pega

Um clássico que nunca sai de moda! Corram e se divirtam tentando pegar uns aos outros. Você também pode adicionar variações como “Pega-pega com esconde-esconde” para tornar o jogo ainda mais emocionante.


Amarelinha

brincadeiras antigas amarelinha

Desenhe uma amarelinha no chão com giz ou use fita adesiva em uma superfície lisa. Seus filhos vão adorar pular de casa em casa e tentar alcançar o final sem pisar nas linhas! Também é possível pular a junto com seus filhos, segurando as mãos. Isso fortalecerá os laços familiares enquanto se divertem.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Turma da Mônica – Megaolimpíada
  • MSP-a-gincana
    Turma da Mônica – A Gincana
  • Turma da Mônica – Aventuras com a Turma

Cabra-cega

cabra cega

Vendem os olhos de uma criança e deixe-a tentar pegar as outras. Com risadas e movimentos desajeitados, essa brincadeira é garantia de diversão para todos.

Veja também: 12 brincadeiras de Festa Junina que as crianças adoram

Esconde-esconde

brincadeiras antigas esconde escone

Procure um lugar na casa ou no quintal e se esconda, enquanto seus filhos contam até um determinado número. Veja quem consegue encontrar o melhor esconderijo e desfrute da alegria de ser encontrado!


Peteca

Faça ou compre uma peteca (ou saco de areia amarrado) e tente mantê-la no ar o maior tempo possível, usando apenas as palmas das mãos. Isso vai testar a coordenação motora e a diversão estará garantida!


Corrida de sacos

Pegue alguns sacos de estopa ou sacos de lixo grandes e organize uma corrida no quintal. Cada criança entra em um saco e, ao sinal, correm até a linha de chegada. Quem será o mais rápido?


Bolinha de gude

bolinha de gude

Ensine seus filhos a jogar bola de gude, mostrando a eles diferentes tipos de jogos e desafios. Eles vão adorar competir e colecionar suas próprias bolinhas.


Bambolê

brincadeiras antigas bambole

Demonstre a técnica de girar o bambolê ao redor da cintura e desafie seus filhos a fazerem o mesmo. É uma atividade que requer prática, mas a satisfação de conseguir mantê-lo girando é incrível!


Queimada

Dividam-se em duas equipes e tentem acertar os membros da equipe adversária com uma bola macia. Aqueles que forem atingidos estão “queimados” e saem do jogo. A equipe que eliminar todos os jogadores da outra equipe primeiro vence!


Veja também: 17 Brincadeiras populares de cada região do Brasil

Batata quente

Formem um círculo e passem uma bola, um objeto macio ou uma batata enquanto uma música toca. Quando a música parar, a pessoa que estiver com o objeto é eliminada. O último jogador restante é o vencedor!

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

Cama de gato

Use uma corda para criar diferentes configurações entre os dedos, desafiando os participantes a passarem a corda pelas formas sem tocar nelas. Uma brincadeira divertida que testa a destreza e a coordenação.


Telefone sem fio

Sente-se em círculo e sussurre uma frase no ouvido da pessoa ao seu lado. Essa pessoa deve sussurrar a frase para a próxima, e assim por diante. No final, a última pessoa diz em voz alta o que ouviu. É incrível ver como a mensagem pode se transformar ao passar por várias pessoas!


Estátua

Escolham alguém para ser o “pegador” e os outros devem dançar ou se mover ao redor. Quando o “pegador” gritar “estátua!”, todos devem ficar imóveis. Aqueles que forem pegos se tornam “pegadores” na próxima rodada.


Passa anel

Os participantes sentam-se em círculo com as mãos para trás, enquanto uma pessoa passa um anel discretamente para alguém do círculo. O objetivo é adivinhar em qual mão o anel está no final. Uma brincadeira de adivinhação divertida e intrigante!


Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma brincadeira empolgante e envolvente que pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças. Além de ser muito divertida, essa atividade estimula várias habilidades físicas, cognitivas e sociais, tornando-se uma experiência completa e enriquecedora.

Esconda objetos ou pistas pela casa ou pelo quintal e deixe seus filhos seguirem as pistas para encontrar o tesouro final. Use a imaginação e crie uma aventura emocionante!

Mímica

Escolham palavras ou frases e se dividam em times. Uma pessoa de cada time deve representar a palavra ou frase apenas com gestos, sem falar. O time que acertar primeiro ganha pontos. É uma ótima maneira de estimular a criatividade e a comunicação não verbal.


Boca do palhaço

Desenhe rostos de palhaços em pratos de papel e corte um buraco na boca. Jogue moedas de uma certa distância, tentando acertar a boca do palhaço. Cada acerto vale pontos e o jogador com a maior pontuação vence!


Jogo da Velha

 jogo da velha

Desenhe um tabuleiro de 3×3 no chão ou em um pedaço de papel. Cada jogador escolhe um símbolo (X ou O) e, por turnos, colocam seus símbolos em uma das casas do tabuleiro. O objetivo é conseguir três símbolos iguais em linha, seja na horizontal, vertical ou diagonal.


Amigo Secreto

Escolha um tema (como super-heróis, animais, frutas, etc.) e escreva o nome de cada participante em um papel. Em seguida, cada pessoa tira um papel e se torna o “amigo secreto” de quem tirou. Durante um período de tempo, todos devem fazer pequenas surpresas e presentear anonimamente o seu “amigo secreto”. No final, revelam suas identidades e compartilham momentos de alegria e conexão.


Agora que resgatamos essas brincadeiras antigas, esperamos que vocês possam compartilhar momentos especiais com seus filhos. Lembrem-se de que a simplicidade e a interação são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Portanto, tirem um tempo para se desconectar da tecnologia e se conectarem entre si. Aproveitem essas brincadeiras antigas e criem memórias!

Bom divertimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts